quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ARTE SUBMERSA 2014



— Escultura cerâmica de Bongard: Arte Submersa 2014
Tendo como fonte de inspiração o Mar, esta exposição reflete o olhar do artista sobre a imensidão e riqueza da vida no fundo dos oceanos. Para além da representação de peixes das mais variadas espécies, moluscos, crustáceos e plantas marinhas, Sylvain Bongard inclui também a figura humana, numa metamorfose que pretende evidenciar a relação entre o Homem e a Natureza. Outra vertente, não menos importante, abordada nesta exposição é o problema da poluição e o impacto da ação do Homem no equilíbrio do ecossistema.

Com um toque de humor e irreverência, esta exposição é uma descoberta constante. Cada peça, cada instalação esconde um sem número de pormenores que convidam a um olhar atento.

Com uma técnica segura apoiada numa imaginação forte, onde sentimos ecos de autores do passado, como Rafael Bordalo Pinheiro ou Jorge Barradas, Sylvain Bongard oferece-nos uma viagem a um espaço oculto à maioria de nós, alertando-nos simultaneamente para as consequências dessa nossa presença. Um mundo em erosão permanente e, por isso, em constante renovação. Aceitemos o convite. Deixemo-nos surpreender. 

LUGARES ONDE ESTAREI...


— Lugares Onde Estarei, da ceramista romena Cristina Bolborea
As obras de Cristina Bolborea estão organizadas em temas com nomes enigmáticos: Olho do FuracãoTapetes dos Mestres,Agulhas de CipresteChamo-me Turquesa ou Jóias de Caixa Negra. O modo como estes objetos se dispõem e justapõem no espaço desta exposição evoca a imagem dos mercados islâmicos, é o lugar do maravilhoso onde têm lugar os contos exóticos de Scherazade…

Ceramista com vasta experiência e perícia artística, Cristina Bolborea, artista romena com uma prolífica actividade profissional, “não se entrega cegamente à boa vontade do Deus do Fogo”. Os seus tapetes, as agulhas de ciprestes, os seus fantasmas literários ou mitológicos, são exatamente o que ela quis que fossem: faixas rumorejantes de tecido, placas envidraçadas com cheiro a resina, espíritos voláteis fechados na armadura da cerâmica.

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Museu Nacional do Azulejo
Estão patentes ao público, até ao próximo dia 4 de janeiro de 2015, no Museu Nacional do Azulejo, as seguintes duas exposições, com visitas acessíveis para pessoas com deficiência visual:

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DE WILLIAM SHAKESPEARE GLOBE THEATRE - HAMLET

DE WILLIAM SHAKESPEARE GLOBE THEATRE - HAMLET

A Companhia Shakespeare's Globe, famosa em todo o mundo, leva à cena Hamlet, conhecida como a melhor peça deShakespeare. Ao voltar para casa após tomar conhecimento da morte do rei, seu pai, o príncipe Hamlet encontra o seu tio casado com a sua mãe e instalado no trono da Dinamarca. À noite, o fantasma do velho rei pede a Hamlet para vingar o seu «assassínio louco e completamente inatural»... Poderá assistir a esta peça de teatro, no dia 05 de janeiro 2015, às 21h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.

Peça de teatro "O regresso do Capuchinho Encarnado: nem todos os lobos são maus"

Peça de teatro "O regresso do Capuchinho Encarnado: nem todos os lobos são maus"

“O regresso do capuchinho Encarnado”, apresentado pelo grupo de teatro profissional byfurcação – associação cultural, no anfiteatro do Museu Nacional de História Natural e Ciência.  Está peça encontra-se em cena, todos os domingos às 11h00 e 16h00, até 1 de Março 2015.

Museu da Eletricidade - Programação Educativa


A programação educativa do Museu da Eletricidade tem como missão motivar públicos, enriquecer a sua experiência e fomentar a sua ligação com a Ciência e a Arte, suscitando o pensamento criativo e diferentes formas de apropriação e construção do conhecimento. Através da dinamização do património permanente e temporário o Museu procura estratégias de aprendizagem sustentadas na dinâmica conhecer, sentir, experimentar, pensar, criar e refletir. Assente em dois territórios distintos - a Ciência e a Arte - mas em constante contaminação, a programação do Museu da Eletricidade destina-se a diversos públicos: escolas, grupos organizados, públicos com necessidades especiais, crianças, jovens e adultos.

Musical Infantil – Um Tesouro do Tamanho do Mundo

Miguel e Matilde são dois jovens, primos, muito destemidos, e sempre prontos para viver uma boa aventura. Certo dia, quando descobrem dentro de um baú antigo o mapa de um tesouro e a carta de um tetra-tetra avô... Miguel e Matilde dão a conhecer a alma de muitas culturas: as características geográficas de vários países, as suas bandeiras, idiomas e dialetos, os trajes típicos, as tradições, as danças e as músicas. Com eles, embarcamos numa aventura sem igual e vamos, sobretudo, descobrir que não existe maior tesouro que viajar, conhecer o mundo e as suas gentes, aprender a conhecer e a respeitar outras culturas e diferentes tradições. Apesar das diferenças, no fundo, no fundo, somos todos iguais!

Poderá assistir a esta peça aos sábados, às 16h00, no Teatro Tivoli.


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Boas Festas

Em nome da Direção-Geral da Educação e  da Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo (EPIPSE) desejamos a todos  
Boas Festas e um Próspero ano de 2015.

Jornal Escolar "Notícias Frescas"

Agrupamento Vertical Manoel de Oliveira, do Porto, publicou a edição do 1º período de 2014/15 do Jornal Escolar "Notícias Frescas": 



1º Encontro “Trabalho Social em rede, Melhores práticas”

O Gabinete de Intervenção Social do Agrupamento de Escolas do Vale da Amoreira (Barreiro) promoveu no dia 19 de dezembro o 1.º Encontro da microrrede de técnicos das Escolas TEIP da margem sul, intitulado “Trabalho Social em rede, Melhores práticas”, com os seguintes objetivos:
·         Promover uma prática reflexiva e colaborativa entre técnicos sociais;
·         Levantamento das dificuldades sentidas pelos técnicos nos diferentes contextos educativos;
·         Promover a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos técnicos na escola;
·         Partilhar com as diferentes comunidades educativas as boas práticas já implementadas no terreno, assim como os resultados obtidos;
·         Elaborar um conjunto de estratégias que levem a uma maior eficácia na intervenção social na escola;
·         Promover ações de capacitação nas áreas específicas de intervenção social.
Este encontro contou com a presença de sete Agrupamentos TEIP: Vale da Amoreira; Ordem de Santiago; Trafaria; José Saramago; Nun’Álvares; S. António; Escola Secundária da Baixa da Banheira, com um total de 18 técnicos presentes entre eles, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, mediadores e animadores socioculturais.

Dada a relevância que os participantes atribuíram a estes momentos de reflexão e partilha de experiências, orientadas para a introdução de melhoria nas práticas promotoras de sucesso educativo, o projeto terá continuidade no ano de 2015 com outros momentos, repartidos entre os vários Agrupamentos.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CONCERTO DE REIS



Concerto de Reis – Concerto dos alunos das escolas públicas de ensino artístico especializado de música

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), em articulação com o Centro Cultural de Belém (CCB), organiza o Concerto de Reis, que terá lugar no Grande Auditório do CCB, dia 4 de janeiro de 2015, pelas 17 horas.

Este concerto será executado por cerca de 300 jovens intérpretes que frequentam os cursos básicos e secundários de ensino artístico especializado de música.

Este espetáculo é de entrada gratuita, limitada à lotação do Grande Auditório. Os bilhetes já podem ser levantados na bilheteira do CCB.

DANÇA



XV Mostra de Dança da Faculdade de Motricidade Humana

A XV Mostra de Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (ULisboa) visa ser um momento de convívio, de conhecimento e de apreciação da dança que se faz na FMH no âmbito da Licenciatura em Dança.

