quinta-feira, 30 de abril de 2015

Programa Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A edição de 2015 deste programa conta com a colaboração do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ), das Direções Regionais da Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores e das Direções Regionais de Educação e de Juventude e Desporto da Região Autónoma dos Açores.

As atividades culminam com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

A sessão nacional relativa ao ensino básico realiza-se no Palácio de São Bento, nos dias 4 e 5 de maio, sob o tema "Combate ao Insucesso Escolar". Nos dias 25 e 26 de maio irá realizar-se a sessão nacional relativa ao ensino secundário, na qual se debaterá o tema "Ensino público e privado: que desafios?".

Congresso "No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global"

Congresso "No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global"

O Congresso “No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global” irá ter lugar nos dias 7 e 8 de maio de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O evento é uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e das Faculdades de Letras das Universidades de Coimbrade Lisboa e do Porto, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Efucação e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.

Este evento tem como desígnio propor uma reflexão, dedicada à comunidade científica e ao público em geral, sobre o significado e o papel das Ciências Sociais e das Humanidades no contexto geral da sociedade e do conhecimento.

O congresso propõe quatro abordagens dedicadas à reflexão e ao debate sobre o mundo global que habitamos: Sentir o Mundo, Conhecer o Mundo, Pensar o Mundo, Governar o Mundo. Cada um desses temas será introduzido por um conferencista, seguindo-se uma sessão, em mesa redonda, que reúne especialistas e cientistas de áreas disciplinares diferentes, aos quais se solicita que apresentem a sua perspetiva sobre o tema proposto.

A intenção é, a partir das contribuições das diversas áreas disciplinares, refletir conjuntamente sobre cada um desses temas, ilustrando a complementaridade e enriquecimento mútuo proporcionado por um diálogo transdisciplinar que inclua as ciências sociais e humanas.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em nocoracaodomundo@gmail.com

Festa das Estrelas

O NUCLIO  – Núcleo Interativo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove, nos dias 9 e 10 de maio de 2015, mais uma edição da FESTA DAS ESTRELAS, evento destinado à partilha de sucessos e experiências, entre professores e alunos, em projetos promovidos durante o ano letivo de 2014/2015.





Programa
Sábado, 9 de maio de 2015
TARDE – Casa das Histórias Paula Rego
  • 14h30 – 15h00
    •   Ano Internacional da Luz – Cosmic Light Awareness (Rosa Doran – NUCLIO)
  • 15h00 – 16h00
    • Trabalhos desenvolvidos por professores ao longo do ano letivo 2014/15
  • 16h00 – 16h30
    • Intervalo para café
  • 16h30 -17h00
    • Circo da Física com o Núcleo de Física IST
  • 17h00 – 17h30
    • Poluição luminosa e as aves marinhas  (Ana Isabel Fagundes – SPEA)
  • 17h30 – 18h00
    • Entrega de certificados de participação em atividades do NUCLIO
NOITE – Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), S. Pedro do Estoril
  • 19h00 – 21h00
    • Lanche ajantarado & Feira “Science on Stage”
  • 21h00 – 22h00
    • Café Ciência: “Design Universal para o Ensino – A luz do macro ao micro” (Pedro Abreu, Alan Bruce e Rosa Doran)
  • 22h00 – 23h30
    • Observação noturna do céu com telescópios (se as condições meteorológicas permitirem)
Domingo, 10 de maio de 2014
Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), S. Pedro do Estoril
MANHÃ
  • 10h00 – 11h30
    • Apresentação de ferramentas e cenários do projeto Inspiring Science Education (ISE): Science Center to Go (Doppler Effect / Benoulli), SIMaula (nova versão), LearnIT 3D (Light pollution and telescopes)
  • 11h30 – 12h00
    • Intervalo para café
  • 12h00 – 13h00
    • Palestra “Metodologia Inquiry no Ensino das Ciências” (Professora Cecília Galvão)
  • 13h00 – 14h30
    • ALMOÇO
TARDE
  • 14h30 – 16h00
    • Worshops promovidos por professores “Science on Stage”
  • 16h00
    • Speedy dating e Encerramento

