sexta-feira, 1 de março de 2013

Gerir Aprendizagens - A seu tempo, todos podem chegar à meta!


O processo de ensino e aprendizagem, a definição de objetivos e de metas são ações que fazem parte do trabalho da escola.
 
E sobretudo, "(...) penso que já todos nós chegámos à lógica conclusão de que não podemos ensinar e esperar que todos aprendam da mesma forma e à mesma velocidade e que não são os alunos que devem adaptar-se aos professores mas sim os professores que deverão ter em atenção o público para o qual discursam. Isto é claro se quiserem promover o seu sucesso educativo.

O problema da heterogeneidade e do insucesso escolar provocado pelas caraterísticas sociais dos seus alunos levou a que a nossa escola tentasse arranjar soluções exequíveis que melhorassem os resultados educativos apresentados. Foram desenvolvidos alguns projetos que resultaram e que aumentaram a segurança para dar mais alguns passos inovadores em relação ao processo educativo, de entre os quais destacamos os grupos de homogeneidade relativa de acordo com o previsto na nova legislação. É claro que haverá sempre o paradigma da homogeneização, principalmente em relação aos grupos de alunos que apresentam mais dificuldades em atingir as metas previstas. Mas se é de metas que falamos, tem toda a lógica agrupar os alunos por velocidades de chegada à própria meta. Sentirão os alunos alguns complexos por se encontrarem num grupo onde todos correm à mesma velocidade ou, pelo contrário, estarem integrados num grupo de excelentes corredores e não conseguirem acompanhar o ritmo da corrida? A experiência demonstra que é mais fácil para o professor compreender e avaliar as reais dificuldades de um grupo de alunos homogéneo e debruçar-se sobre cada um em particular e é nesta individualidade que se torna difícil gerir aprendizagens.
O professor tem o seu tempo de aula no qual transmite a informação pertinente e não deverá o aluno ter também o seu tempo para compreender e assimilar essa informação uma vez que não o consegue fazer no preciso momento da emissão? E como deverá o professor regular essas aprendizagens? E porque não ser o aluno o gestor das suas próprias aprendizagens?
Penso que chegámos à resposta para o problema inicial. Se o professor criar condições para que cada aluno tenha conhecimento das suas dificuldades em registo individual ou coletivo e tenha acesso a formas orientadas para superar essas dificuldades, poderá então ter o seu tempo e geri-lo de forma a que também ele chegue à meta."
Equipa do 4º ano da Escola E.B.1/
Agrupamento de Escolas João da Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário