O
2ºencontro foi um espaço privilegiado de reflexão e partilha em torno da
definição de estratégias e dinâmicas de trabalho colaborativo, bem como o papel
da escuta no ensino-aprendizagem.
A
importância da leitura, da escrita e a pertinência da literacia – ler a vida no
quotidiano –, desde os primeiros passos na escola.
A
utilização de códigos linguísticos simples, na comunicação, com os alunos em
sala de aula e na relação com os pais/encarregados de educação, como forma de os
envolver e aproximar.
Os
alunos devem sentir-se implicados com tarefas desafiantes, para que sejam
verdadeiros atores no processo de aprendizagem.
José
Afonso Baptista, UCP, sublinhou a necessidade de os professores ultrapassarem o
isolamento em que cada um vive, destacando o paradigma da colegialidade.
Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro, salientou
a valorização de uma
avaliação formadora/reguladora como promotora da melhoria do ensino e a
importância dos professores terem uma atitude reflexiva
sobre as práticas em sala de aula e as aprendizagens dos alunos (preparação da
aula, observação da aula entre pares e uma reflexão pós-aula).
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