sexta-feira, 9 de março de 2018

Webinar DGE: «Avaliar competências: o exemplo do Agrupamento de Escolas da Boa Água»

Testemunho do Agrupamento de Escolas da Boa Água,  uma das seis escolas do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), acerca  de como a avaliação de competências, a valorização da avaliação formativa e a criação de diferentes instrumentos de registo, concretizados na Escola num modelo de avaliação inovador, tem promovido as aprendizagens dos alunos e incentivado o trabalho colaborativo entre docentes.



Disponível aqui.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Notícias dos Agrupamentos TEIP

Newsletter n.º 25 do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant'Iago



Leia aqui.

V Encontro Internacional TIC e Educação

O V Encontro Internacional TIC e Educação, este ano sob o tema Technology Enhanced Learning | Aprendizagem enriquecida com tecnologias será realizado em Lisboa, nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 setembro 2018.



Até dia 18 de março podem ser efetuadas submissões de propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso.

Mais informações aqui.

terça-feira, 6 de março de 2018

Matemáticas na Raia

Destinado a turmas do 9.º ano da região Norte de Portugal  e do 3º ESO da Galiza, Matemáticas na Raia é um concurso de resolução de problemas por equipas.

O teste consiste em resolver, em hora e meia, cinco problemas e terá lugar no mesmo dia, à mesma hora e com os mesmos enunciados na Galiza e em Portugal.

Mais informações aqui.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Seminário Internacional sobre Ensino do Holocausto

O Seminário Internacional sobre o Ensino do Holocausto, que  decorrerá de 5 a 14 de agosto de 2018, na Escola Internacional do Instituto Yad Vashem de Memória, Educação e Investigação do Holocausto de Jerusalém, permite a participação de 25 professores portugueses.



As candidaturas estão abertas até dia 23 de março.

Mais informações aqui.

Notícias dos Agrupamentos TEIP

Escola Azul – “Influência(s) do Oceano”

No dia 20 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes teve a honra de ser o primeiro, a nível nacional, a hastear a bandeira do Projeto Escola Azul, coordenado pela DGPM, por Sua Exª a Ministra do Mar. Contamos com a presença da Presidente da CMM, da Presidente da Assembleia da CMM, do Vice-presidente da CMM, do Vereador da Educação e do Ambiente, do Presidente da União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira entre outros ilustres convidados.


O Oceano está doente e a nossa preocupação, no momento, é com o seu futuro. Foi na tentativa de aumentar a literacia do oceano para podermos agir, intervir e decidir, promovendo uma sociedade mais azul, que apresentamos a nossa candidatura a Escola Azul.
Trata-se de um projeto de trabalho transversal e de integração curricular que contempla os alunos da educação pré-escolar, do 1.º, do 2.º e do 3.º ciclos, e cujos trabalhos deram origem a uma exposição na Biblioteca. Pretende complementar e enriquecer o processo de ensino/aprendizagem, recorrendo a estratégias motivadoras que facilitem o desenvolvimento dos alunos, quer no plano do saber e das competências, quer no plano da construção da sua identidade.




O que fizeram, os alunos, nestes poucos meses de Escola Azul?
Inicialmente todos os alunos fizeram pesquisas na BE e na sala TIC sobre alguns temas à sua escolha com a orientação do professor, por exemplo, poluição do Oceano; recursos naturais; Organismos Marinhos; O Bilhete de Identidade do Animal Marinho, referindo o seu revestimento, locomoção, alimentação e reprodução; Visitas de Estudo entre outros.

Produziram alguns trabalhos: desdobráveis informativos; Cartazes; Ilustrações; filmes sobre atividades e visitas de estudo realizadas no âmbito da literacia dos Oceanos; analisaram notícias atuais sobre o branqueamento dos corais; Construíram textos críticos relativos ao visionamento de documentários sobre os Oceanos e poemas coletivos.



Estamos a iniciar este caminho, mar acima, e, parafraseando Newton “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?”

Estão disponíveis fotos e vídeos

sábado, 3 de março de 2018

Escola Amiga da Criança

Através da iniciativa Escolas Amigas da Criança a CONFAP convida as escolas a participarem com ideias extraordinárias que concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança.



O selo Escola Amiga da Criança procura reconhecer e premiar ideias extraordinárias em seis categorias:
•  Segurança
•  Espaços de recreio e convívio
•  Alimentação, higiene e ambiente
•  Formação cívica
•  Envolvimento da família e comunidade educativa
•  Projetos extracurriculares

Até dia 23 de março, diretores de agrupamentos ou escolas não agrupadas, professores e associações de pais podem enviar as suas candidaturas. 

Mais informações aqui