Esta mostra contempla a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos e professores no âmbito das disciplinas práticas do 1.º semestre da Licenciatura em Dança. O evento integra também a presença de grupos convidados de dança associados a antigos alunos e que partilham assim o seu trabalho anual.

A mostra realiza-se no dia 20 de dezembro de 2014, às 21h30, no Pavilhão Lord da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.


SEMINÁRIO - CNE


Seminário “Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências: O Trabalho Prático na Aprendizagem Científica”

Este é o segundo de três seminários promovidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), organizados em torno do tema global ‘Currículos de nível elevado no ensino das ciências’ e distribuídos em função das seguintes vertentes: (1) conceptualização do conhecimento e das capacidades; (2) trabalho prático; e (3) construção da ciência.

Através de uma parceria com o Centro de Formação Pêro de Alenquer, o conjunto dos três seminários constitui uma ação de formação creditada para os grupos de docência 110, 230, 510 e 520.

O seminário realiza-se no próximo dia 12 de janeiro de 2015, no auditório do Conselho Nacional de Educação. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição até 22 de dezembro de 2014.


PORDATA

Formação PORDATA 2014-2015
No âmbito da parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e a PORDATA, estão abertas as inscrições para a formação sobre a base de dados PORDATA.

As sessões, de duração entre 90 a 120 minutos, destinam-se prioritariamente a alunos e professores do ensino secundário para os quais a PORDATA constitui um importante recurso para a abordagem de alguns temas curriculares. Este ano, pela primeira vez, as ações poderão ser alargadas a alunos do 8º e 9º anos, a solicitar nos mesmos termos das anteriores.

As ações de formação referidas têm por objetivo ensinar os formandos a explorar os dados disponibilizados pela PORDATA, de forma simples e acessível, desse modo contribuindo para algumas literacias fundamentais como a literacia digital, a estatística e a de informação.


SAÚDE

Saúde Mental e Arte
O Museu da Ciência tem patente até 5 de janeiro de 2015 a Exposição "Todo o meu ser se resume a isto. A carne o espírito e a faculdade de agir rectamente".

Em Portugal, para contribuir para essa mudança, a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental tem vindo a ser mais do que uma data numa efeméride, pretendendo mostrar à comunidade diferentes expressões artísticas de autoria de pessoas com problemas de saúde mental.

O Museu da Ciência apresenta 3 as áreas chave: Teatro, Artes Plásticas e Dança.

PRÉMIO DE COMUNICAÇÃO

Prémio de Comunicação "Pela Diversidade Cultural"
Tendo em vista promover a diversidade cultural nos media, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) lança a primeira edição do Prémio de Comunicação “Pela Diversidade Cultural”.

O concurso destina-se a finalistas do ensino superior, nas áreas de Comunicação e/ou Jornalismo, bem como jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Conselho Nacional da Educação

"Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens"

Realiza-se no dia 5 de janeiro de 2015 o seminário "Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens".

Este Seminário, pretende refletir e debater dois aspetos essenciais: por um lado, o modo como os professores usam a avaliação formativa e sumativa para promover mais e melhores aprendizagens e, por outro, a forma como esta área de estudo é abordada na formação inicial e contínua de professores.

Atendendo à lotação do Auditório, agradecemos que confirme a sua presença até 22 de dezembro de 2014.



"Conta-nos como foi?"

"Conta-nos como foi?"

Esta iniciativa pretende que alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes (entendidos como qualquer modalidade de dupla certificação que confere o 12.º ano de escolaridade e o nível 4 do Quadro Nacional para a Qualificação) prestem o seu testemunho sobre o primeiro dia passado no local do estágio.

Esta é já a terceira edição do concurso "Conta-nos como foi? o teu primeiro dia de formação em contexto de trabalho" e decorrerá até 31 de dezembro de 2014, aceitando participações individuais.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

MUSEU DA MARIONETA


Museu da Marioneta
O Museu da Marioneta, inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas, apresenta os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.

O seu espólio ilustra as diferentes formas teatrais que derivam de tradições antigas ou emergem de procuras artísticas contemporâneas, explorando novas formas, novos materiais e novas técnicas.

