quarta-feira, 10 de julho de 2013

AGRUPAMENTO VERTICAL MANOEL de OLIVEIRA - Animação Sóciocultural

Objetivos:
- Promover a integração escolar dos alunos com problemas de comportamento;
- Diminuir o número de situações de indisciplina nos espaços de recreio.

Animação de Recreios:
Na EB2/3 Manoel de Oliveira, desenvolvem-se atividades de animação sociocultural em todos os espaços de recreio escolar (bufete, polivalente e espaços de recreio exterior). São operacionalizadas através da animação de recreios, com dança, rádio escolar, música, artes visuais, artes cénicas, clube de arte dramática, clube de artes plásticas, sessões de leitura e grupos de trabalho para a planificação, organização e implementação das atividades.
Estas ações trabalham a consciencialização, o comprometimento e a corresponsabilização dos participantes no processo e permitem que estes assumam o protagonismo na sua implementação.
Todas as atividades são articuladas entre o Agrupamento, a Associação de Ludotecas do Porto e a Junta de Freguesia de Aldoar.
Braçadeiras Azuis:
O grupo “Braçadeiras Azuis” é constituído por alunos voluntários com o objetivo de apoiar a operacionalização da animação de recreios. Ao longo do ao letivo, o grupo planificou, organizou e implementou atividades de animação de recreios.

Grupo de Jovens:
O grupo de jovens (constituído por alunos entre os 12 e os 18 anos, que se encontram em risco de exclusão social, sinalizados pelos técnicos do Gabinete de Apoio Psicossocial) é realizado com a colaboração da Associação de Ludotecas do Porto e pretende dotar os jovens de ferramentas que lhes permitam desenvolver o pensamento crítico, estimular a sua consciência cívica e proativa, de modo a delinearem percursos de vida enriquecedores. O grupo de jovens tem vindo a prestar pequenos serviços à comunidade e o leque de serviços prestados nasce das suas apetências e conhecimentos, bem como de outros saberes que têm vindo a adquirir com o desenvolver do projeto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário