terça-feira, 12 de janeiro de 2016

IMMIGRANT STUDENTS AT SCHOOL- Easing the journey towards integration

Ao longo dos últimos meses, dezenas de milhares de imigrantes e refugiados, incluindo um número sem precedentes de crianças, enfrentaram mares revoltosos e barricadas de arame farpado para encontrar uma vida melhor, em segurança, na Europa.

Estão as nossas escolas preparadas para ajudar os alunos imigrantes a integrar as suas novas comunidades?

Estão as escolas a preparar os alunos para uma nova realidade, onde sejam capazes de colaborar com outras pessoas de diversas origens culturais?

Este estudo analisa a forma de como os sistemas de ensino respondem ao fenómeno da imigração, observando também o impacto sobre o bem-estar económico e social de todos os membros das comunidades.

É investigada a preparação para uma realidade onde os alunos estejam dispostos e capazes de colaborar com colegas de diversas origens culturais, bem como rentabilizar diferentes ideias, perspetivas e valores.

Alguns sistemas de ensino precisam de integrar um grande número de imigrantes em idade escolar que requerem asilo e cuja língua materna é diferente da língua falada na comunidade de acolhimento ou cujas famílias se encontram em situações socioeconómicas preocupantes.

As dificuldades podem parecer insuperáveis, mas o facto é que o sucesso educativo, social e emocional dos estudantes imigrantes difere bastante entre os países acolhedores.

Existem países que no seu sistema escolar adotam políticas e práticas diferentes, valorizando o potencial das crianças.

Este relatório da OCDE reúne ainda dados e políticas disponíveis neste domínio e oferece apoio aos países que querem construir sobre esta base uma resposta às necessidades dos imigrantes e refugiados, dando aos seus filhos a melhor oportunidade para aproveitar todo o seu potencial.

Esta publicação pode ser consultada através do link:
Este estudo foi publicado sob a responsabilidade do Secretário-geral da OCDE.





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