Dislexia
Sim, é
bonito, mas onde estão as rodas? — perguntou o pequeno Albert quando viu pela
primeira vez Maja, a sua irmã recém-nascida.
Na escola, o
rapaz demorava tanto tempo a pensar antes de responder que os professores rapidamente
se irritavam. Diz-se que tinha dificuldades de leitura, de escrita e de
concentração, o que levou a que muitos nele identificassem a dislexia.
O seu
sobrenome era Einstein. Em 1919 tornou-se mundialmente famoso devido ao
reconhecimento científico da sua Teoria da Relatividade e em 1921 recebeu o
prémio Nobel da Física.
Adaptado
de Querido Professor Einstein
Edições ASA
Alunos de
inteligência normal, ou até acima da média em determinados campos do saber,
poderão ficar presos num quadro de dificuldade de leitura, que poderá ensombrar
a sua vida académica e social. É importante conhecer melhor o que é a dislexia,
para identificá-la precocemente e aprender a lidar com esta dificuldade
específica de aprendizagem.
QUESTÕES
FREQUENTES
O que é a dislexia?
É uma perturbação
na aprendizagem da leitura e da escrita, que gera dificuldades de distinção ou
memorização de letras ou grupos de letras e problemas na
ordenação de frases.
A criança com
dislexia apresenta dificuldades em organizar as palavras num código verbal.
Quando poderá ser
detetada?
Aos 4-6 anos pode
já detetar-se alguns indicadores primários da futura dislexia. A deteção
precoce afigura- se muito importante para a prevenção dos efeitos de
uma dislexia futura.
Ao
nível do pré-escolar
Problemas
articulatórios.;
Pobreza
de vocabulário.;
Dificuldades
na compreensão verbal;
Dificuldades
na perceção de cores, formas, tamanhos, posições.
Problemas
na atenção.
Dificuldade
em aprender rimas e canções.
Falta
de interesse por livros impressos.
Escolar
Dificuldades
na aquisição e automatização da leitura e da escrita .
Confusão
entre letras, sílabas ou palavras com grafias semelhantes.
Exs.:
a, o – h, n.
Confusão
entre letras que representam sons acusticamente semelhantes, como
d-t, c-q.
Inversão
de sílabas.
Desatenção
e dispersão.
Dificuldade
em copiar do quadro.
Confusão
entre direita/esquerda.
Dificuldade
em decorar sequências.
Que tipo de apoio
necessita uma criança com dislexia?
Os sintomas atrás
indicados podem, por si só, indicar apenas um distúrbio de aprendizagem.
Para diagnosticar a dislexia deverá procurar-se ajuda profissional.
Conselhos
fundamentais para a vida escolar e doméstica
Os pais deverão
respeitar a individualidade da criança e reforçar os seus pequenos êxitos.
Pode surgir com
frequência um sentimento de tristeza e de auto-culpabilização, podendo o seu
filho apresentar uma atitude depressiva diante das suas dificuldades. A
perturbação na leitura e o frequente insucesso escolar podem prejudicar
gravemente a autoestima do jovem. Torna-se, por isso, muito importante perceber
a sua situação e incentivá-lo.
A leitura em voz
alta pode ajudar a criança com dislexia.
Em casa, os pais
poderão ler as instruções das questões em voz alta, ajudando a criança a
perceber melhor o que se pretende com determinada atividade. A leitura de
contos também ajuda a desenvolver as capacidades de leitura e escrita do seu
filho.
É imprescindível
motivar o seu filho
Estas crianças
revelam frequentemente falta de atenção. O grande esforço intelectual que têm
de despender para superar as dificuldades de perceção causa alguma fadiga, que,
por sua vez, influencia a estabilidade do seu comportamento.
Estabeleça
critérios concretos em relação às capacidades reais do seu filho.
Adeque
os objetivos de determinado projeto às capacidades da criança.
Avalie
os seus progressos em função das melhorias registadas desde a fase inicial do
trabalho.
Repita
a informação.
Devido
aos frequentes problemas de distração dos jovens com dislexia, convém repetir a
informação, para assegurar que ela é compreendida.
Dê-lhes
tempo para acabar as tarefas
Uma
das grandes frustrações relaciona-se com a dificuldade que estas crianças têm
em terminar as tarefas.
Deste
modo, com mais tempo, o seu filho tenderá a ficar mais motivado e mais
confiante nas suas próprias capacidades.
Não
se esqueça das dificuldades práticas relacionadas com o problema da dislexia.
Os
pais não se podem esquecer de que o seu filho tem uma dificuldade específica de
aprendizagem, que pode afetar alguns aspetos do seu dia-a-dia. Ficam aqui
algumas destas limitações, para que nelas possam agir a atenção e a
compreensão.
Conhecendo-as,
pais e filhos, poderão enfrentar melhor esta situação:
• confusões
com as horas do dia;
• enganos
acerca dos lugares onde a criança guarda as suas coisas;
• tendência
para a desordem;
• distrações
quanto aos horários.
Algumas
estratégias que poderão ajudar estas crianças
• Reconto
de histórias simples.
• Recitação
de pequenos poemas.
• Execução
de ordens simples, como o levantar do pé/mão esquerda/direita, para desenvolver
a lateralidade.
• Realização
de exercícios para distinção de letras – p/q; b/d; m/n.
• Resposta
a perguntas sobre o horário escolar.
• Treinos
de leitura.
A
dislexia e a avaliação
No processo
de avaliação da criança disléxica, é aconselhável pôr a tónica na oralidade,
uma vez que é o domínio em que ela tem mais sucesso.
Isto
não implica, contudo, que não se deva verificar a avaliação escrita.
Neste
caso, porém, os erros não deverão ser motivo de penalização, uma vez que são
característicos da própria dislexia.
José
Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da UCP
Faculdade de Educação e Psicologia da UCP
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