Vitor Alaíz, consultor externo da UCP, que acompanha escolas da rede TEIP teceu algumas considerações e interpelações acerca de como otimizar os conselhos de turma.
"Os Conselhos de Turma, nomeadamente, os de finais de período letivo, são momentos muito ritualizados, sujeitos a normas rigorosas quanto aos tempos de duração, ao registo de presença dos membros, aos documentos a produzir e respetivos conteúdos. Para tornarmos mais nítida a sua importância, façamos uns cálculos simples, em termos de investimento em horas de trabalho.
Numa escola com 40 turmas de E.B 2,3 + SEC e CT de duas horas cada, 80 horas de reuniões. Admitindo que cada CT tem cerca de 10 professores, teríamos nesta escola 800 horas de trabalho de corpo docente. Isto não falando no trabalho preparatório e no trabalho posterior, sobretudo do diretor de turma.
Perguntamos: os CT têm um impacto pedagógico correspondente ao investimento em horas de trabalho? Não se poderá, em cada escola, aligeirar a dimensão administrativa dos CT? E, sobretudo, do ponto de vista pedagógico, não se poderia acabar com a minuciosa descrição das dificuldades dos alunos e analisar antes o que de positivo se conseguiu ao longo dos dois ou três meses que dura um período letivo?
Discute-se e regista-se quais as estratégias pedagógicas que deram resultado? Quais as articulações verticais que se tentarão concretizar no período seguinte? Quais as melhorias, quais as inovações a introduzir na ação pedagógica? " (Vítor Alaiz)
Numa escola com 40 turmas de E.B 2,3 + SEC e CT de duas horas cada, 80 horas de reuniões. Admitindo que cada CT tem cerca de 10 professores, teríamos nesta escola 800 horas de trabalho de corpo docente. Isto não falando no trabalho preparatório e no trabalho posterior, sobretudo do diretor de turma.
Perguntamos: os CT têm um impacto pedagógico correspondente ao investimento em horas de trabalho? Não se poderá, em cada escola, aligeirar a dimensão administrativa dos CT? E, sobretudo, do ponto de vista pedagógico, não se poderia acabar com a minuciosa descrição das dificuldades dos alunos e analisar antes o que de positivo se conseguiu ao longo dos dois ou três meses que dura um período letivo?
Discute-se e regista-se quais as estratégias pedagógicas que deram resultado? Quais as articulações verticais que se tentarão concretizar no período seguinte? Quais as melhorias, quais as inovações a introduzir na ação pedagógica? " (Vítor Alaiz)
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