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Concurso: imagem gráfica do Ministério Público

Concurso: imagem gráfica do Ministério Público

Na qualidade de órgão máximo do Ministério Público, a Procuradoria-Geral da República decidiu promover o lançamento de um concurso público com o objetivo de criar uma imagem gráfica para o Ministério Público (MP), que constitua o símbolo representativo deste órgão fundamental do Estado de Direito e seja suscetível de utilização em diversos contextos, suportes e dimensões, designadamente, no Portal web do MP e em outros sites departamentais ou temáticos do MP, no Sistema de Informação do MP (SIMP) e em outros sistemas e aplicações informáticas do MP, em documentos oficiais, ofícios, envelopes, formulários, cartões de visita, publicações, materiais de divulgação, produtos multimédia e outros.

O concurso é aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal que estejam interessados em participar.

Os pedidos de esclarecimento deverão ser feitos até ao dia 8 de maio. Para informação mais detalhada deverá ser consultada a página da Procuradoria-Geral da República.

A Antiga Igreja de São Julião: A arquitetura pombalina e o terramoto

A Antiga Igreja de São Julião: A arquitetura pombalina e o terramoto

Conhece a história da antiga igreja que mudou de quarteirão e chegou a ser a casa-forte? No cenário da antiga igreja de S. Julião fala-se do terramoto de 1755 e da reconstrução da Baixa, da reabilitação do património construído e da forma como a cidade contemporânea se conjuga com a arquitetura pombalina.

Visita com seminário para os alunos dos Ensinos Secundário, Profissional e Universitário, 4.ª, 5.ª e 6.ª feiras, às 10h30 e às 14h30, com a duração de 90 min., mediante inscrição prévia.


Sucesso Académico’15


Sucesso Académico’15

O Sucesso Académico constitui uma das linhas de ação identificadas na iniciativa “Melhoria da qualidade de gestão no âmbito do cumprimento das missões das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas” promovida pelo Ministério da Educação e Ciência através do Secretário de Estado do Ensino Superior.

Num contexto de partilha de experiências e de debate, o presente seminário será o ponto de partida para a construção de um projeto, que contará com o apoio do Ministério da Educação e Ciência. Este terá como principais objetivos a identificação de medidas de prevenção do abandono dos estudantes do Ensino Superior, especialmente daqueles que ingressam no 1.º ciclo de estudos pela 1.ª vez, e de possíveis ações de monitorização.

A ter lugar no Teatro Thalia, a 12 de maio de 2015.



terça-feira, 28 de abril de 2015

Expo Milano 2015

Expo Milano 2015

A Exposição decorrerá de 1 de maio a 31 de outubro de 2015 com o tema: "Alimentar o planeta, Energia para a Vida".

Em paralelo com o evento, a iniciativa Together In Expo 2015 (TIE2015), promovida pelo Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação italiano, pretende que todas as escolas de Itália e do mundo sejam protagonistas na Expo Milano 2015. Assim, será disponibilizado em espaço digital para ser publicado, material educacional, contribuições e histórias desenvolvidas à volta da temática.

Esta iniciativa dirige-se a professores e alunos que desejem participar neste desafio digital para que, todos juntos, descubram as fronteiras e as diferenças para uma cultura alimentar sustentável e possa ser partilhado e divulgado através de testemunhos reais e pessoais.

1as Jornadas sobre Proteção à Infância e Juventude

1as Jornadas sobre Proteção à Infância e Juventude

As “1as Jornadas sobre Proteção à Infância e Juventude” têm lugar nos próximos dias 15 e 16 de maio e são organizadas em parceria pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), no âmbito das comemorações dos 25 anos sobre a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança e sua consequente ratificação por Portugal.

Estas jornadas destinam-se a Educadores, Professores, Psicólogos, Técnicos de Ação Social, Assistentes Técnicos, Assistentes Administrativos e Comunidade Educativa e têm como objetivo primordial sensibilizar os educadores em geral e os profissionais da Educação em particular, para os desafios inerentes à proteção da infância e da juventude.