Serviço Educativo do Museu da Marioneta promove uma maior ligação ao público, nomeadamente do escolar, ao universo temático e às coleções do Museu, através de atividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos.

Pretende-se desenvolver o gosto e o respeito pela diversidade cultural, criando experiências gratificantes que fomentem visitas regulares ao Museu, numa perspectiva de educação não-formal, que contribuam para a valorização do património cultural e integração social.

As diferentes actividades realizadas têm vindo a ser adaptadas tendo em conta as especificidades do público que a elas recorre, o que ocasionou desde logo a preparação de dois tipos de realização, as de curta duração, dirigidas aos grupos escolares e as que permitem uma maior continuidade ou profundidade, só realizáveis em períodos de férias escolares.

POSITIVE CONTENT FOR KIDS


Livro «Positive content for Kids» disponível em linha
A rede europeia Positive Online Content and Services for Children in Europe (POSCON) editou o livro "Positive contente for kids" que reúne a visão de especialistas da BBC, da Ravensburger e outras companhias sobre o que são conteúdos digitais positivos para crianças.


BRITISH COUNCIL

British Council publica em acesso aberto manual de StoryTelling
O Manual “Tell it Again! The Storytelling Handbook for Primary English Language Teachers” da responsabilidade do British Council está disponível em acesso aberto.

Este recurso é uma edição revista que pretende demonstrar como a técnica do Storytelling permite conhecer o que existe de melhor no contexto do ensino de inglês para o 1.º ciclo do ensino básico.


Centro Cultural de Belém - O Serviço Educativo da Garagem Sul

Centro Cultural de Belém - O Serviço Educativo da Garagem Sul

O Serviço Educativo da Garagem Sul - Exposições de arquitetura - tem o desígnio essencial de trabalhar sobre a importância que a arquitetura assume na nossa sociedade, na criação e requalificação do espaço em que vivemos.
Assim, promover a aquisição de uma consciência crítica sobre a arquitetura e a cidade, abordar a atividade do arquiteto ou a complexidade de um projeto, através dos exercícios práticos e didácticos adaptados a cada nível de ensino, constituem aspetos essenciais deste Serviço Educativo, destinado a todos os públicos e com um enfoque especial no escolar.



Oficina-Fim de Semana
Estas oficinas, que decorrem no primeiro Domingo de cada mês, propõem por meio de atividades didácticas e lúdicas uma primeira aproximação ao universo da arquitetura.

Como seriam as nossas cidades se...?
E se os homens voassem, ou o mundo estivesse coberto por água e se fôssemos viver para Marte, como seriam as nossas cidades? A partir destes e outros pressupostos os participantes vão imaginar e criar ilustrações das cidades destes mundos alternativos.

As cidades invisíveis
A partir do livro “As cidades invisíveis” de Ítalo Calvino, esta oficina embarca com os participantes numa viagem às cidades imaginárias. Com recurso a diversos materiais plásticos, os participantes recriarão as cidades do livro e em conjunto criarão uma nova cidade, onde não haverá limites à imaginação.

Projetar . Construir . Habitar
Projetar-Construir-Habitar é uma iniciativa criativa para crianças focada no desenvolvimento de métodos de conceção espacial. Nesta oficina serão abordados conceitos como forma, função, programa, escala e desenvolvidos métodos de representação, construção e trabalho em grupo. Uma sala irá tornar-se numa casa, projetada, construída e habitada pelos participantes.

Banco
Oficina de construção de bancos com madeira reciclada. Os formadores fornecem a madeira e ensinam cada participante a construir e pintar o seu próprio banco. No final podem levar consigo o banco que construíram.

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) - Que lugares para a Educação? A dimensão educativa das instituições culturais

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) - Que lugares para a Educação? A dimensão educativa das instituições culturais

A Fundação Calouste Gulbenkian organiza uma Conferência Internacional “Que lugares para a Educação? A dimensão educativa das instituições culturais”, no próximo dia 16 de dezembro de 2014.
Esta Conferência Internacional pretende refletir sobre o papel das instituições culturais no atual contexto social e político e, concretamente, na formação de cidadãos ativos, críticos, envolvidos, exigentes.
A Conferência acontece no âmbito do processo de reflexão interna da Fundação Calouste Gulbenkian em relação ao seu próprio papel na área da educação não formal.
As questões que se procura debater são aquelas com que grande parte das instituições culturais atualmente se debatem. A sua equação é complexa e múltipla, ou seja, as respostas implicam escolhas e a definição de prioridades em função do contexto territorial e do enquadramento nas políticas globais de cada instituição.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Prémio de Escola – Edição 2013/2014

Este Prémio, instituído no ano letivo 2011/2012 pelo Ministério da Educação e Ciência, visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário.

O Prémio de Escola - Mérito Institucional é atribuído anualmente, um por cada área geográfica (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da escola:

• O sucesso dos alunos;
• A qualidade da aprendizagem;
• O desenvolvimento do ensino experimental das ciências;
• A criatividade aplicada nas ciências sociais;
• A difusão e fortalecimento do interesse pelas artes;
• O desenvolvimento de projetos relevantes;
• A existência de um plano interno de formação;
• A colaboração com a comunidade educativa;
• A participação ativa dos encarregados de educação;
• A integração e formação de novos professores;
• A difusão de boas práticas educativas.

As candidaturas decorrem até 16 de dezembro de 2014.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Selo da Escola Intercultural

Já está disponível o Regulamento para Atribuição do Selo de Escola Intercultural, bem como o Guião de Avaliação de Práticas de Educação Intercultural.
Pode aceder através do link:

https://drive.google.com/file/d/0B9PQokqc22GpQWlMT296M2hzZTQ/view?usp=sharing




Sábados no Museu

Ateliers organizados pelo Museu da Ciência.
6 de Dezembro | À DESCOBERTA DAS ROCHAS E MINERAIS
Sabias que, mesmo sem te aperceberes, usas diferentes rochas e minerais no teu dia-a-dia?
Descobre a diversidade e origem das rochas e minerais e perceber que elas estão em todo o lado.
Para crianças dos 5 aos 7 anos.
13 de Dezembro | ELECTROÍMAN EM ACÇÃO!
Sabes o que é um campo magnético? E que relação terá a electricidade com o magnetismo? Constrói um
electroíman e aprende algumas das suas aplicações no nosso dia-a-dia.
Para crianças dos 7 aos 10 anos.
20 de Dezembro | MALMEQUER BEM ME QUER
Era uma vez uma flor chamada Maria Papoila. Nas suas aventuras, encontrou uma abelha e a vida das
duas nunca mais foi a mesma...
Para crianças dos 3 aos 5 anos.
27 de Dezembro | ÀS VOLTAS COM AS CORES
Quantas cores tem a tua cor preferida?
Descobre as cores escondidas na tinta de um marcador e percebe que a luz branca, afinal, contém todas
as cores do arco-íris.


Para crianças dos 5 aos 7 anos.

2.ª edição do Concurso de programação «SCRATCH CHALLENGE – imaginar, aprender e partilhar»

2.ª edição do Concurso de programação «SCRATCH CHALLENGE – imaginar, aprender e partilhar»

O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC-ESE/IPS), através do seu projeto EduScratch, e a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), promovem a segunda edição do concurso de programação «
SCRATCH CHALLENGE – imaginar, aprender e partilhar».

O Concurso é dirigido a alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário, de estabelecimentos de ensino públicos e privados e tem como objetivo:
  • Promover a integração de tecnologias digitais no desenvolvimento das literacias;
  • Fomentar o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas;
  • Estimular a memória, a atenção e o raciocínio lógico;
  • Promover a criatividade;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Divulgar e partilhar, com a comunidade educativa, recursos educativos desenvolvidos nas escolas;
  • Sensibilizar para os problemas relacionados com a Ecologia e Economia sustentável.

Os trabalhos submetidos a Concurso são subordinados ao tema “Ecologia” ou “Economia verde”.

