sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ciclo de Conferências TEIP

"Contratos de autonomia numa administração centralizada"

 
No âmbito do Ciclo de Conferências TEIP,  o AE Prado e a Perita Externa vão promover uma conferência que versa  o tema "Contratos de autonomia numa administração centralizada" proferida pelo Doutor Licínio Lima. No referido encontro, haverá lugar a uma intervenção do Diretor do Agrupamento, Dr. José António Peixoto, com o tema "(Re)pensar a autonomia". A moderação ficará a cargo da Doutora Maria José Casa-Nova.

O referido evento terá lugar no próximo dia 25 de janeiro, às 18h30, na Biblioteca da EB 2 e 3 de Prado.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Orçamento Participativo das Escolas

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, as escolas devem abrir procedimento para apresentação de propostas até ao final de janeiro e auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro.

Para serem votadas, as medidas devem ter em conta o montante atribuído a cada escola e contar com o apoio de, pelo menos, 5% dos estudantes. As propostas devem ser votadas pelos estudantes no dia 24 de março e adotadas em 2017.

O Orçamento Participativo das Escolas foi anunciado no âmbito do Conselho de Ministros temático, dedicado ao Dia do Estudante, a 24 de março de 2016.

Fonte: DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

SIMPÓSIOS - Inclusão 2017

Ciclo de Simpósios Inclusão 2017: de 15 de fevereiro a 17 de maio
 
 
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
 
Formação de Professores e Inclusão
António Sampaio da Nóvoa & João Costa
18 de Janeiro | 17h30-19h00 | Auditório II
Inscrição obrigatória (Aqui)

A Inclusão é, presentemente, um valor transversal da nossa sociedade. Ainda que a Educação - por força da sua intervenção precoce e exemplar na vida das pessoas - tenha tido um papel de liderança neste processo, o certo é que cada vez mais nos apercebemos que a Inclusão não pode ficar confinada à escola e deve tornar-se um valor transversal e prevalente nas nossas sociedades.

CENTRO DE FORMAÇÃO DR. RUI GRÁCIO


O Centro de Formação Dr. Rui Grácio irá organizar dois seminários de formação, a realizar em simultâneo no dia 17 de Janeiro 2017, das 18.00h às 21.00h, na Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos.

 
1. Seminário para todos os Professores e Educadores
"SUPERVISÃO PEDAGÓGICA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO COLABORATIVO E CONTEXTUALIZADO"

Programa
 
Prof.ª Doutora Helena Quintas, UALG.
Inscrições online até 15 de Janeiro de 2017, no seguinte link:
https://goo.gl/forms/D7A2xvfo3GTW2io73

2. Seminário só para Professores de Matemática (230 e 500)
"ASSESSORIAS NA AULA DE MATEMÁTICA"

Programa

Prof.ª Doutora Susana Carreira e Prof.ª Doutora Nélia Amado, UALG.
Inscrições online até 15 de Janeiro de 2017, no seguinte link:
https://goo.gl/forms/0sIkSiJfGZg3rbrH3

Lugares limitados.

Os dois seminários realizam-se à mesma hora e articulam-se com o PNPSE - Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Projeto Fénix - Encontro Regional 2017


Construir práticas com significado(s) na sala de aula - Conhecer, compreender, cooperar, criar, comunicar.

 O Encontro Regional confere certificado de ação de curta duração para efeitos de progressão na carreira.


 Este evento é gratuito e carece de inscrição prévia em:
Lisboa
Porto

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Oficina “Robô Oeste”


Nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, na Escola São Gonçalo, em Torres Vedras, terá lugar a Oficina “Robô Oeste”.

Sob o lema “Vamos fazer um robô e levá-lo para casa” esta iniciativa do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo tem como público-alvo estudantes de todos os ciclos de ensino e suas famílias. Mediante inscrição os participantes terão ao dispor um kit de programação.

O evento conta com o apoio da Direção-Geral da Educação através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/Clubes de Programação e Robótica, entre outras entidades.

III Simpósio Dedica Educação e Humanidades

 
"Sob o signo das musas - artes e educação" é o lema do III Simpósio Dedica Educação e Humanidades que irá decorrer entre 26 e 28 de janeiro, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.

O papel das artes e a afirmação da perspetiva integral da educação, visando a globalidade expressiva da pessoa e os registos formal e não formal da educação são alguns dos temas a abordar ao longo deste simpósio.

Ao longo dos três dias serão apresentados trabalhos de intervenção pedagógica, de animação sociocultural e de investigação científica, abrangendo um vasto espectro da atividade expressiva do homem e da cultura.


Além destas apresentações, a iniciativa engloba ainda várias conferências e momentos culturais, tendo em vista a troca de experiências entre professores, investigadores e alunos.
Participação sujeita a inscrição.