segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Seminário TEIP - Lisboa



O seminário TEIP com o tema “Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo” realizou-se , desta vez em Lisboa, estando presentes cerca de 300 pessoas.

Seguida da atuação da orquestra geração pelo Agrupamento Miguel Torga, a sessão de abertura contou com a presença do Diretor-Geral da Educação, Diretor Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Diretora Regional do Alentejo e Diretor Regional do Algarve.


Na conferência Inaugural, o Professor Roberto Carneiro foi brilhante pela oratória e pela aula que nos deu - o verdadeiro Mestre! 


Seguiu-se uma apresentação sobre a realidade dos TEIP pela Coordenadora da EPIPSE, que destacou  a importância da escola se organizar em prol da melhoria das aprendizagens.

Mais uma vez, as escolas TEIP mostraram o que de bom se faz nas escolas públicas, através do testemunho vivenciado por três diretores destas escolas que partilharam situações reais de aprendizagem, evidenciando as boas práticas e a reflexão partilhada com os presentes.

Pedro Calado, diretor do Programa Escolhas, frisou igualmente a importância da escola diversificar as estratégias, criando "mais formas" de aprender, descobrir os talentos de cada um,  na "procura dos Einsteins" que pode haver nos nossos alunos, sejam eles na carpintaria, na pintura ou na medicina...

No mesmo sentido, os representantes das Instituições do Ensino Superior elencaram as questões relacionadas com a organização e gestão da escola e da sala de aula como fulcrais para a aprendizagem, considerando que, no contexto sócio económico em que vivemos, ser Professor e Diretor é difícil.

Na sessão de encerramento, o Professor José Verdasca exaltou a importância de se saber lidar de forma positiva com a diversidade, a necessidade da flexibilização e adaptação do currículo à geração escolar, conciliando a universalidade e a qualidade.





Sem comentários:

Enviar um comentário