Schools Call for
Improvement through Strong Leadership
by Marie-Amélie Doring Serre
Trainee, Directorate for Education and Skills
Trainee, Directorate for Education and Skills
Todas as organizações precisam de
um forte líder de forma a obter um consenso nas chefias intermédias com o
objetivo de definir e atingir metas específicas.
Howard Gardner define um líder
como "um indivíduo que afeta significativamente os
pensamentos/sentimentos/comportamentos de um número significativo de
indivíduos".
Ser um líder envolve claramente
uma boa compreensão da natureza humana, independentemente da área de liderança.
Os líderes escolares são a
conexão entre professores, alunos, encarregados de educação, o Ministério da
Educação e a comunidade em geral existente numa escola.
A função dos líderes é complexa e
não pode ser de um simples gestor, num contexto de aumento das expetativas
sobre a escola/escolaridade, num século caraterizado pela inovação tecnológica,
a migração e a globalização.
A procura crescente das partes
interessadas na educação exige hoje, que o líder seja um gestor dos recursos
humanos / materiais, que comunique / interaja com um grande variedade de
indivíduos e tome decisões baseadas em evidências.
O papel do diretor de escola está
a mudar, sendo cada vez mais um líder de uma escola eficaz.
Harold Brewer define um diretor
de escola como “aquele que exige foco na educação, compartilhando as tomadas de
decisão, apoia o desenvolvimento profissional contínuo para todos os agentes
educativos, redirecionando recursos para apoiar um plano de escola multifacetada,
criando um clima de integridade, investigação e melhoria contínua ".
Mas estarão os líderes das escolas
bem preparados para assumir essa responsabilidade?
Será que os líderes sentem que
possuem apoio suficiente e têm oportunidades suficientes para fazê-lo?
A OCDE solicitou a diretores de
mais de 34 países informações sobre as atividades de liderança que executam com
maior frequência.
Dependendo do país, as atividades
mais citadas variam entre tomar medidas para garantir que os professores
assumam a responsabilidade de melhorar suas próprias competências de ensino e consequentemente
melhorarem os resultados da aprendizagem dos seus alunos e, medidas
relacionadas com forma dos professores melhorarem a disciplina e o ambiente na
sala de aula.
Entre outras responsabilidades,
os diretores deverão fornecer informações aos Encarregados de Educação sobre o
desempenho dos alunos, realizar uma supervisão pedagógica e desempenhar tarefas
administrativas, tais como organizar / gerir o calendário escolar. A amplitude
destas atividades demostra que os diretores precisam de preparação e formação
contínua, para serem capazes de cumprirem a sua missão de forma eficaz.
Embora os diretores sejam
altamente qualificados e muito experientes, deteta-se uma falha na liderança
escolar, resultado da sua preparação não corresponder à diversidade das suas
responsabilidades. Esta lacuna não é preenchida durante a sua carreira, apesar
de reconheceram a necessidade de um maior desenvolvimento nesta área. São
citadas alguns constrangimentos por parte dos diretores, que dificultam a
formação nesta área: horário de trabalho, oportunidades insuficientes e falta
de apoio de quem os tutela.
Não se deve esquecer que a forte
liderança escolar pode facilitar muito a melhoria dos processos utilizados nas
escolas e consequentemente o desempenho dos alunos. Mas para que esta forte
liderança exerça a sua influência positiva, deverá primeiro ser compreendida e
colocada em prática pelo sistema e pela escola.
Os diretores deverão procurar
oportunidades para desenvolver as suas capacidades como lideres. Mas para que
isso aconteça, o sistema deverá proporcionar essas iniciativas. Assim, os
decisores políticos devem ajudar a eliminar os constrangimentos que surjam e
proporcionar um ambiente de formação eficaz. Só assim será possível melhorar a influência
de uma forte liderança escolar nos resultados académicos dos alunos.
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