sábado, 6 de julho de 2013

QREN faz um balanço


No términos do quadro de referência estratégica nacional (QREN) foi feita a avaliação do investimento referente ao período de 2007-2013.

O Programa TEIP sendo um dos instrumentos de política pública, mais concretamente de política educativa, que o QREN assumiu como mecanismo de apoio à inclusão social é visado nesta avaliação.

O estudo recai sobre 8 territórios urbanos problemáticos, sendo que destes, 5 são servidos por escolas que integram o Programa TEIP. São inúmeras as alusões feitas aos contributos e sucesso do Programa no que respeita à inclusão social e sucesso académico de jovens residentes nestes territórios, assim como, na articulação com os diferentes parceiros da comunidade local.

Mais uma vez o Programa se destaca, tanto pelos resultados obtidos, como pelas suas lógicas de capacitação organizacional.

Deixamos uma passagem do relatório ….

“Os dados do TEIP nos territórios estudados apontam ainda para melhorias na redução do insucesso escolar e na diminuição do absentismo escolar.” (Relatório de avaliação do QREN, 2013)

“As intervenções apoiadas pelo QREN contribuíram para a melhoria do sucesso educativo e para o combate ao abandono escolar precoce com efeitos potenciais, a médio e longo prazo, nas trajetórias académicas, profissionais e de vida das crianças e jovens. Verifica-se que a totalidade das crianças e jovens, destinatárias finais das intervenções apoiadas, reforçaram a motivação em contexto de sala de aula, 85% reduziram a indisciplina, 81% melhoraram os seus resultados escolares e 75% melhoraram a assiduidade. Os dados do TEIP nestes territórios apontam ainda para melhorias na redução do insucesso escolar e na diminuição do abandono escolar.” (Relatório de avaliação do QREN, 2013)

“Foram ainda identificadas evidências em cinco dos oito estudos de caso através do contributo dos TEIP, nomeadamente as ações desenvolvidas no âmbito das relações escolas-famílias-comunidade (parcerias locais, sensibilização/informação aos encarregados de educação e ações extensíveis às famílias). A complexidade do sucesso educativo das crianças e jovens está, em grande medida relacionada com a forma como as famílias percecionam a escola e quais as suas expectativas face aos percursos escolares dos filhos.” (Relatório de avaliação do QREN, 2013)


“A existência de modelos de governança dos instrumentos de política pública, que preveem mecanismos de avaliação externa, acompanhamento das ações nos territórios e o estabelecimento de redes de prática, revelou maior capacidade de inovação e maior homogeneidade de resultados. (…) A abordagem seguida pelo TEIP, com a criação de uma Rede Nacional de Peritos/Amigos Críticos, que apoia as escolas na conceção e monitorização dos seus projetos, constitui igualmente uma excelente prática com contributos relevantes nos resultados alcançados no combate ao insucesso escolar.“ (Relatório de avaliação do QREN, 2013)

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