Decorreu em Évora, entre os dias 21 e 23 de novembro, o Congresso Internacional “Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas” organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade local. Este reuniu investigadores, académicos, estudantes e professores da área da educação, numa oportunidade privilegiada para a divulgação de pesquisas e de estudos, para a troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre questões organizacionais e pedagógicas no campo da eficácia e melhoria das escolas.
Foram conferencistas no primeiro dia, provenientes dos Países Baixos, Bert Creemers, da Universidade de Groningen, que nos presenteou com a comunicação “An Approach to teacher and school improvement based on theory and research in educational effectiveness research” e Jaap Scheerens, da Universidade de Twente, com “School effectiveness research results and educational improvement strategies”.
No segundo dia tivemos o prazer de ouvir as comunicações de Javier Murillo, da Universidade Autónoma de Madrid, intitulada “De las Escuelas Eficaces a las Escuelas para la Justícia Social” e de Antonio Bolívar, da Universidade de Granada com “Eficacia Escolar y Cultura Profesional: La escuela como comunidade de aprendizaje profesional y eficacia en el aula”.
Dando voz ao painel “Políticas Educativas, autonomia da escola e modos de regulação”, foram comunicadores os professores David Justino, do Conselho Nacional da Educação, com “Culturas Escolares em Mudança: os resultados também contam!”, Almerindo Janela Afonso, da Universidade do Minho, com “Políticas de Accountability e Modelos de Gestão das Escolas” e João Barroso, da Universidade de Lisboa, com “A autonomia das escolas: diversidade, controvérsias e desafios”.
No final dos trabalhos deste dia os participantes foram presenteados com um momento cultural, precedido de uma receção, por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Évora, no salão nobre dos paços do concelho, onde se ouviram os Cantares Alentejanos e o enquadramento histórico daquele edifício, outrora termas de uma cidade romana.
O dia 23 foi reservado para o Seminário Nacional do Projeto TurmaMais, onde assistimos ao Painel “Boas Práticas” com testemunhos de professores de várias escolas do país. Helena Parreira, do AE Grândola, apresentou-nos “Avaliação formativa e feedback de qualidade. Contributos para a melhoria dos resultados escolares”; Corália Almeida e Henrique Coelho, da ES Águeda, mostraram-nos “A Organização da Escola na Promoção do Sucesso”; Maria de Fátima Soares, do AE Barreiro, defendeu “É ou não possível a TurmaMais no 1º ciclo?” e Carina Franco, do AE da Covilhã, elucidou-nos sobre “Projeto TurmaMais. Trabalho colaborativo e diferenciação para o sucesso”.
Foi ainda orador, na parte da manhã, o professor José Verdasca, da Universidade de Évora, com a apresentação “O projeto TurmaMais no contexto das políticas educativas de nova geração”.
Após o almoço realizou-se o Simpósio “Impactos organizacionais e pedagógicos do Projeto TurmaMais”, com as intervenções de Ana Cristóvão e Hélio Salgueiro, bolseiros do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, e das professoras deste centro, Marília Cid e Isabel Fialho.
Desenvolveram-se ainda, ao longo dos três dias, comunicações livres inseridas nos temas “Liderança e Autonomia”, “Liderança e Eficácia”, “Diferenciação Pedagógica”, “Sucesso e Insucesso”, “Aprendizagem e Avaliação”, “Monitorização e Eficácia”, “Escola-Família” e “Trabalho Colaborativo”.
O Congresso terminou com a apresentação do 3º Livro – Projeto Turma Mais e com a atribuição dos prémios aos alunos que ganharam o concurso “Capa do livro Turma Mais”.
Foram conferencistas no primeiro dia, provenientes dos Países Baixos, Bert Creemers, da Universidade de Groningen, que nos presenteou com a comunicação “An Approach to teacher and school improvement based on theory and research in educational effectiveness research” e Jaap Scheerens, da Universidade de Twente, com “School effectiveness research results and educational improvement strategies”.
No segundo dia tivemos o prazer de ouvir as comunicações de Javier Murillo, da Universidade Autónoma de Madrid, intitulada “De las Escuelas Eficaces a las Escuelas para la Justícia Social” e de Antonio Bolívar, da Universidade de Granada com “Eficacia Escolar y Cultura Profesional: La escuela como comunidade de aprendizaje profesional y eficacia en el aula”.
Dando voz ao painel “Políticas Educativas, autonomia da escola e modos de regulação”, foram comunicadores os professores David Justino, do Conselho Nacional da Educação, com “Culturas Escolares em Mudança: os resultados também contam!”, Almerindo Janela Afonso, da Universidade do Minho, com “Políticas de Accountability e Modelos de Gestão das Escolas” e João Barroso, da Universidade de Lisboa, com “A autonomia das escolas: diversidade, controvérsias e desafios”.
No final dos trabalhos deste dia os participantes foram presenteados com um momento cultural, precedido de uma receção, por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Évora, no salão nobre dos paços do concelho, onde se ouviram os Cantares Alentejanos e o enquadramento histórico daquele edifício, outrora termas de uma cidade romana.
O dia 23 foi reservado para o Seminário Nacional do Projeto TurmaMais, onde assistimos ao Painel “Boas Práticas” com testemunhos de professores de várias escolas do país. Helena Parreira, do AE Grândola, apresentou-nos “Avaliação formativa e feedback de qualidade. Contributos para a melhoria dos resultados escolares”; Corália Almeida e Henrique Coelho, da ES Águeda, mostraram-nos “A Organização da Escola na Promoção do Sucesso”; Maria de Fátima Soares, do AE Barreiro, defendeu “É ou não possível a TurmaMais no 1º ciclo?” e Carina Franco, do AE da Covilhã, elucidou-nos sobre “Projeto TurmaMais. Trabalho colaborativo e diferenciação para o sucesso”.
Foi ainda orador, na parte da manhã, o professor José Verdasca, da Universidade de Évora, com a apresentação “O projeto TurmaMais no contexto das políticas educativas de nova geração”.
Após o almoço realizou-se o Simpósio “Impactos organizacionais e pedagógicos do Projeto TurmaMais”, com as intervenções de Ana Cristóvão e Hélio Salgueiro, bolseiros do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, e das professoras deste centro, Marília Cid e Isabel Fialho.
Desenvolveram-se ainda, ao longo dos três dias, comunicações livres inseridas nos temas “Liderança e Autonomia”, “Liderança e Eficácia”, “Diferenciação Pedagógica”, “Sucesso e Insucesso”, “Aprendizagem e Avaliação”, “Monitorização e Eficácia”, “Escola-Família” e “Trabalho Colaborativo”.
O Congresso terminou com a apresentação do 3º Livro – Projeto Turma Mais e com a atribuição dos prémios aos alunos que ganharam o concurso “Capa do livro Turma Mais”.
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