ENCONTROS TEIP

I ENCONTROS REGIONAIS TEIP 2017/18

A Direção-Geral da Educação realizou 5 Encontros Regionais TEIP nos dias 25, 30 e 31 de janeiro de 2018 em Vila Nova de Gaia, Lisboa e Alcácer do Sal, respetivamente.

Nas cinco sessões dinamizadas ao longo dos três dias participaram 465 docentes (em que se incluem diretores e coordenadores TEIP), 57 técnicos especializados, 38 representantes de autarquias e 17 peritos externos, num total de 577 participantes.


Em cada um dos encontros, os participantes foram envolvidos em grupos de discussão sobre temáticas relevantes para a construção de escolas inclusivas:

  • o planeamento - da fase de diagnóstico à definição e priorização de problemas;
  • a criação de um clima de escola promotor da aprendizagem;
  • a gestão do processo de ensino-aprendizagem nomeadamente através da diferenciação pedagógica e gestão curricular;
  • a avaliação formativa como instrumento promotor de aprendizagens;
  • e a participação da comunidade na promoção do sucesso educativo.


Um agradecimento muito especial a todos os que, através da sua participação ativa, contribuíram para o sucesso da iniciativa, em particular aos peritos que dinamizaram a sessão sobre avaliação formativa, doutores Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Vítor Alaiz, da Universidade Católica Portuguesa, e Isabel Fialho, da Universidade de Évora.

Programa e slides utilizados na 3.ª parte do encontro



ENCONTROS REGIONAIS TEIP 2013/14


O Ciclo de  Encontros Regionais TEIP - Promoção do Sucesso Educativo: Contributo da Equipa Multidisciplinar decorreu entre os dias 7 e 15 de maio de 2014 em diversos pontos do país, tendo sido constituído por sete  Encontros Regionais, por forma a envolver os 137 agrupamentos/escolas que integram o programa TEIP. 

Aqui poderá encontrar os links referentes às súmulas finais de cada Encontro Regional com o intuito de dar a conhecer as principais conclusões e/ou reflexões dos participantes sobre os temas discutidos na ótica  do trabalho das equipas multidisciplinares em contexto escolar:
 
Tema A. Ponto de partida: sinalização e diagnóstico;
Tema B1. Um caminho comum: sinergias internas;
Tema B2 e B3. Um caminho comum: sinergias externas;
Tema C1. Estratégias in Loco - Prevenção e intervenção da indisciplina;
Tema C2. Estratégias in Loco- Prevenção e intervenção do abandono e absentismo;
Tema C3. Estratégias in Loco- Prevenção e intervenção do insucesso escolar;
Tema D. Monitorizar e avaliar para melhorar;
Tema E- Rumo à sustentabilidade. 


AE do Cerco –  súmula do Tema A (Ponto de partida: sinalização/diagnóstico)



                                      














AE do Cerco Tema E: Rumo à sustentabilidade




AE D. Sancho I– súmula dos Temas A (Ponto de partida: sinalização/diagnóstico)e B (Um caminho comum: sinergias externas)



AE D.Sancho I– súmula do Tema C: Estratégias in loco – Prevenção e intervenção-Insucesso





AE D. Sancho I– súmula do Tema E: Rumo à sustentabilidade

AE D. Sancho I– súmula do Tema D: Monitorizar e avaliar para melhorar


 


 AE Rainha Santa Isabel- súmulas finais


















Sem comentários:

Enviar um comentário