quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coadjuvação em sala de aula


Como temos vindo a referir ao longo deste périplo de Encontros Redes -TEIP, o trabalho cooperativo e a coadjuvação, em contexto de sala de aula, tem sido reiterado por vários intervenientes de diferentes escolas como uma prática promotora da melhoria da qualidade do ensino, favorecendo a aprendizagem dos alunos, especialmente eficaz em contextos marcados por ritmos de aprendizagem diferenciados.
Contudo, as reflexões apontam que o sucesso desta prática depende da vontade/ disponibilidade dos docentes em assumir esta parceria. Como refere Cortelazzo (2000) são inúmeros os fatores que assistem e sustentam esta cultura de trabalho  que tanto podem favorecer o seu desenvolvimento como comprometer a sua eficácia, destacando como principais: o entendimento pessoal, a partilha de valores e a experiência partilhada ou complementar.
Por tudo isto, o desenvolvimento da educação inclusiva implica grandes mudanças organizacionais e funcionais nos diferentes níveis do sistema educativo, na articulação dos diversos agentes educativos, na gestão da sala de aula e dos currículos, assim como do próprio método ensino - aprendizagem (Stainback & Stainback, 1999).

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