No âmbito das ações de “Formação/Sensibilização”, iniciamos no ano letivo 2011/2012 uma atividade, “Dia da Reflexão”, que teve como objetivo levar os docentes dos vários níveis de ensino (pré-escolar, 1º,2º e 3º ciclos), os técnicos e os assistentes operacionais a reunirem-se, refletirem e debaterem as ações que no agrupamento estavam em funcionamento. No primeiro ano, a atividade decorreu no final do ano letivo (11 de julho de 2012) e envolveu todos os atores acima indicados. As conclusões resultantes da atividade permitiram elaborar o Plano de Melhoria TEIP para 2012/2013, tendo assim todo o agrupamento contribuído para tal.
No ano letivo 2012/2013, no âmbito da ação “Monitorização e Avaliação”, realizou-se uma atividade “Tarde de Reflexão”, nos mesmos moldes da anterior, envolvendo os docentes dos vários níveis de ensino (pré-escolar, 1º,2º e 3º ciclos), no dia 3 de abril de 2013, existindo um único tema para reflexão e debate. Este tema resultou da leitura e análise dos relatórios de balanço, dos diferentes departamentos e de outras estruturas de coordenação e orientação educativa, elaborada pela equipa de autoavaliação do agrupamento. As conclusões resultantes da atividade servirão para o conselho pedagógico definir sobre a implementação das aulas de apoio ao estudo, no próximo ano letivo. Nestes dois momentos, contámos sempre com o apoio imprescindível das peritas externas do Instituto da Educação de Lisboa.
Consideramos esta atividade uma boa prática que poderá ser replicada por colegas de outros agrupamentos.
No ano letivo 2012/2013, no âmbito da ação “Monitorização e Avaliação”, realizou-se uma atividade “Tarde de Reflexão”, nos mesmos moldes da anterior, envolvendo os docentes dos vários níveis de ensino (pré-escolar, 1º,2º e 3º ciclos), no dia 3 de abril de 2013, existindo um único tema para reflexão e debate. Este tema resultou da leitura e análise dos relatórios de balanço, dos diferentes departamentos e de outras estruturas de coordenação e orientação educativa, elaborada pela equipa de autoavaliação do agrupamento. As conclusões resultantes da atividade servirão para o conselho pedagógico definir sobre a implementação das aulas de apoio ao estudo, no próximo ano letivo. Nestes dois momentos, contámos sempre com o apoio imprescindível das peritas externas do Instituto da Educação de Lisboa.
Consideramos esta atividade uma boa prática que poderá ser replicada por colegas de outros agrupamentos.
Agrupamento Damião de Góis
Maria Esmeralda Gonçalves
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