sábado, 30 de março de 2013

Momentos de partilha e a qualidade do ensino e da aprendizagem


No âmbito do Projeto Educativo e depois de muitas tentativas para melhorar o sucesso dos nossos alunos, foi em 2011/2012 que iniciámos um processo de intervenção no interior da sala de aula, com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas e, consequentemente, a qualidade das aprendizagens dos alunos.

Deu-se assim início à observação de aulas entre docentes. Este processo designado “Momentos de Partilha“, ocorre duas vezes ao longo do ano letivo e envolve todos os docentes do agrupamento e tem como fundamento a observação e a troca de experiências, com vista ao aprofundamento do conhecimento das práticas profissionais. Serve ainda de estímulo, para que os professores se apoiem mutuamente no seu desenvolvimento didático/pedagógico.

Este processo formaliza-se através de uma ficha de registo que propõe uma análise/reflexão da aula  observada. No final de cada período, este pressupõe também que seja realizada uma reunião de departamento, com o intuito de promover o feedback e a reflexão entre docentes.

Neste momento, o principal impacto deste processo de intervenção, é o facto dele se assumir  como fator potenciador de um clima de abertura à partilha e reflexão das práticas profissionais, clima este que se encontra já instalado na vida deste agrupamento.

Agrupamento de Escola do Vale da Amoreira (AVEVA)




Sem comentários:

Enviar um comentário