A conferência inaugural contará com a presença do palestrante o Sr. Meritíssimo Juíz Conselheiro Jubilado e Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, Álvaro Laborinho Lúcio.


OPEN DAY 2015

OPEN DAY 2015

Decorre no dia 19 de maio, entre as 9h00 e as 13h00, o Open Day da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Este é um dia de abertura e aproximação desta instituição aos alunos das escolas secundárias. As inscrições para a participação neste evento realizam-se até ao dia 7 de maio.


A relevância da Bio e Geodiversidade dos ecossistemas árticos e subárticos da Islândia

A relevância da Bio e Geodiversidade dos ecossistemas árticos e subárticos da Islândia

A Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) tem abertas inscrições para a ação de formação "A relevância da Bio e Geodiversidade dos ecossistemas árticos e subárticos da Islândia".

Esta acção, na modalidade de Curso de Formação, terá lugar de 15 a 23 de agosto de 2015, na Islândia, e encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. É dirigida aos docentes dos grupos 230, 420 e 520. Inscrições até 1 de maio.


II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico

II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico

O II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico (SIPC) 2015 irá realizar-se nos dias 8 e 9 de maio na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

No I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico saiu reforçada a importância do Pensamento Crítico no contexto educativo, alicerçada na crescente valorização das soft skills, na formação individual, na realização profissional e na cidadania consciente. Deste modo, os membros do Grupo webPACT, em parceria com o LabDCT/CIDTFF da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, propõem-se realizar, em Vila Real, o II Seminário Internacional focado no Pensamento Crítico e a sua relevância no ensino e aprendizagem, abarcando todos os ciclos de Ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior) e diferentes áreas disciplinares. Importa consolidar o diagnóstico sobre as abordagens/experiências adotadas em diferentes instituições de ensino e traçar agendas conjuntas de trabalho e de investigação nesta área.

Assim, o SIPC 2015 tem os seguintes objetivos:

  • Contribuir para o aprofundamento da investigação sobre o Pensamento Crítico em Portugal e noutros países;
  • Partilhar as estratégias de intervenção desenvolvidas para a formação e desenvolvimento do Pensamento Crítico;
  • Estabelecer uma agenda de investigação e formação na área;
  • Consolidar a rede de investigadores e formadores sobre o Pensamento Crítico.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Newsletter nº6 Agrupamento de Escolas Santo António - Barreiro

O Agrupamento de Escolas de Santo António - Barreiro acaba de publicar a sua newsletter nº6, correspondente ao mês de abril.
Esta edição retrata a intensa atividade do Agrupamento.
A publicação está disponível através do link:
https://drive.google.com/file/d/0B9PQokqc22GpOG1wT1Q0czRYQk0/view?usp=sharing




Concurso "Uma aventura Literária 2015" - Agrupamento de Escolas de Paredes

Aos alunos do 4.º D, da professora titular de turma da Escola Básica de Mouriz (CE), Carla Teles, do Agrupamento de Escolas de Paredes, foi atribuído o 2.º Prémio no Concurso Uma Aventura Literária 2015 promovido pela Editorial Caminho. Esta editora recebeu 10 278 trabalhos, individuais e de grupo, de centenas de escolas do ensino básico e secundário de todo o país.


No dia 2 de junho, estes alunos irão participar na cerimónia pública de entrega dos prémios, que contará com a presença das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada



DIA ABERTO no Agrupamento de Escolas de Marrazes

O Agrupamento de Escolas de Marrazes comemorou o seu DIA ABERTO no passado 11 de abril. A participação neste evento contou com 1300 participantes, um recorde de participação.

O vídeo sobre o evento está disponível no vídeo que se encontra online e disponível através do link:



Agrupamento de Escolas de Paredes- Selo de Escola Voluntária

O Agrupamento de Escolas de Paredes conquistou o Selo de Escola Voluntária pela segunda vez consecutiva.


