sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

“Alunos com baixo desempenho: por que ficam para trás, e como se pode ajudar a terem sucesso” Publicação da OCDE

Não há nenhum país ou economia a participar no PISA 2012 capaz de afirmar que todos os seus estudantes de 15 anos alcançaram um nível básico de proficiência em matemática, leitura e ciência.
O mau aproveitamento escolar tem consequências a longo prazo, tanto para o indivíduo como para a sociedade.
A redução do número de alunos de baixo desempenho não é apenas um objetivo em si mesmo, mas também uma forma eficaz de melhorar o desempenho geral de um sistema de educação e equidade, uma vez que o baixo desempenho incide maioritariamente nas famílias socioeconomicamente desfavorecidas.
Examinando os casos de baixo desempenho escolar e relacionando-os com o baixo contexto familiar, constata-se uma desvalorização da escola e da educação.
O relatório também analisa as práticas escolares e políticas educacionais associadas ao fraco desempenho dos alunos. Revela ainda que os decisores políticos, educadores, pais e os próprios alunos, podem diminuir os baixos níveis de desempenho e alcançar o sucesso na escola.
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