“Entre quem é…” Miguel Torga
“Nós estamos aqui para os receber a todos.”
Este foi o mote com que José Magalhães (diretor do Agrupamento Diogo Cão) iniciou a sua intervenção.
CULTURA DE REFLEXÃO, MONITORIZAÇÃO E DE REORGANIZAÇÃO/GESTÃO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA
1. Comunidade educativa envolvida e implicada;
2. Sentido de escuta;
3. Definir objetivos – estabelecer prioridades – agir;
4. Intervir nos primeiros anos de escolaridade;
5. Otimizar os recursos da escola;
6. Lideranças intermédias, as pontes, a proximidade, a implicação e o envolvimento;
7. Trabalho colaborativo e cooperativo;
8. Equipas educativas;
9. Equipas especializadas;
10. PMSE (TurmaMais; Projeto Fénix);
11. Assessorias;
12. Gabinete de promoção do sucesso – excelência;
13. Sala de estudo;
14. Avaliação diagnóstica, formativa e formadora;
15.Supervisão em sala de aula – refletir sobre as práticas letivas;
16.Formação entre pares.
Não há estratégias “milagrosas” – são os professores que perante a sua realidade procuram a melhor resposta – respostas diferenciadas
Rui Trindade, consultor da FPCEUP, reforçou a importância do trabalho colaborativo e de uma cultura de avaliação ”…avaliamos o nosso trabalho para podermos prosseguir o nosso caminho”.
“Precisamos descobrir os talentos escondidos nos nossos alunos”
Sem comentários:
Enviar um comentário