A inscrição no Concurso deverá ser realizada de 6 de janeiro a 19 de março de 2015.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MEC DISTINGUE ESCOLAS COM ENORME REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ABANDONO

MEC DISTINGUE ESCOLAS COM ENORME REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ABANDONO ESCOLAR
Quatro unidades orgânicas, em que se inclui o Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado que integra o programa TEIP, foram distinguidas pelo Ministério da Educação como as que mais reduziram a sua taxa de abandono escolar. Felicitamos, em particular, o Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado por ter conseguido reduzir de forma tão significativa a taxa de abandono escolar. De assinalar a importância deste sucesso tendo em conta o compromisso de Portugal, no âmbito da Agenda para a Educação e Formação 2020, de reduzir a taxa de abandono escolar para 10% até 2020. Recorde-se que, em 2013, apesar da evolução bastante positiva neste indicador, 18,9% dos portugueses com idades entre os 18 e os 24 anos de idade tinham abandonado o sistema educativo sem concluir o ensino secundário.

HANGOUTS NUCLIO

·  Hangouts do projeto Inspiring Science Education - Em breve irão dar início a uma série de hangouts dedicados ao Ano Internacional da Luz e outros tópicos de interesse. 

O primeiro teste será já em Dezembro, dia 11, pelas 18h30. Uma comunidade dedicada a este primeiro hangout, que será sobre a exploração de cometas, foi criada no portal do projeto Inspiring Science Education.
Junte-se a esta comunidade e venha conhecer de perto a plataforma enquanto descobre novidades sobre os cometas. Os hangouts serão dinamizados pela  astrónomoa Pamela Gay. 


Para se registar no portal e juntar-se à comunidade siga este link:



CURSOS NUCLIO

·  Cursos certificados – O NUCLIO promove neste momento uma série de cursos certificados por todo o país. Temos ainda vagas para as seguintes formações:
      Astronomia Hands-On, Oliveira do Bairro - http://nuclio.org/blog/astronomia-hands-on-descobrir-o-cosmos-oliveira-bairro-2015/



SESSÕES NUCLIO

 O NUCLIO está a promover sessões, por todo o país, dedicadas aos projetos internacionais: 
 Open Discovery Space
 Inspiring Science Education
 Go-lab 

A próxima decorrerá dia 13 de Dezembro em Cascais e será dedicada ao projeto Go-lab, um projeto que promove a utilização de laboratórios online – remotos e virtuais como ferramentas para a promoção da aprendizagem das ciências:


CONCURSOS NUCLIO

·  Concurso do projeto Open Discovery Space – Apresente um plano de aula inovador e habilite-se a ganhar uma viagem a Grécia em Julho de 2015 para participar numa escola de verão com tudo pago.

·   Concurso do projeto Inspiring Science Education – Em 2015 celebra-se o Ano Internacional da Luz. Se tiver um plano de aula que promova o método científico em sala de aula poderá concorrer. O prémio é a participação noScience on Stage em Londres em 2015.
  

SEMINÁRIO FÉNIX


Inscrições através do link:




terça-feira, 2 de dezembro de 2014

WEBINAR DGE-EPIPSE

Já se encontra disponível o mais recente webinar da DGE-EPIPSE:

“A gestão da indisciplina nas escolas e nas salas de aulas” 

Este webinar é mais um contributo da DGE nesta temática. 

Não existindo receitas predefinidas para lidar com os diversos casos de indisciplina, existem certamente respostas adequadas que dependem do modo como os professores refletem sobre este fenómeno.
Só as leituras que entendam a indisciplina como um fenómeno muito diverso e contextualizado é que permitirão sustentar decisões e ações consequentes e produtivas. A visão catastrofista sobre a indisciplina e as respostas que esta mesma visão inspira, as quais se definem, exclusivamente, como respostas de caráter punitivo que, de um modo geral, não se adequam a escolas marcadas por preocupações educativas mais ambiciosas e percorridas por um corpo de alunas e alunos social e culturalmente mais heterogéneo.

