A Micro-rede de Escolas de TEIP - constituída pelos
agrupamentos de escolas de D. Pedro I; de Frazão; de Paço de Sousa; de
Pinheiro; de D. Sancho I; de Sande; de Óscar Lopes; de Paredes e de Cristelo - participou
na apresentação do projeto Melhores Práticas,
mais Sucesso Educativo, da autoria do Agrupamento de Escolas de Pedome, que
teve lugar no dia 19 de fevereiro de 2014, na escola Secundária D. Sancho I, na
cidade de Famalicão.
Com a apresentação deste projeto de diferenciação pedagógica,
a subdirectora e a coordenadora do 1º ciclo do ensino básico, com o apoio de alguns
professores que o vivenciam todos os dias, quiseram mostrar que a mudança
educativa é possível se houver condições, empenho, dedicação e vontade de
proporcionar melhores aprendizagens aos alunos.
De evidenciar os principais objetivos que nortearam a
realização deste projeto nos contextos educativos das escolas do 1º ciclo, no
referido agrupamento:
i)
promover
o sucesso educativo e prevenir o abandono escolar;
ii)
proporcionar
um ensino de qualidade para todos os alunos;
iii)
utilizar
os recursos humanos disponíveis de modo adequado à realidade educativa;
iv)
promover
a prática reflexiva e a colaboração entre os docentes;
v)
promover
a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores na escola;
vi)
partilhar
com a comunidade educativa local os resultados produzidos;
A legislação em vigor, mais concretamente o Decreto-Lei nº 176/2012
e o Despacho normativo nº7/2013, postula que, sempre que forem detetadas
dificuldades na aprendizagem do aluno, são obrigatoriamente tomadas medidas que
permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, constituindo-se
temporariamente grupos de homogeneidade relativa dando a oportunidade de
implementar projetos próprios que valorizem as boas experiências e promovam
práticas colaborativas tendo em conta os recursos humanos e materiais
disponíveis.
Perante este contexto legislativo, os professores juntaram-se,
reflectiram e traçaram um conjunto de ações fundamentais para o arranque do
projeto nas salas de aula:
i)
apresentação
do projeto aos órgãos de gestão e aos encarregados de educação de todas as
turmas;
ii)
levantamento
das dificuldades dos alunos e dos professores;
iii)
formação
temporária de grupos de homogeneidade (grupos A e B), respeitando os critérios de
seleção elaborados para o efeito;
iv)
distribuição
dos professores de apoio educativo pelos grupos formados – no projeto estes
professores são identificados como professores colaboradores da/na aprendizagem
dos alunos e com igual responsabilidade ao do professor titular de turma;
v)
planificação
semanal dos conteúdos e supervisão pedagógica;
vi)
elaboração
de reajustamentos nos horários dos professores e a mobilidade dos alunos nos
grupos;
vii)
realização
de acções de capacitação nas áreas específicas como estratégia de aprendizagem
docente.
É de salientar, neste processo mutativo, a importância de os
professores se inteirarem do poder da prática reflexiva e da colaboração
profissional na melhoria da prática pedagógica.
Neste ponto de vista, a reflexão promove uma formação de
professores que assenta numa perspetiva prática, em que o professor é
reconhecido como um profissional que desempenha um papel ativo na formulação
dos propósitos e objetivos do seu trabalho como dos meios para o atingir e com
capacidades para produzir as suas próprias teorias, contribuindo para uma base
codificada de conhecimentos do ensino ao longo da sua carreira profissional.

Consciente da importância destes momentos de partilha de experiências
e saberes, esta micro-rede pretende reunir-se periódica e alternadamente pelos
diferentes agrupamentos que a constituem, ficando um agrupamento responsável pela
dinamização da sessão seguinte.
É intenção deste grupo de escolas TEIP tornar este espaço de
reflexão e partilha num processo formativo creditado que certifique a
participação dos professores nestes encontros pedagógicos.
Assim, consciencializada do caminho a seguir, esta micro-rede
de escolas TEIP arrisca transformar-se numa comunidade aprendente!
Rosalinda Herdeiro
(Agrupamento de Escolas de Pedome)
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