sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Estratégias de Motivação na Resolução de Problemas


A predisposição para a resolução de problemas, por parte dos alunos, nem sempre corresponde às expectativas do docente, impondo, por isso, ao professor a criação/aplicação de diferentes dinâmicas que respeitem a heterogeneidade dos grupos/turma.
Este webinar pretende partilhar estratégias que se baseiam em dinâmicas de jogo, nomeadamente na utilização de jogos matemáticos, no âmbito da Resolução de Problemas aplicáveis aos três ciclos do ensino básico. Tem por objetivo promover a organização diferenciada em contexto de sala de aula, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno e visando a criação de momentos de trabalho em díades e em pequeno grupo, de forma a impulsionar o envolvimento dos alunos através do espírito competitivo e o respeito pelas regras.
Assista aqui ao Webinar. 



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escolas TEIP distinguidas pelo Ministério da Educação e Ciência

Segundo o jornal “O Público”, de 9 de novembro, um total de 148 agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas receberam um “ prémio” que consiste num crédito de horas que poderão gerir de diferente forma. Esta atribuição resulta do esforço realizado por estas escolas no sentido de se tornarem mais eficazes.

A melhoria muito significativa dos resultados alcançados nos exames de 2013 em relação a 2012, os resultados claramente acima da média nacional e classificações internas e externas coincidentes foram os três critérios utilizados para a atribuição deste reconhecimento.

Desde já queremos felicitar todos os agrupamentos/escolas não agrupadas contempladas e, em particular, os/as que integram o Programa TEIP, nomeadamente:

Ensino Básico

- AE de Cristelo, Paredes
- AE de Frazão, Paços de Ferreira
- AE de Mesão Frio, Mesão Frio
- AE de Resende, Resende
- AE de Paredes, Paredes
- AE Baixa Chiado, Lisboa
- AE Dr.ª Laura Ayres, Loulé
- AE de Sto. António, Barreiro

Ensino Secundário

- AE Dr. Azevedo Neves, Amadora
- ES S. Pedro da Cova, Gondomar
- AE de Monte da Ola, Viana do Castelo
- AE Francisco Campos Henriques, Vila Nova de Foz Côa
- ES Nun’Álvares, Castelo Branco (recentemente agregada a um agrupamento TEIP)

Realçamos que, esta é a lista de escolas TEIP referidas no artigo do “O Público”.
Convidamos outras escolas TEIP que tenham sido contempladas a dar-nos conhecimento do facto.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nesta história da educação, não há vencedores nem vencidos


Acredito que os bons resultados se devem a um trabalho consolidado no tempo, fruto de muita paciência, empenho, determinação, rigor e trabalho. Todos têm de se envolver: alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e a comunidade envolvente. Destaco o papel da direção: ter como objetivo central as aprendizagens dos alunos. Perguntar-me-ão sobre as outras coisas que as direções de escola têm para fazer… Verdade. Muito há a fazer. Sempre. Contudo, a aprendizagem dos alunos é essencial. As escolas utilizando as franjas da autonomia lá vão caminhando, superando as adversidades de qualquer quotidiano escolar menos favorecido socialmente de modo que o tempo dedicado às aprendizagens seja o foco da atenção.
Não posso deixar de registar que fiquei muito contente pelos lugares que algumas escolas TEIP ocuparam no ranking. Muitas vezes numa luta muito desigual. 
Envio uma palavra de incentivo a todas as escolas que acompanhei ao longo deste ano partilhando este princípio: é preciso tempo para que a árvore dê fruto e o fruto amadureça. Nem sempre a terra estava preparada e o terreno era fértil. Sei que vão continuar! Porque vocês não desistiram e não vão desistir. 
Deixo-vos com esta citação de Churchill que para mim funciona como um sinal de esperança: "Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta."
Nesta história da educação não há vencedores nem vencidos. Trata-se de uma responsabilidade coletiva a de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, preparar esta gente que hoje ocupa os bancos da Escola para enfrentar os desafios da vida e ser feliz.
Luísa Moreira 
Coordenadora do Projeto Fénix


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A comemorar também se aprende

Fala-se em Hallowe´en, desfila-se na Frei Caetano Brandão, Maximinos,
A Coordenadora da Avaliação Interna do Agrupamento e responsável pela Monitorização e Avaliação do Projeto FREI/TEIP2.