terça-feira, 29 de maio de 2018

Jovens Cientistas Fazem História na Maior Competição de Ciência e Tecnologia do Mundo

Três ex-alunos do Colégio Luso-Francês - Eduardo Nogueira, Francisca Martins e Gabriel Silva - representaram Portugal na Intel ISEF 2018, a maior Competição de Ciência e Tecnologia do Mundo, que decorreu dos dias 12 a 18 de maio, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA. 
A aventura científica, iniciada há precisamente um ano, culminou com um 2º lugar nos Grand Awards, na categoria "Microbiologia", um resultado inédito para Portugal, nos seus já 20 anos de participação.

(imagem retirada de Fundação da Juventude)

A competição envolve anualmente 4 milhões de dólares em prémios, tendo participado, na edição de 2018, 1.400 projetos de 81 países.
O projeto que levou os jovens cientistas aos EUA foi premiado em inúmeros concursos nacionais e internacionais. 
Para participarem como finalistas na Intel ISEF, o Eduardo, a Francisca e o Gabriel tiveram que se apurar no concurso "Jovens Cientistas e Investigadores" [JCI], evento coorganizado pela Fundação da Juventude, pela Agência Nacional Ciência Viva e pelo Município do Porto, e que ocorreu nos dias 1,2 e 3 de junho de 2017, na Alfândega do Porto. Na sua 25ª. edição, o JCI contou com a participação de 116 projetos, envolvendo 309 alunos de 56 escolas de todo o país e 74 jurados de várias universidades e centros de investigação portugueses. 
Aqui, o projeto ShealS - Sea Heals Soil - foi selecionado para representar Portugal em Tallinn, na Estónia, na final europeia do "European Union Contest for Young Scientists" [EUCYS], que decorreu de 22 a 27 de setembro de 2017. Este concurso é organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia e integra-se no plano de atividades de «Ciência para e com a Sociedade» da instituição.
Uma vez mais, e após uma avaliação minuciosa de 76 projetos de 43 países, o projeto ShealS foi apurado para representar a Europa na Intel ISEF 2018.
A Intel ISEF é organizada pela Society for Science & the Public, uma organização não governamental, sediada em Washington, que tem como objetivo selecionar e divulgar a melhor investigação desenvolvida por estudantes pré-universitários a nível mundial. Organizada há mais de seis décadas, a competição conta com o apoio financeiro da Intel Corporation e com o know-how académico de mais de 1.000 avaliadores das áreas das Ciências, das Engenharias e do setor da Indústria. 
O projeto ShealS tinha como objetivo desenvolver um fungicida natural, à base de extratos de macroalgas marinhas, para combater a doença-da-tinta, uma patologia causada pelo oomiceta Phytophthora cinnamomi, e que afeta espécies florestais de elevado valor económico, como o castanheiro.
O objetivo foi cumprido e o reconhecimento do júri retribuiu plenamente o esforço de meses de trabalho de preparação de uma defesa que se adivinhava muito difícil.
Um agradecimento muito especial à Drª. Susana Chaves [Fundação da Juventude], pelo incansável apoio aos jovens cientistas, à Drª. Terje Tuisk [Estonian Research Council], pelo profissionalismo irrepreensível com que nos acolheu no EUCYS 2017, à Drª. Karen Slavin [European Commission], pelo carinho imenso com que nos tratou (e apadrinhou), à Drª. Jinny Farrell [Society for Science & the Public], pela infindável paciência no longo processo de candidatura do projeto ShealS, aos investigadores que, direta e indiretamente, acompanharam o processo e os incentivaram a nunca desistir. 

Fonte: Grupo ShealS





Sem comentários:

Enviar um comentário