Seminário Internacional,11 e 12 de janeiro 2018, FPCEUP
Sublinhamos que este seminário inclui uma conferência com a Dra. Marta Soler-Gallart que pertence ao CREA, o centro de investigação da Universidade de Barcelona, do Projeto INCLUD-ED.
Vivemos
atualmente numa Europa e num mundo onde se intensificam turbulências várias.
Estamos, portanto, numa Europa e num mundo onde estão a acontecer conflitos por
vezes com consequências bem dramáticas, e em que, face à onda de migrantes e de
refugiados, surgem manifestações mais ou menos violentas, mais ou menos
explícitas, de racismo e de xenofobia. Estamos numa Europa e num mundo sobre o
qual pesam ameaças terroristas e onde fenómenos de radicalização surgem um
pouco por toda a parte.
Tem-se bem
consciência de que, neste mundo globalizado de que a Europa faz parte, tais
problemas decorrem de complexas interações de fatores de natureza política,
socioeconómica e cultural, fatores esses que não só enquadram como transcendem
acontecimentos nacionais e locais. Porém, porque se trabalha em educação,
também se admite que dificuldades de estabelecimento de diálogo entre grupos
diferentes, atitudes discriminatórias de xenofobia ou de racismo, mesmo
fenómenos de radicalização poderiam e deveriam começar a ser discutidos e
analisados desde cedo em contextos educativos pois que, com Freire, acreditamos
que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a
sociedade muda” (Freire, 2000:67).
Defendemos assim
a importância de que, ao longo do processo educativo, este campo de problemas
seja encarado como algo de muito importante que deve ser trabalhado. Daí o
considerar-se ser crucial o surgimento de projetos tais como: o projeto
Xeno-Tolerance: Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation,
que reúne e cruza contributos de países europeus com diferentes experiências e
promove a criação de espaços de debate e reflexão sobre estes problemas. Mas,
para além de promover o debate e análise de questões com que nos confrontamos
atualmente, este é também um projeto que se propõe oferecer algumas sugestões
de trabalho àqueles professores que, no terreno, se debatem com os referidos
problemas. Igualmente os projetos Naos: Professional Capacity Dealing with
Diversity e LINK – Learning in a New Key: Engaging Young People in School
Education, têm como principal objetivo promover a reflexão e partilha de
práticas e estratégias de inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade
social.
Saiba mais em http://www.fpce.up.pt/diversidadeoportunidade/
Sem comentários:
Enviar um comentário