domingo, 27 de janeiro de 2013

TEIP - Frazão_ Pequenos Passos... grande passo


(Mais imagens no Terrear)


Imagens de uma sessão no salão nobre da Câmara Municipal de Paços de Ferreira para no espaço público apresentar projetos de promoção das aprendizagens. Na presença do presidente da Câmara foram apresentados os quatro eixos organizadores da ação e as 17 ações em curso. 
No final, enquanto representante da UCP, a oportunidade para sublinhar 10 ideias:
1
"Pequenos passos.. grande passo". A educação como exercício de persistência. de paciência, de rigor e de lentidão.
2
Ações focalizadas nas aprendizagens dos alunos. Mas também dos professores (só ensinamos bem, quando nos dispomos a aprender sempre), dos funcionários e dos pais. E assim superando os velhos dilemas: ensino centrado no aluno ou no professor; centrado no currículo ou nos alunos; ou...
3
Compreender os mecanismos produtores do in_sucesso. Convocar todos os que têm uma palavra decisiva a dizer e uma obra a construir. Os alunos, em primeiro lugar. Mas também cada professor, a equipa docente, a escola enquanto organização, os pais, a sociedade. Todos somos imprescindíveis num novo compromisso com a educação.
4
Centralidade do currículo, do que é preciso fazer aprender. Daí a importância das articulações verticais (mas também horizontais).
5
Construir mais comunidade, mais projetos comuns, mais trabalho colaborativo. Mas para isso a imperatividade da confiança. E ela só surge se nos conhecermos. Daí a importância do encontro. do objeto comum, do espaço e do tempo.
6
Fénix. Um projeto que conjuga uma tecnologia organizacional - ma gramática escolar - e uma didática atenta à pessoalidade de cada aluno.
7
A importância da família no reconhecimento do valor da educação e do conhecimento, e do papel imprescindível dos professores. Esta atenção (esta dedicação) pode ser mais importante do que uma continuada presença física nas escolas.
8
O valor de um projeto que nos devolve a alegria de ser professor num tempo de elevada disforia. Um projeto que ajuda a reconstruir uma identidade profissional ferida.
9
Um território educativa que pensa, interage, sente, implica, convoca. Não desiste de inventar e de praticar dias mais claros.
10
Um projeto Atena que faz da avaliação a porta de entrada para uma renovação das práticas pedagógicas.

Estes os dez signos que enunciei no termo da sessão e que mereceram o reconhecimento e o aplauso. Sabendo que há muito trabalho a fazer. Mas sabendo também que a realidade pode ser um pouco melhor porque nós coexistimos.


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