No próximo dia 30 de abril o Agrupamento deslocar-se-à a Lisboa para receber a menção.




O grande explorador Vasco da Gama

O grande explorador Vasco da Gama

Que razões terão levado D. Manuel a escolher Vasco da Gama para capitão-mor da armada cuja missão era descobrir o último troço do caminho marítimo para a Índia? Que peripécias terá vivido tão intrépido explorador?

A Fundação Oriente convida os jovens dos 6 aos 12 anos a descobrir quem foi o descobridor imortalizado n’ Os Lusíadas, nas oficinas a realizar dias 2 e 16 de maio. As inscrições decorrem até 27 de abril e 11 de maio, respetivamente.

Concurso de Fotografia: “Luz em flash”

O concurso “Luz em Flash”, organizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, surge no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015 (AIL 2015) – resultante da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO –, que pretende evidenciar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade.
Este concurso decorre em Portugal e nos restantes estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem por objetivo a produção de fotografias que mostrem o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a dia. As fotografias deverão evidenciar uma das quatro dimensões da luz: ciência, tecnologia, natureza e arte/cultura; o prazo de envio das mesmas, em formato digital, bem como da ficha de inscrição, é o dia 10 de maio.

“Ler em Todo Lado” com as Bibliotecas de Lisboa

“Ler Em Todo Lado” é a proposta das Bibliotecas de Lisboa (BLX) para o mês de abril. Este projeto convida os cidadãos a ler nas bibliotecas, nas livrarias e na rua, através de atividades como maratonas de leitura, apresentações de livros, venda de livros com descontos, conferências e debates, leituras encenadas, horas do conto, oficinas para os mais pequenos ou exposições. A iniciativa “Ler Em Todo Lado” pretende disseminar a leitura pelas ruas de Lisboa, mas também pelo país, num mês em que se celebra o Livro e os 41 anos do 25 de Abril.

Destaque para a exposição As Palavras não Cabem nos Livros, até ao dia 30 de abril, no Mercado de Campo de Ourique. Numa parceria com a Escola Artística António Arroio, trata-se de uma intervenção visual e performativa neste espaço da cidade de Lisboa, na qual os alunos associam imagens produzidas em serigrafia, fotografia, desenho e colagem, a frases de autores maiores da literatura universal.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Escola Inclusiva

A turma 10ºA do Agrupamento de Escolas António Arroio, no âmbito da construção/promoção de uma sociedade inclusiva desenvolveu uma série de atividades, dando uma outra visão da educação/ensino especial.

Em:  


poderá assistir ao resultado de todo o trabalho desenvolvido!












Mais informações em:

Hora do Sol Saudável

Hora do Sol Saudável

A Direção-Geral da Educação apoia o projeto de caráter pedagógico denominado a “Hora de Sol Saudável” – uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro junto da comunidade escolar, mais precisamente dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico – público e privado – que irá decorrer no último período do ano letivo de 2014/2015 e premiará os três melhores trabalhos realizados no âmbito deste concurso.

Dia Mundial do Livro: "Wu Song Mata um Tigre"

Dia Mundial do Livro: "Wu Song Mata um Tigre"
Em comemoração do Dia Mundial do Livro, o Museu do Oriente apresenta a encenação para teatro de sombras deste conto chinês do século XVII, numa tradução original para português. Como se fez Wu Song senhor de tamanha valentia que o levou a percorrer, à noite e sozinho, a floresta onde espreitava o perigoso felino?

Uma história para maiores de 6 anos, acompanhados por um adulto, que terá lugar sábado, dia 25 de abril, às 11.00.

Dia Mundial do Livro: “Nas tuas mãos, leitor, entrego a minha história”

Dia Mundial do Livro: “Nas tuas mãos, leitor, entrego a minha história”
A Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu comemora este ano o Dia Mundial do Livro com uma feira de troca de livros e a distribuição de livros usados em vários locais da Escola.
O objetivo é dar nova vida aos livros que perderam utilidade para quem os possui. Para além da feira de trocas, os membros da comunidade escolar são convidados a percorrer as salas da biblioteca, os bares e salas de convívio e os corredores da Escola e aí encontrar um livro usado. O livro encontrado terá sempre a mensagem “Nas tuas mãos, leitor, entrego a minha história”.
Estas iniciativas têm por base a recolha de livros que a Biblioteca levou a cabo nas últimas três semanas, junto de alunos, professores, funcionários e antigos alunos.

