RECURSOS EDUCATIVOS

A Direção-Geral da Educação (DGE) tem em curso a iniciativa denominada Webinar. Caracteriza-se pela realização de conferências em linha dirigidas à comunidade escolar, cobrindo diversas temáticas relacionadas com a sua missão.

As sessões Webinar têm uma periodicidade semanal, todas as quintas-feiras, pelas 15:00 horas, com uma duração máxima de 20 minutos e com a possibilidade de os espectadores posteriormente colocarem questões via e-mail (webinar@dge.mec.pt) sendo depois respondidas pela mesma via.

A iniciativa conta com a presença de especialistas em áreas temáticas de manifesto interesse para as escolas, assim como de professores que darão o seu testemunho relativamente a experiências inovadoras que têm vindo a pôr em marcha nas respetivas comunidades educativas. Espera-se que estes materiais se constituam em instrumentos facilitadores e potenciadores da ação dos docentes dos diferentes níveis de educação e ensino.


Webinar em destaque


Fevereiro 2018 |    Avaliação para as, e das, aprendizagens e qualidade da educação nas salas de aula
Domingues Fernandes | Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 




A investigação tem mostrado que a avaliação pedagógica, orientada para a distribuição de feedback de qualidade e para as aprendizagens, melhora “dramaticamente” o que os alunos sabem e são capazes de fazer.


Histórico Webinar

2018

janeiro 2018 | Diferenciação pedagógica
Paulo Almeida | Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior (AEFCPS)
Cidália Marques | Subdiretora do Agrupamento de AEFCPS, professora do Atelier de Programação e Robótica e Coordenadora do Projeto ActiveLab.
Anabela Laranjeira | Professora do 1.º ciclo do AEFCPS 
Cláudia Santos  | Professora do 1.º ciclo do AEFCPS 
Idalina Antunes  | Professora de Português e Francês do AEFCPS.

janeiro 2018 | Diferenciar para aprender na sala de aula: questões e respostas
Ariana Cosme | Professora Auxiliar de Nomeação definitiva da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE. 

 2017

dezembro 2017 | Aprendizagens Essenciais
Helena Peralta | Doutorada em Ciências da Educação  pela Universidade de Lisboa, mestre em Literatura Alemã pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade de Lisboa.
Maria do Céu Roldão Doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro.

novembro 2017 | Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória
Maria João Horta| Desenvolve trabalho de investigação na área da educação e das TIC com trabalhos científicos publicados.Integrou o Grupo de Trabalho que teve como missão a definição do perfil de saída dos jovens no final de 12 anos de escolaridade obrigatória.

novembro 2017 | Autonomia e flexibilidade curricular - porquê?
João Costa| Secretário de Estado da Educação. É professor catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorado em Linguística pela Universidade de Leiden.

outubro 2017 | Escola inclusiva
Sofia Ramalho | Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), responsável pela pasta da Educação.

outubro 2017 | Literacia Emergente e Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Ana Cristina Silva | Doutorada em Psicologia da Educação, docente no ISPA-IU. Investiga há vinte anos a aprendizagem da leitura e escrita com obra publicada em Portugal e no estrangeiro.
Sofia Jorge Ferreira | Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), estando atualmente a frequentar o doutoramento nesta área. 

outubro 2017 | Literacia Familiar
Lourdes Mata | Professora Auxiliar no ISPA-Instituto Universitário, Diretora do Departamento de Psicologia da Educação e Corresponsável do Mestrado em Educação Pré-escolar do ISPA/ESEI Mª Ulrich.
Sofia Jorge Ferreira | Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), estando atualmente a frequentar o doutoramento nesta área.  

junho 2017 | Participação para flexibilizar o currículo
Helena Peralta | Doutorada em Ciências da Educação  pela Universidade de Lisboa, mestre em Literatura Alemã pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade de Lisboa.
Pascal Paulus | Doutorado em Sociologia da Educação. É consultor da Fundação Aga Khan onde integra a Equipa de Educação. 

maio 2017 | Aprendizagem e colaboração entre docentes
Estela Costa | Doutora em Educação/Administração e Política Educacional, pelo IE-ULisboa, onde é professora auxiliar e subdiretora.

abril 2017 | Como ser um professor impulsionador do Collaborative Problem Solving 
Ivete Azevedo | Licenciada em Matemática - Universidade do Porto e Pós-doutorada em Psicologia da Educação


março 2017 | Diferenciação Pedagógica
Pascal Paulus | 
Doutorado em Sociologia da Educação. É consultor da Fundação Aga Khan onde integra a Equipa de Educação.

fevereiro 2017 | Trabalho de e por projeto
Joaquim Segura | Professor de Português e de PLNM no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, onde é também Coordenador do Departamento de Português. Desenvolve atividades de formação no Movimento da Escola Moderna.


fevereiro 2017 | Práticas promotoras de cooperação entre alunos
Ariana Cosme | Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da U. do Porto. É Professora Auxiliar de Nomeação definitiva da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE.


