O
universo académico, as escolas e os pais/encarregados de educação têm vindo a
revelar uma crescente preocupação referente aos rankings das escolas, pois, na verdade, a conclusão de um curso
superior continua a ser compensador. Todavia, é preciso atender que a avaliação
das escolas não se pode circunscrever exclusivamente a este mecanismo.
Nesta
continuidade, o ranking
apresentado pelo jornal Público/Universidade Católica do Porto destapa uma
realidade do sistema educativo, quando dá enfoque ao contexto socioeconómico em
que a escola se insere. E aqui é de realçar os resultados obtidos por algumas
escolas públicas integradas nos Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária que espelham um percurso que evidencia a melhoria das
aprendizagens, traduzida no sucesso educativo.
É
importante cada escola olhar para si, fazer um diagnóstico da sua realidade,
aferir os seus processos, adotar estratégias e metodologias eficientes, de
forma a vislumbrar resultados conducentes aos bons resultados escolares.
Cada
vez mais, é tarefa árdua, mas crucial as escolas reconhecerem o seu ponto de
partida, monitorizarem o processo de ensino/aprendizagem, calcorreando o trilho
com destino ao êxito educativo.
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