A dinamização deste webinar esteve a cargo da Doutora Ariana Cosme, doutorada em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar de Nomeação definitiva da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE. Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo, no domínio da Educação Básica, o que justifica a intervenção que, neste âmbito, tem vindo a protagonizar como formadora e consultora.


Este Webinar da DGE está disponível online no endereço: http://webinar.dge.mec.pt/


Palestra “Somos todos Neandertais? O que nos dizem as novas evidências fósseis e genéticas”


Palestra “Somos todos Neandertais? O que nos dizem as novas evidências fósseis e genéticas”
O Museu da Ciência organiza uma Palestra, a 11 de dezembro de 2014, sobre um dos achados que marcou a história da paleoantropologia e que veio revolucionar a árvore filogenética humana foi a descoberta, no século XIX, dos fósseis de Neandertal.

Muitas notas introdutórias apresentam os Neandertais como hominíneos genética e morfologicamente distintos do Homo sapiens sapiens. De facto, e durante muito tempo, os Neandertais foram descritos como seres incapazes e abrutalhados; isto é, como uma espécie fóssil bioculturalmente inferior que se extinguiu no tempo.

As novas evidências genéticas, biomoleculares, morfológicas e arqueológicas parecem contrariar este paradigma, fazendo emergir uma nova questão: Somos todos Neandertais?

A Palestra destina-se a estudantes do Ensino Básico e Secundário e ao público geral.

SEGURANÇA DIGITAL NAS ESCOLAS

Segurança digital nas Escolas
"Segurança digital nas Escolas" designa a área que a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) disponibilizou recentemente, no seu sítio, destinada a fornecer conselhos úteis e orientações relativamente à segurança digital, a implementar nas escolas e nos agrupamentos do continente.

Tratando-se de uma área particularmente sensível, a segurança digital no meio escolar requer toda a atenção, pelo que tem sido uma das preocupações do Ministério da Educação e Ciência oferecer um acesso seguro aos serviços de internet através da sua infraestrutura de rede.

Para acesso a estas informações, consultar a página da DGEEC.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SEMINÁRIO FÉNIX


Projeto 80

Projeto 80

O Projeto 80 é um programa, de âmbito nacional, que procura promover o associativismo, a educação para a sustentabilidade, o empreendedorismo e a cidadania democrática.

Podem candidatar-se a este projeto as Associações de Estudantes das escolas do 3.º ciclo do ensino básico e secundário ou grupos informais de alunos que desenvolvam um projeto de sustentabilidade que promova, nomeadamente, a gestão eficiente de recursos, a diminuição da pegada carbónica e hídrica, a biodiversidade, o empreendedorismo, a economia verde e a inovação social, bem como o voluntariado ou outras formas de cidadania e participação pública.

A inscrição no Projeto 80 decorre até 31 de dezembro de 2014 e as candidaturas deverão ser apresentadas até 31 de maio de 2015.


Concurso de Ideias INOVA 2014/2015 - Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI

Concurso de Ideias INOVA 2014/2015 - Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI 

O INOVA! é um concurso de ideias, destinado a estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais.

Podem concorrer alunos/formandos, dos 6 aos 25 anos, a frequentar o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional e outras entidades formadoras certificadas que promovam ofertas de dupla certificação para jovens, organizados em equipas acompanhadas por um professor/formador responsável pelo projeto.

O objectivo do Concurso é incentivar as crianças e os jovens a desenvolverem ideias criativas, que venham a traduzir-se em projetos inovadores nas mais variadas áreas.

Oa alunos/formandos interessados podem-se candidatar entre 10 de janeiro e 20 de março de 2015.

Campeonatos escolares superTmatik

Campeonatos escolares superTmatik

Já se encontram abertas as inscrições para os Campeonatos escolares superTmatik.

superTmatik = Diferenciação didática + Motivação extra + TIC em sala de aula + Divertimento

Os Campeonatos escolares superTmatik destinam-se a alunos do Ensino Básico dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos (dos 6 aos 15 anos de idade)

O período de inscrições decorre até 31 de janeiro de 2015.