quarta-feira, 10 de julho de 2013

“LER E RACIOCINAR COM MESTRIA” - AGRUPAMENTO VERTICAL MANOEL de OLIVEIRA

Descrição e desenvolvimento dos vários momentos
da Atividade de Leitura Dramatizada:” A Menina do Mar”


O trabalho desenvolvido no âmbito da Ação Ler e Raciocinar com Mestria (LRM), com um grupo de seis alunos da turma do 4ºB, foi realizado durante este ano letivo, dentro da sala de aula, num trabalho de parceria entre a professora desta ação e a professora titular de turma. Esta professora da ação LRM apoiou diariamente durante duas horas, na área de português, os alunos com dificuldade na leitura, compreensão leitora  e expressão escrita.
 Uma das obras do PNL escolhida no 1ºperíodo foi A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner e Andresen. Esta história foi lida, interpretada e analisada, ao longo de duas semanas, por todos os alunos, com a utilização de um guião de leitura. Os alunos puderam requisitar este livro na Biblioteca escolar e levá-lo para casa.
Assim, foi exercitada diariamente a leitura e a compreensão dos diferentes capítulos deste livro, com a utilização das perguntas de interpretação e gramática do referido guião. Os alunos fizeram pesquisa on-line da biobibliografia de Sophia de Mello Breyner, assim como recorreram ao processamento de texto em word, para legendar alguns dos desenhos da história. Depois, foi surgindo a ideia da dramatização da história, assim como da exploração da mesma, nas áreas das expressões, plástica e musical. Os alunos desenvolveram, com a professora titular, técnicas de desenhos em papel e pintura e desenho em tecido, nas t-shirts que usaram na apresentação da atividade.
Em reunião de Departamento no 2ºPeríodo, foi referida a pertinência de articulação entre o 1º e o 2ºciclo. As professoras, titular do 4ºB e a do Ler com Mestria,  propuseram que os alunos dessa turma  apresentassem a uma turma do 2ºciclo uma “Leitura dramatizada” dum excerto  da Menina do Mar obra que ainda estavam a trabalhar com os alunos.
Tendo como objetivo primeiro a leitura e sua compreensão, esta atividade foi organizada com a participação de todos os alunos. Assim, foi feita a escolha das personagens principais: o Rapazinho e a Menina do Mar – dois alunos que integram a Ação Ler RM.
Para narradores foram escolhidos quatro alunos: duas alunas da Educação Especial (EE), integrando uma delas também este apoio do LRM,  assim como mais dois alunos.
Para proporcionar a participação de todos os alunos, surgiu a ideia de se poder incluir, nesta apresentação, uma canção de uma poema de Luísa Ducla Soares “Este Mar”.
 Assim, primeiro foi lido, compreendido, interpretado, ilustrado o poema e, posteriormente, aprendida a canção, com a utilização de um CD de música do Bando dos Gambuzinos (música de Suzana Ralha).
A partir deste momento, foi pedida a colaboração do professor de música das AECs,  a colaboração dos professores da EE, da Ação Ler com Mestria na área disciplinar da matemática  e  da terapeuta da fala que acompanha uma destas alunas. Os ensaios decorreram semanalmente na Biblioteca, num trabalho de articulação/colaboração entre todos os professores intervenientes.
Foi elaborada a planificação desta atividade e feita a respetiva proposta de apresentação a uma professora do 2ºciclo que se disponibilizou de imediato com uma turma do 6ºano. Estes alunos também estavam a trabalhar alguns poemas de Sophia de Mello Breyner que poderiam declamar para os alunos do 4ºano. E assim se programou esta atividade para o início do 3º período.
Esta atividade de leitura foi também apresentada pelos alunos do 4ºB, na Semana da Leitura na Biblioteca Escolar, cujo o tema era “O Mar”, e na Biblioteca Municipal de Almeida Garrett, no fim do ano, no âmbito do Projeto de Animação Comum desta biblioteca com as bibliotecas escolares, cujo tema era “O Mar e Terra” e dois autores do Porto, Sophia de Melo Breyner e Andresen e Eugénio de Andrade.


Sem comentários:

Enviar um comentário