Ser consultor externo TEIP tem sido um desafio permanente pois tem implicado pensar a prática docente a partir de um ponto de vista externo, numa posição simultaneamente próxima e distante, amiga e crítica – que procura despertar no outro a vontade de experimentar e mudar, reforçando a missão da escola a partir de um plano estratégico.
Por outro lado, a limitação temporal, a dificuldade em reunir uma assembleia mais alargada ou até indisponibilidade de canais de comunicação pode implicar demora na consecussão de propostas de reorganizar o projecto TEIP e enfatizar os eixos essenciais para a prossecução do sucesso escolar dos alunos – evidências que traduzem o exercício de atividades complexas por ambas as partes. O reforço da articulação entre ciclos, através do trabalho conjunto com o currículo e planificação conjunta, a par da entrada em sala de aula em todos os níveis de escolaridade, poderão ser os passos seguintes num processo que ainda vai a meio…
Encontramos junto da maioria dos professores a disponibilidade geradora de processos de diferenciação e de experimentação didática; também as lideranças exercem um papel absolutamente determinante, pela forma como gerem e conduzem as diferentes equipas, pelas opções que assumem nas escolhas de lideranças intermédias, pela abertura à mudança organizacional e aposta na transformação e, sobretudo, pela sua incansável esperança na missão educativa.
Alexandra Carneiro
SAME, FEP/UCP
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