terça-feira, 1 de julho de 2014

Agrupamento de Escolas de Pinheiro - Jornada de Partilha e Reflexão Insucesso, Inclusão e Inovação

O objetivo da inclusão não é apagar as diferenças, mas sim permitir que todos os alunos pertençam a uma comunidade educacional que valida e valoriza a sua individualidade. (Stainback,1994)

No dia 30 de Junho, no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro reuniu os seus principais agentes educativos e parceiros, num momento de reflexão, partilha e análise sobre o caminho percorrido durante o ano letivo 2013/2014. Este balanço em conjunto acentua, assim, a aposta numa cultura de cooperação e melhoria permanente.                                                                     
A Jornada deu voz aos responsáveis das principais ações/estratégias desenvolvidas que, durante o ano letivo, visaram, não só contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos, mas também para promover o caráter inclusivo do agrupamento através da aposta em práticas inovadoras. Organizada em quatro painéis que tiveram como referência os eixos contemplados no Plano de Melhoria, os oradores caraterizaram e apresentaram os resultados das ações, enunciando pontos positivos, fragilidades e sugestões de melhoria para o próximo ano.                                                                                            
Paralelamente, a Jornada contou com a participação e intervenção de elementos da Universidade Católica Portuguesa do Porto, a Prof. Dr.ª Cristina Palmeirão, Perita Externa do Agrupamento e o Prof. Dr. Joaquim Machado, responsável pela conferência “ A escola para o sucesso”. Contou ainda com as intervenções do Dr. Rodrigo Lopes - Vereador da Educação da Autarquia de Penafiel e de membros de outros Agrupamentos de Escolas TEIP como o Diretor do AE de Cristelo - Mário Silva, que abordou o tema da avaliação e monitorização escolar, e da Diretora do AE de Paço de Sousa - Irene Rocha, que moderou o painel dedicado à prevenção do abandono, absentismo e indisciplina.
Ficou evidenciado no Agrupamento de Escolas do Pinheiro que a construção da Inclusão está assente em três princípios: o trabalho colaborativo, o respeito pelo ritmo e a história de cada aluno, bem como a aposta em currículos construídos com os alunos que facilitem o processo de aprendizagem.

A EPIPSE felicita o Agrupamento pela iniciativa!


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