segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dicas para pais X


O Stresse Associado à Escola

Era uma vez um rei que viu os seus campos serem saqueados por um terrível exército. Percebeu então que tinha de proteger o castelo, o único refúgio do seu povo. Toda a população estava aterrada mediante a perigosa ameaça.
Na manhã em que se previa o ataque, o rei mandou abrir todas as portas e janelas da fortaleza. Segundo a lenda, os soldados invasores ficaram assustados com a calma daquele reino e, receosos, bateram em
retirada.

(Adaptação de um conto de tradição chinesa)
O stresse resulta da alteração do nosso equilíbrio e da nossa capacidade de adaptação provocada por uma determinada situação ou acontecimento. É uma emoção negativa que poderá afetar também as crianças e os jovens, já que estes têm de passar por diversas fases de desenvolvimento, que podem, por vezes, constituir verdadeiros desafios.

A escola tem-se tornado, ao longo dos anos, cada vez mais competitiva, sobrecarregando a criança ou o jovem com a pressão dos resultados, com responsabilidades e preocupações.

Daí que, frequentemente, surjam nestas idades sentimentos de fracasso e de ansiedade, que podem perturbar o equilíbrio emocional das crianças ou dos jovens.

Entrada numa escola nova

Quer a entrada para a escola, quer a mudança de um estabelecimento de ensino para outro podem-se tornar situações de stresse para a criança ou jovem, que tem de se adaptar a um novo grupo e desenvolver novas relações sociais. Nestas situações, eles
podem revelar um afastamento social pouco habitual, desânimo, perda de motivação e de capacidade de concentração, mudança de humor e queixas físicas, como dores de cabeça ou de estômago, falta de apetite, etc.

Conselhos para os pais e a família ajudarem neste processo:

Permita que o seu filho se familiarize com a escola nova, visitando-a durante o verão.
Crie expectativas positivas em relação ao novo local de aprendizagem.
Faça um acompanhamento gradual do processo de mudança, estando inicialmente mais presente e dando, progressivamente, tempo para que o seu filho se adapte ao novo contexto.
Preste atenção, sobretudo nos primeiros tempos, ao aparecimento de conflitos.

Stresse associado ao insucesso escolar

Muitas vezes, a ansiedade das crianças e dos jovens diz diretamente respeito ao seu rendimento escolar.
O modo como se enfrentam estas questões é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal. Lida melhor com as dificuldades quem atribui a si próprio as causas do insucesso ou sucesso e sente que está em seu poder controlar esses fatores. Por exemplo, se um
estudante considerar que o seu mau resultado num exame se deveu à falta de estudo, está em perfeitas condições para alterar a situação, dedicando- se mais ao trabalho, na próxima situação de avaliação.
Já o mesmo não se passa com quem se culpa por determinado fracasso, mas explica o seu insucesso através de causas que não consegue controlar.
É o caso dos alunos que afirmam que não são capazes porque não são suficientemente inteligentes para resolver determinada questão. Nestas situações, a criança ou o jovem
podem desenvolver uma auto-imagem negativa, o que vai influenciar o modo como encarará a vida e o futuro.
Estas situações são mais graves nos alunos que estão muito dependentes da opinião que os outros fazem de si e que têm como principal motivação escolar ter sucesso para não ficarem mal diante dos seus colegas e família.
Em algumas situações, o aluno pode mesmo pensar que nada do que possa fazer é suficiente para inverter o insucesso, chegando a viver momentos de extrema ansiedade e mesmo de depressão.

Há ainda estudantes que atribuem os resultados a fatores externos, como a sorte ou o azar. Apesar de esta situação não ser tão perigosa como a anterior, uma vez que o aluno não põe em causa a sua própria eficácia, não promove a possibilidade de auto-superação, nem aumenta a motivação e o grau de confiança do jovem.

Conselhos e estratégias ao alcance dos pais e educadores
Ajude o seu filho ou educando a atribuir o sucesso ou o insucesso a causas internas e controláveis. Esforçaste-te e o teste correu-te bem, OU Só não conseguiste tirar uma nota positiva, porque não dedicaste tempo suficiente ao estudo da matéria. Para a próxima conseguirás passar, se te empenhares.

Evite comentários negativos, que levem a criança ou o jovem a achar que não consegue mudar o rumo dos acontecimentos. Não adianta. Tu não consegues mesmo escrever um texto sozinho.

Permita que o seu filho perceba que errar é natural, de modo a evitar um perfeccionismo exagerado, que poderá dar origem a um sentimento forte de frustração face ao insucesso.

Adeqúe a dificuldade da tarefa e o grau de exigência às capacidades da criança ou do jovem.


José Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da UCP

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