quinta-feira, 16 de maio de 2013

Técnico TEIP - o Apoio, a Facilitação e a Diferenciação




“O homem é a criação do desejo e não a criação da necessidade”

Gaston Bachelard

Atualmente, o Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão é constituído por 45 estabelecimentos de educação e ensino, sendo uma escola de referência para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão e para a intervenção precoce na infância, integrando ainda unidade de apoio especializado para a educação a alunos com multideficiência.
Constituindo-se desde 2009 como um TEIP e tendo, recentemente, rubricado um contrato de autonomia escolar com o Ministério de Educação e Ciência, este território educativo é, sem dúvida, a construção de um desejo e não apenas o resultado de necessidadesEnquanto coordenador do projeto Excelência (+) Cidadania (+), reconheço que os resultados obtidos são o reflexo de um processo de influência interpessoal da Visão, da Ação e da Autoridade, nos diferentes patamares de organização da escola, bem como dos agentes que gravitam neste espaço escolar. Desta forma, germina entre todos uma ligação, partilha e cooperação, nos diferentes momentos de reflexão das práticas, bem como na assunção das metas e objetivos a atingir e também na monitorização das mesmas.
Cultivando um clima de proximidade entre (e com todos) os agentes educativos, a ação de um técnico de um TEIP, e ainda mais do seu coordenador, deve fundamentar-se em três princípios: o Apoio, a Facilitação e a Diferenciação. Estes estão instituídos na sua relação direta com os alunos e encarregados de educação, na gestão dos projetos escolares com os seus docentes e na assunção da missão da escola com a sua direção, tendo sempre o interesse dos alunos e os bons resultados escolares, inscritos em boas práticas.
Assim, mostro-me consciente de que num TEIP, para além da necessidade de sermos técnicos, devemos desejar ser parte integrante de um território educativo, no qual a sua construção necessita de um postura diferenciada e diferenciadora, assumindo que a nossa intervenção é, antes de mais, um ato de implicação pessoal.
                                                                              Alexandre Favaios
                                                                             Psicólogo
Coordenador do Projeto Excelência (+) Cidadania (+) 

Sem comentários:

Enviar um comentário