2016

dezembro 2016 | Afinal, porque avaliamos?
Anabela Costa Neves | Diplomada pelo Magistério Primário de Lisboa, Licenciada em Filosofia – U. Nova de Lisboa, Mestre em Avaliação – U. Católica Portuguesa (UCP).
Antonieta Lima Ferreira |
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Universidade de Lisboa, mestre em Avaliação, no Instituto da Educação (ULisboa).

novembro 2016 | Abordagens multinível na educação: Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento 
Marisa Simões Carvalho |  Doutorada em Psicologia Vocacional
João Filipe Freire |  Mestre em Psicologia Educacional


junho 2016 | Aprendizagem da leitura e da escrita: atividades lúdicas
Sofia Jorge Ferreira |  Mestre em Psicologia Educacional
Ana Cristina Silva |  Doutorada em Psicologia da Educação


maio 2016 | Supervisão - uma perspetiva colaborativa
Manuela Espadinha | Mestre em Ciências da Educação
Rui Alves |  Mestre em Gestão da Formação Desportiva, pela Faculdade de Motricidade Humana


abril 2016 | Tutoria escolar: a relação que (se) transforma
João Freire | Mestre em Psicologia Educacional

março 2016 | A intervenção escolar com comunidades ciganas
Sónia Fazenda |  Licenciada em Sociologia     


fevereiro 2016 | G.A.M.E. – Gerar Aprendizagem, Motivação e Empenho
Hélder Cacito Marto | Licenciado em Biologia

janeiro 2016 | A avaliação focada nas aprendizagens dos alunos
Anabela Serrão |  Aluna de doutoramento em Sociologia no Instituto Universitário de Lisboa

      

2015

dezembro 2015 | Formar professores em Inquiry e Avaliação – Projeto SAILS
Cecília Galvão | Doutora em Educação, Professora Catedrática do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa   
                                                     
novembro 2015 | Equipas multidisciplinares no 1.º CEB
Carla Cibele | Licenciada em Psicologia da Educação (ISPA), mestre em Relações Interculturais (UA) e doutorada em Educação (Universidade de Lisboa).                                                         
abril 2015 | A monitorização para a promoção das aprendizagens
Professora Doutora Teodolinda Magro | Coordenação Nacional Projeto TurmaMais
                                                         
março 2015 | Funcionamento da TurmaMais no 1.º Ciclo
Professora Doutora Teodolinda Magro | Coordenação Nacional Projeto TurmaMais 
   
fevereiro 2015 | A Mediação ao serviço do sucesso educativo
Fátima Matos | Licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa; Pós Graduada em Direito de Família e Menores, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa;Pós Graduada em Mediação Familiar pelo ISPA.

janeiro 2015 | Educação Escolar e Minorias
Maria José Casa-Nova | Mestre em Educação Intercultural, Universidade do Porto. Doutora em Socio-Antropologia da Educação e da Cultura, Universidade de Granada.

Documentos de apoio ao Webinar Educação Escolar e MinoriasEtnografia e produção do conhecimento
Minorias

2014

Ariana Cosme | Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da U. do Porto. É Professora Auxiliar de Nomeação definitiva da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE.   
                                                      
outubro 2014 | Fatores explicativos do sucesso educativo
Ricardo Rodrigues | Licenciado e Doutorado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE─Instituto Universitário de Lisboa   
                                                     
julho 2014 | Do JI para o 1.º Ciclo. Transição ou continuidade?
Sofia Jorge Ferreira | Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).
Pascal Paulus | Fundação Aga Khan. Licenciado em Ciências de Educação – formação de adultos.
maio 2014 | A sedução dos alunos para as aprendizagens
Bruno Dionísio | Licenciado e Doutorado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE─Instituto Universitário de Lisboa    
março 2014 | Aprender a ler e a escrever: atividades e rotinas
Maria Encarnação Silva | Licenciada em Ensino (Variante de Português Francês) pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Linguística do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
fevereiro 2014 | Avaliar para melhorar aprendizagens e resultados
Helena Isabel Parreira | Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa e Pós-Graduada em Ciências da Educação pela mesma Universidade.
Isabel José Fialho | Doutoramento em Ciências da Educação. É docente no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora desde 1991.
janeiro 2014 | A importância das lideranças no sucesso educativo
Luísa Tavares Moreira | Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).

2013

Carlota Dias| Doutorada em Estudos da Criança, da área científica de Matemática Elementar pela Universidade do Minho, pós-graduada em Educação Especial – Domínio Visual pela ESE – Instituto Piaget.   
                       
outubro 2013 | Articular e capacitar para a aprendizagem
Joaquim Escola | É licenciado em Filosofia – ramo de formação educacional - e Mestre em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Ciências da Educação pela UTAD.
Daniela Gonçalves | Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.

Gracinda Castanheira  | Docente do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, do grupo disciplinar de Português/História do 2.º ciclo.
julho 2013 | TurmaMais: um projeto holístico centrado na missão da escola
Teodolinda Magro | Licenciada em Ensino de História e Ciências e Sociais, pela Universidade de Évora.
José Alberto Fateixa | Licenciado em Farmácia e professor na Escola Secundária de Estremoz.
junho 2013 | O Projeto Fénix no 1.º Ciclo
Pedro Pinto | Licenciado em Ensino em Educação Física com percurso profissional realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Ensino Superior Politécnico na área de Educação Física e no Ensino Recorrente de Adultos.
Joaquim Pinto | Licenciado em Matemática e Ciências da Natureza com percurso profissional realizado no 1.º ciclo do Ensino Básico e Mestre em Pedagogia do e-learning pela Universidade Aberta.
abril 2013 | Avaliação e monitorização de Escolas
Mário Rocha | Diretor AE de Cristelo
Pedro Florêncio | Diretor AE Ordem de Snt’iago
fevereiro 2013 | TurmaMais e a Promoção do Sucesso Escolar
Teodolinda Magro | Licenciada em Ensino de História e Ciências e Sociais, pela Universidade de Évora.
José Alberto Fateixa | Licenciado em Farmácia e professor na Escola Secundária de Estremoz.
janeiro 2013 | Projeto Fénix – Programa Mais Sucesso Escolar
Fernando Elias | Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Diversidade Cultural, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Maria Teresa Lopes | Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Dulce Chagas | Licenciada em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Possui pós-graduação em Estatística e Gestão de Informação, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa.
Maria Teresa Cerqueira | Licenciada em História pela Universidade do Porto, e pós graduação em avaliação e desenvolvimento curricular na FPUL

2012

novembro 2012 | Escolas TEIP nos Rankings – casos de sucesso
António Duarte | Diretor AE D. Pedro I
António Pereira | Diretor AE de Maximinos

Adília Cruz  | Licenciada em Geografia pela Universidade do Porto. Pós–graduação em Gestão da Melhoria.
Maria Cristina Saavedra | Licenciada em Matemática
Manuela Ferreira | Licenciada em Ensino de Português-Inglês e pós-graduação em Ciências Educativas na área da Administração Escolar, ambas pela Universidade do Minho.
Maria João Freitas | Licenciada em Ensino de Português-Inglês pela Universidade do Minho e bacharelato em Tradutora-Intérprete pelo ISAI (Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes).
Bruno Santos | Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico Variante de Educação Musical pela Escola Superior de Educação. Pós-graduação em Administração Escolar
Maria Gorete Fonseca | Mestre em Relações Interculturais e encontra-se a fazer um Doutoramento em Educação - Formação de Professores.

janeiro 2012 | O papel das estruturas intermédias e suas lideranças na qualidade das práticas de ensino
Helena Quintas | Professora Universidade do Algarve

2011

dezembro 2011 | A tipologia Fénix
Luísa Moreira | Licenciada em Ciências Religiosas e Mestre em Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica, Porto.
outubro 2011 | PMSE – A tipologia TurmaMais
Teodolinda Magro | Licenciada em Ensino de História e Ciências e Sociais, pela Universidade de Évora.
junho 2011 | Avaliação e auto regulação no âmbito do TEIP
Rodrigo Queirós e Melo | Professor Universidade Católica Portuguesa
maio 2011 | O papel do amigo crítico no apoio à autoavaliação como mecanismo de introdução de melhoria
Vitor Alaiz | Professor Universidade Católica Portuguesa e perito externo do Programa TEIP
maio 2011 | O estilo de liderança e a cultura organizacional da escola
Mariana Dias | Professora ESE de Lisboa e perita externa do Programa TEIP
abril 2011 | Nenhum a menos: integração de um povo que vive debaixo das estrelas …
Helena Pereira | Diretora AE de Calendário
abril 2011 | Envolvimento dos diversos atores na reflexão sobre a escola
Luísa Antunes | Diretora AE do Vale da Amoreira
março 2011 | O projeto curricular de turma como instrumento estratégico no processo de diferenciação pedagógica
Pascal Paulus | Programa K’CIDADE/ Fundação Aga Khan Portugal e perito externo Programa TEIP
março 2011 | Estratégias de Trabalho com alunos de etnia cigana
Joana Fernandes | AE Piscinas


Sem comentários:

Enviar um comentário