No términos do quadro de
referência estratégica nacional (QREN) foi feita a avaliação do investimento
referente ao período de 2007-2013.
O Programa TEIP sendo um
dos instrumentos de política pública, mais concretamente de política educativa,
que o QREN assumiu como mecanismo de apoio à inclusão social é visado nesta
avaliação.
O estudo recai sobre 8
territórios urbanos problemáticos, sendo que destes, 5 são servidos por escolas
que integram o Programa TEIP. São inúmeras as alusões feitas aos contributos e
sucesso do Programa no
que respeita à inclusão social e sucesso académico de jovens residentes nestes
territórios, assim como, na articulação com os diferentes parceiros da
comunidade local.
Mais uma vez o Programa se destaca, tanto
pelos resultados obtidos, como pelas suas lógicas de capacitação
organizacional.
Deixamos uma passagem do relatório ….
“Os
dados do TEIP nos territórios estudados apontam ainda para melhorias na redução
do insucesso escolar e na diminuição do absentismo escolar.”
(Relatório de avaliação do QREN, 2013)
“As
intervenções apoiadas pelo QREN contribuíram para a melhoria do sucesso
educativo e para o combate ao abandono escolar precoce com efeitos potenciais,
a médio e longo prazo, nas trajetórias académicas, profissionais e de vida das
crianças e jovens. Verifica-se que a totalidade das crianças e jovens,
destinatárias finais das intervenções apoiadas, reforçaram a motivação em
contexto de sala de aula, 85% reduziram a indisciplina, 81% melhoraram os seus
resultados escolares e 75% melhoraram a assiduidade. Os dados do TEIP nestes
territórios apontam ainda para melhorias na redução do insucesso escolar e na
diminuição do abandono escolar.” (Relatório de avaliação
do QREN, 2013)
“Foram
ainda identificadas evidências em cinco dos oito estudos de caso através do
contributo dos TEIP, nomeadamente as ações desenvolvidas no âmbito das relações
escolas-famílias-comunidade (parcerias locais, sensibilização/informação aos
encarregados de educação e ações extensíveis às famílias). A complexidade do
sucesso educativo das crianças e jovens está, em grande medida relacionada com
a forma como as famílias percecionam a escola e quais as suas expectativas face
aos percursos escolares dos filhos.” (Relatório de avaliação
do QREN, 2013)
“A
existência de modelos de governança dos instrumentos de política pública, que
preveem mecanismos de avaliação externa, acompanhamento das ações nos
territórios e o estabelecimento de redes de prática, revelou maior capacidade
de inovação e maior homogeneidade de resultados. (…) A abordagem seguida pelo
TEIP, com a criação de uma Rede Nacional de Peritos/Amigos Críticos, que apoia
as escolas na conceção e monitorização dos seus projetos, constitui igualmente
uma excelente prática com contributos relevantes nos resultados alcançados no
combate ao insucesso escolar.“ (Relatório de avaliação
do QREN, 2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário