domingo, 30 de julho de 2017

21.º Encontro da Rede da Educação de Infância da OCDE - ECEC


No âmbito da Rede da Educação de Infância da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), da qual Portugal é membro, realizou-se em Lisboa, nos dias 4 e 5 de julho de 2017, o 21st Meeting of  Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) Network on Early Childhood Education and Care. Neste encontro estiveram presentes cerca de 80 participantes de 23 países, com o objetivo de refletir e partilhar experiências sobre a educação de infância de qualidade.

No enquadramento desta reunião, Portugal apresentou as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), revistas e atualizadas em 2016, destacando o amplo processo participativo que esteve subjacente à sua elaboração e os fundamentos e os princípios da pedagogia de infância. 

O próximo encontro da OCDE terá lugar nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, em Paris.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Vaivém Oceanário


O Vaivém Oceanário chega à Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande, e vai estar “ancorado” no Largo dos Pescadores, de 1 a 7 de agosto. Este projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa vai promover atividades lúdicas e pedagógicas grátis para que todos os participantes fiquem a conhecer melhor o mar português. Destinando à população em geral, proporcionado “navegar” no Vaivém Oceanário e conhecer a biodiversidade do oceano.

No dia 1 de agosto realiza-se no horário das 15h00 às 18h00, de 2 a 6 de agosto nos períodos das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 e no dia 7 de agosto das 10h00 às 13h00.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Workshop de aprendizagem lúdica com “6 Bricks”


JumpUP Learning Lda. disponibiliza, em 2017, o “6 Bricks workshop”.

Destinado a professores do pré-escolar e 1.º ciclo, este workshop tem como objetivo explorar a Six Bricks, uma ferramenta para aprender praticando (hands-on).

Através de atividades divertidas e de curta duração, as crianças podem exercitar a memória, praticar movimentos novos e explorar a sua criatividade enquanto desenvolvem várias capacidades de aprendizagem.

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


Após submissão a debate e discussão pública, com ampla participação, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória  foi homologado pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, através do Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, constituindo-se como um documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular.

Big Bang 2017

Festival de Música e Aventura para um Público Jovem

 
Festival de Música e Aventura para um Público Jovem, o BIG BANG é um projeto internacional que conta com uma edição portuguesa, assumido pelo Centro Cultural de Belém. Tem como objetivo ser um espaço onde diferentes artistas portugueses são desafiados a criar abordagens artísticas para crianças e jovens. Este desafio acaba por ser uma viagem de descoberta e partilha entre artistas, crianças (4 e os 12 anos) e os adultos que as acompanham. 

 No contexto do referido festival, o Centro Cultural de Belém | Fábrica das Artes, em parceria com a Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, através do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), à semelhança dos últimos anos, vai realizar a 8ª edição de formação, na área da música, com artistas do Festival Big Bang, entre os dias 4 e 8 de setembro de 2017.

 Poderá efetuar a candidatura e consultar o programa disponíveis online.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Guia Europeu para as Escolas

 
 
O Guia Europeu para as escolas (European Toolkit for Schools) tem por objetivo promover a Educação Inclusiva e combater o abandono escolar. Neste Guia poderá encontrar informações úteis, exemplos de medidas, materiais de consulta, um conjunto de ferramentas com ideias concretas destinadas a melhorar a ação das escolas com o intuito de permitir alcançar o sucesso de todos os alunos.
 
Veja aqui mais informação sobre o Guia Europeu

Instruções para o Conjunto de Ferramentas

 Os recursos do conjunto de ferramentas estão organizados em cinco áreas temáticas interligadas:






Curso MOOC (Massive Open Online Course) – Curso de  Formação da Teacher Academy - Effective Parental Engagement for Student Learning - 25 de setembro e 1 de novembro 2017
 
O material disponibilizado, nomeadamente a secção Participação dos Pais do respetivo Guia, constará de um curso online da Teacher Academy com a temática Effective Parental Engagement for Student Learning, que irá decorrer entre os dias 25 de setembro e 1 de novembro 2017. Todos os professores que estejam interessados em participar nesta formação poderão realizar a sua pré-inscrição no MOOC (Formação Online).

Férias de verão no Museu do Oriente


O Museu do Oriente promove, durante as férias de verão, diversos ateliers focados na aprendizagem e na brincadeira, cujo ponto de partida são as coleções do museu.
Os programas dirigem-se a crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

Põe a tua terra nos píncaros!



Põe a tua terra nos píncaros! é um desafio organizado pela Rádio Miúdos em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares. A iniciativa conta com o apoio de Portugal Inovação Social, no âmbito do Portugal 2020, e da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como destinatárias todas as escolas públicas dos 100 municípios do centro do país e pretende premiar a dedicação dos miúdos à sua terra e descobrir quem tem boas ideias para fazer programas de rádio.

3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas"

 
O Centro de Linguística da Universidade do Porto está a organizar o 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas, que decorrerá nos dias 7 e 8 de setembro de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Ciência Viva no Verão em Rede

Nas férias a Ciência sai à rua com mais de 800 ações de participação gratuita em todo o país, organizadas por centros ciência viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.

Este ano o programa incluí
experiências únicas cuja participação não é gratuita, garantindo a diversidade e a riqueza das atividades.   
                    
Já se encontra disponível o programa de atividades que começa a 15 de Julho.


III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação


O III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação pretende mobilizar uma pluralidade de olhares e constituir-se como lugar de encontro e de intercâmbio onde seja produtivo, do ponto de vista científico e profissional, partilhar experiências, disponibilizar novos conhecimentos e dar conta de novas perspetivas sobre as crianças e os jovens, desde a educação de infância ao ensino secundário.

O colóquio terá lugar nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2018, na Universidade do Minho – Departamento de Ciências Sociais da Educação.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Programa "ESTOU AQUI!®" 2017



Este programa consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar pais e educadores a localizar as crianças.
 
Trata-se de um programa promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e dos parceiros Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, MEO, Instituto de Apoio à Criança, Missing Children Europe e Fundação PT. 

Este ano o programa traz duas novidades: a abrangência do programa foi alargada, passando a ser dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos, e passa a estar ativo todo o ano (de 1 de junho 2017 a 31 de maio 2018).

As pulseiras podem ser pedidas em https://estouaqui.mai.gov.pt/ e ficam disponíveis em poucos dias na esquadra da PSP escolhida.

6º Encontro de Professores de Física e Química


O evento pretende debater alguns temas associados aos programas das disciplinas de Física e Química, realizando duas sessões plenárias, diversas oficinas de trabalho e uma visita de estudo.

Será também promovido o debate e a troca de experiências entre os docentes, facultando um espaço onde possam apresentar trabalhos que tenham desenvolvido em contexto de projetos que envolvam alunos.