A feira de trocas e a distribuição de livros decorrem até 24 de abril, entre as 09h00 e as 17h30.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Agrupamento de Escolas de Paredes

O Agrupamento de Escolas de Paredes irá comemorar o Dia do Agrupamento, subordinado ao tema Descobrimentos – Encontro entre Culturas. Este evento decorrerá no próximo dia 29 de Abril, a partir das 14h30 na sede do Agrupamento.
Os convidados terão oportunidade de assistir à simulação do batismo de uma caravela, bem como, tomar contacto com artes, culturas, alimentação e rituais das regiões por onde os navegadores portugueses estabeleceram uma maior proximidade.

Haverá também, entre muitas, uma tenda dedicada à cartografia e instrumentos de orientação, tão importantes para o sucesso dos nossos navegadores.



terça-feira, 21 de abril de 2015

Projetar o Futuro com Arte nos Dias da Música - 2015

Projetar o Futuro com Arte nos Dias da Música - 2015
Tema - "Luzes, Câmara... Música!"
O evento Projetar o Futuro com Arte integrado no festival Dias da Música, que ocorre no Centro Cultural de Belém durante o mês de abril, resulta de uma parceria entre a ANQEP, I.P. e o CCB. Consiste numa programação de concertos executados por alunos que frequentam cursos do ensino artístico especializado de música e cursos profissionais de música e são provenientes de escolas públicas, particulares e profissionais de todo o país.
A temática dos Dias da Música 2015 - "Luzes, Câmara... Música!" evidencia a importância da música no cinema. Este desafio resultou numa programação diversificada, com obras de cerca de 53 compositores, na qual têm preponderância as obras especialmente compostas para bandas sonoras de filmes.
Ocorrerão 12 concertos em diferentes espaços do CCB, um no Grande Auditório, assegurado pelos alunos das escolas públicas de ensino artístico especializado de música, sete na Sala Amália Rodrigues e quatro no Coreto a cargo de alunos de escolas de ensino artístico especializado e de escolas profissionais de música:
Grande Auditório
- 24 de abril: 12h45;
Sala Amália Rodrigues
- 25 de abril: 14 horas, 16 horas, 18 horas e 20 horas;
- 26 abril: 15horas, 17 horas e 19 horas;
Coreto
- 25 de abril: 17 horas e 19 horas;

- 26 de abril: 16 horas e 18 horas.

10.º Aniversário eTwinning

10.º Aniversário eTwinning

No dia 7 de maio será comemorado, em Portugal e em 38 países europeus, o 10.º aniversário do projeto eTwinning.
À semelhança do que acontece a nível europeu, as escolas portuguesas estão convidadas a participar nas atividades eTwinning. Todos os professores que realizarem qualquer uma das atividades (europeia ou nacional) ficarão habilitados a participar na Conferência Anual eTwinning, em outubro de 2015, em Bruxelas.
A escolha do/a professor/a será realizada por sorteio, no dia 3 de julho, pelos membros do Serviço Nacional de Apoio (SNA). Serão elegíveis a sorteio os professores que participaram em atividades, tanto a nível nacional como europeu, no âmbito do 10.º aniversário eTwinning, e que tenham dado conhecimentos das mesmas ao SNA (etwinning@dge.mec.pt).

Os trabalhos submetidos serão divulgados nos canais do eTwinning.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Educar na e para a diversidade: Tecnologias de Apoio para a Inclusão (TAI)

Educar na e para a diversidade: Tecnologias de Apoio para a Inclusão (TAI)

Organizado em cinco seminários, decorrerá entre 15 de abril e 3 de junho de 2015, em Lisboa, o ciclo Educar na e para a diversidade: Tecnologias de Apoio para a Inclusão, no auditório da Escola Sede do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Escola Secundária D. Dinis.

