segunda-feira, 5 de março de 2018

Notícias dos Agrupamentos TEIP

Escola Azul – “Influência(s) do Oceano”

No dia 20 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes teve a honra de ser o primeiro, a nível nacional, a hastear a bandeira do Projeto Escola Azul, coordenado pela DGPM, por Sua Exª a Ministra do Mar. Contamos com a presença da Presidente da CMM, da Presidente da Assembleia da CMM, do Vice-presidente da CMM, do Vereador da Educação e do Ambiente, do Presidente da União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira entre outros ilustres convidados.


O Oceano está doente e a nossa preocupação, no momento, é com o seu futuro. Foi na tentativa de aumentar a literacia do oceano para podermos agir, intervir e decidir, promovendo uma sociedade mais azul, que apresentamos a nossa candidatura a Escola Azul.
Trata-se de um projeto de trabalho transversal e de integração curricular que contempla os alunos da educação pré-escolar, do 1.º, do 2.º e do 3.º ciclos, e cujos trabalhos deram origem a uma exposição na Biblioteca. Pretende complementar e enriquecer o processo de ensino/aprendizagem, recorrendo a estratégias motivadoras que facilitem o desenvolvimento dos alunos, quer no plano do saber e das competências, quer no plano da construção da sua identidade.




O que fizeram, os alunos, nestes poucos meses de Escola Azul?
Inicialmente todos os alunos fizeram pesquisas na BE e na sala TIC sobre alguns temas à sua escolha com a orientação do professor, por exemplo, poluição do Oceano; recursos naturais; Organismos Marinhos; O Bilhete de Identidade do Animal Marinho, referindo o seu revestimento, locomoção, alimentação e reprodução; Visitas de Estudo entre outros.

Produziram alguns trabalhos: desdobráveis informativos; Cartazes; Ilustrações; filmes sobre atividades e visitas de estudo realizadas no âmbito da literacia dos Oceanos; analisaram notícias atuais sobre o branqueamento dos corais; Construíram textos críticos relativos ao visionamento de documentários sobre os Oceanos e poemas coletivos.



Estamos a iniciar este caminho, mar acima, e, parafraseando Newton “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?”

Estão disponíveis fotos e vídeos

sábado, 3 de março de 2018

Escola Amiga da Criança

Através da iniciativa Escolas Amigas da Criança a CONFAP convida as escolas a participarem com ideias extraordinárias que concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança.



O selo Escola Amiga da Criança procura reconhecer e premiar ideias extraordinárias em seis categorias:
•  Segurança
•  Espaços de recreio e convívio
•  Alimentação, higiene e ambiente
•  Formação cívica
•  Envolvimento da família e comunidade educativa
•  Projetos extracurriculares

Até dia 23 de março, diretores de agrupamentos ou escolas não agrupadas, professores e associações de pais podem enviar as suas candidaturas. 

Mais informações aqui

sexta-feira, 2 de março de 2018

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

No passado dia 9 de março decorreu um Encontro Nacional sobre o  Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.




Os documentos referentes ao Encontro que fez um balanço sobre o primeiro semestre de implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular já estão disponíveis aqui



Experiência colaborativa de Eratosthenes

No dia 21 de março decorrerá o o Eratosthenes Experiment March 2018, que visa o cálculo da circunferência da Terra em colaboração com uma escola da mesma longitude.




Mais informações aqui.

Semana da Leitura

Durante a semana de 5 a 9 de março, as escolas são convidadas a desenvolver atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo.


Mais informações aqui

Notícias dos Agrupamentos TEIP

Newsletter n.º 24 do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago


Leia aqui.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Pensar, Agir, Aprender!

Com o lema “Pensar, Agir, Aprender!”, a Direção-Geral da Educação volta a marcar presença nas exposições Qualifica e Futurália, que decorrerão respetivamente entre 1 e 4 de março de 2018 na EXPONOR e entre 14 e 17 de março de 2018 na FIL. Estes Salões de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade destinam-se a estudantes e à comunidade educativa.





Recriando um “Ambiente Educativo Inovador”, a DGE promove uma mostra de práticas educativas inspiradoras no âmbito dos Ambientes de Aprendizagem e da Flexibilização Curricular.


Mais informações aqui