quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ranking das escolas


O universo académico, as escolas e os pais/encarregados de educação têm vindo a revelar uma crescente preocupação referente aos rankings das escolas, pois, na verdade, a conclusão de um curso superior continua a ser compensador. Todavia, é preciso atender que a avaliação das escolas não se pode circunscrever exclusivamente a este mecanismo.  
Nesta continuidade, o ranking apresentado pelo jornal Público/Universidade Católica do Porto destapa uma realidade do sistema educativo, quando dá enfoque ao contexto socioeconómico em que a escola se insere. E aqui é de realçar os resultados obtidos por algumas escolas públicas integradas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária que espelham um percurso que evidencia a melhoria das aprendizagens, traduzida no sucesso educativo.
É importante cada escola olhar para si, fazer um diagnóstico da sua realidade, aferir os seus processos, adotar estratégias e metodologias eficientes, de forma a vislumbrar resultados conducentes aos bons resultados escolares.
Cada vez mais, é tarefa árdua, mas crucial as escolas reconhecerem o seu ponto de partida, monitorizarem o processo de ensino/aprendizagem, calcorreando o trilho com destino ao êxito educativo.   

Sem comentários:

Enviar um comentário