Enquanto fórum transdisciplinar de discussão, este ciclo tem como público alvo educadores, professores, psicólogos escolares e outros agentes educativos, pretendendo reunir especialistas, investigadores, professores ou outros profissionais que debatam as TAI em contexto escolar, em Portugal, discutindo e partilhando conhecimentos e práticas.

O primeiro Seminário realizar-se-á no próximo dia 15 de abril, das 16h30 às 20h30, sob o tema “TAI: Espectro da comunicação”.

Seminário "Formação Inicial de Professores"

Seminário "Formação Inicial de Professores"

A ter lugar no dia 29 de abril, na Universidade do Algarve, este seminário tem como objetivo traçar o panorama da formação inicial de professores em Portugal, tendo como referência alguns estudos recentes, de modo a identificar constrangimentos, a perspetivar alternativas que permitam assegurar a eficácia da formação dispensada e a garantir que o sistema acolhe os melhores professores.

A formação inicial será abordada a partir de três eixos: o curricular, o organizacional e o do acesso à profissão. A situação nacional será, sempre que possível, analisada à luz dos referenciais internacionais e comparada com a de outros países. O atual quadro da formação de professores sugere um conjunto de questões que poderão orientar a nossa reflexão:

• Que saberes poderão garantir um bom desempenho profissional?
• Que modelos de formação respondem melhor às necessidades da profissão?
• Como integrar a prática da sala de aula nos programas de formação?
• Como formar e recrutar os melhores professores para o exercício da profissão?


"Escola Aberta"

"No próximo dia 20 de abril irá realizar-se o evento: "Escola Aberta", na escola sede do Agrupamento de escolas de Resende. Durante este dia, a Comunidade poderá visitar a Escola Secundária de Resende, participando na II Feira de Produtos Agrícolas, cujas verbas auferidas se destinam a ações de solidariedade social, e na I Feira da Saúde, onde poderá realizar, gratuitamente, os rastreios cardiovascular, ótico e auditivo. Para além dos rastreios, estarão disponíveis nesta feira produtos biológicos (chás terapêuticos); medicina tradicional chinesa, consultas promovidas pelas termas de Caldas de Aregos, Infusões SPA, Fito...surpresa e sabonetes de Aregos. Ainda uma referência à II Feira de produtos agrícolas, na medida em que esta iniciativa se contextualiza numa atividade do projeto "Pensar, agir e mudar" promovido pelos alunos do 10ºA, no âmbito do programa Young Volunteam - voluntariado e empreendedorismo social nas escolas, cuja iniciativa é da responsabilidade da Caixa Geral dos Depósitos, em conjunto com a Sair da Casca e a Entreajuda, e com a chancela da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência e com o apoio do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia e da SEA – Agência de Empreendedores Sociais. Simultaneamente, estarão a decorrer outras atividades como laboratórios abertos e exposições de trabalhos de alunos."
- Carla Costa


Educação Especial

Ciclo de Conferências em Educação Especial

Até ao próximo mês de junho, a CERCIOEIRAS promove um Ciclo de Conferências no âmbito da Educação Especial.

Este conjunto de conferências terá lugar nos Auditórios dos Agrupamentos de Paço de Arcos e de Carnaxide, entre as 17:30h e as 20:00h, com a seguinte programação:

• Prevenção dos Maus-Tratos em Pessoas com Deficiência: dia 21 de abril;
• Prevenção dos Maus-Tratos: 22 de abril;
• Saúde Mental - Papel, Intervenção e Saúde dos Profissionais e Famílias: 26 e 27 de maio;
• Sexualidade em Crianças e Jovens com NEE: dias 2 e 3 de junho;
• Ética e Deontologia na Educação Especial: dias 23 e 24 de junho.

As inscrições fazem-se obrigatoriamente online e a participação é gratuita.

