sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Workshops temáticos no Fórum Local de Educação no Agrupamento de Escolas de Pedome

As reformas sucessivas na educação, as transformações da sociedade do conhecimento e as diferentes necessidades dos alunos colocam à escola e ao trabalho dos docentes desafios que solicitam respostas cada vez mais complexas e exigentes. Neste sentido, é necessário incentivar políticas de mudança que promovam ambientes educativos saudáveis, isto é, que vejam a escola não só como uma fonte de informação mas sobretudo como um local de motivação e aprendizagem tanto para os alunos como para os professores.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas de Pedome promoveu um Fórum de Local de Educação, com o sub-tema “Práticas de Desenvolvimento Profissional Docente,  inserido na temática “Paradigma de uma Nova Escola - Melhor Escola, Escola Mais Eficaz” do município de Vila Nova de Famalicão.


Este fórum proporcionou (mais) um momento coletivo de partilha de experiências e saberes profissionais, em formato de workshops temáticos, dos quais: expressar´arte, matemática e materiais manipuláveis, a ciência invade a nossa casa, atividade de escrita, à descoberta da ciência por pequenos e graúdos, faça e aprenda, oficina dos afetos e, por último, mais comunicação mais família, onde estiveram presentes quase duas centenas de membros de toda a comunidade escolar. Este fórum teve essencialmente a intenção de promover o desenvolvimento profissional docente e favorecer a aproximação da família à escola, dois pilares determinantes para o sucesso educativo.


Sem comentários:

Enviar um comentário