“Os arquivos da educação. Tentativa de definição de uma política arquivística”

Conferência – “Os arquivos da educação. Tentativa de definição de uma política arquivística”

Esta conferência, promovida pelo Entre Arquivos em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares / Direção de Serviços da Região do Algarve, terá lugar no dia 18 de abril, na EB 2,3, Dr. José de Neves Júnior, em Faro, das 15h às 17h e será proferida pelo Dr. Miguel Infante, Diretor de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência. Insere-se num Ciclo de Conferências na área da arquivística, a realizar no Algarve.

A entrada é livre e será emitido certificado de frequência.

2YOUNG2FAIL

Recolha de boas práticas: 2YOUNG2FAIL
A Prevenção do abandono escolar precoce é uma das grandes prioridades das Escolas TEIP. Assim, com o objetivo de ajudar, partilhando conhecimentos/experiências, divulgamos este projeto internacional (2YOUNG2FAIL) que poderá auxiliar a encontrar soluções/ideias para o combate a esta adversidade que atinge as escolas e, consequentemente, o país.
Encontram-se a trabalhar neste projeto algumas instituições nacionais: a Fundação Calouste Gulbenkian, o Agrupamento de Escolas José Saramago e o Instituto Politécnico de Setúbal.
Mais informações em:



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Congresso Nacional "Uma Educação a pensar no futuro" - 8, 9 e 10 de julho

Congresso Nacional "Uma Educação a pensar no futuro" - 8, 9 e 10 de julho

O Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva (Casal de Cambra, Sintra) está a organizar um Congresso Nacional intitulado "Uma Educação a pensar no futuro" que decorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho no Centro Cultural Olga Cadaval e em outros espaços históricos da zona de Sintra.





Mais informações e inscrições em:

terça-feira, 14 de abril de 2015

SEMINÁRIOS TEIP – Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar “porque nem toda a gente precisa de batata!”

SEMINÁRIOS TEIP – Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar
“porque nem toda a gente precisa de batata!”

Educar é, se procurarmos o étimo do termo, conduzir. Conduzir, defendemos, no caminho do Bem, em vista à realização plena e harmoniosa do indivíduo. Ora, olhando a realidade, não só a portuguesa mas, ousamos dizer, a dos países europeus, parece-nos que esta viagem não está a atingir o destino ideal…
O que observamos, e muitos e diferentes teóricos o provam com trabalhos científicos, é que a Escola, logo o responsável primeiro pela Educação formal, parece longe de conseguir orientar os jovens, pelo menos muitos deles, no sentido da sua realização plena e harmoniosa.
As fileiras do abandono escolar engrossam e, quase a par, as retenções não param de existir. Colocam-se, então, muitas questões, queremos que orientadoras desta viagem de êxito social: - Porque não consegue a Escola o sucesso de todos os alunos? O que falha na Escola de hoje? O que fazer para modificar uma realidade que, sem dúvida, para além de incómoda é dolorosa? Responder, ou tentar fazê-lo…, daria, com certeza, um tratado! Mas, conscientes das limitações, e seguros de que qualquer grande viagem se inicia sempre com um pequeno passo, o CEFOPNA (centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano), entendeu como urgência a construção de um mapa de propostas para apoiar, e facilitar, a chegada ao destino desejável. Assim, defensores que somos da partilha de saberes, dos tempos de reflexão/ação como fazedores de mudança, procedemos à realização de dois Seminários TEIP, ambos sob o tema  – Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar , um a ter lugar em Portalegre, outro em Elvas, onde se pudessem ouvir propostas, partilhar saberes, questionar processos e ousar mudanças.
Confessemos, nesta cumplicidade intimista que a escrita permite, que havia alguns receios da nossa parte. Como reagiriam as Escolas, como viveriam os colegas estes desafios? As salas cheias, o entusiasmo e a qualidade das intervenções deram-nos a resposta: - Valeu a pena!
No dia 16 de fevereiro, uma segunda-feira de Carnaval que deixou de lado a máscara, o auditório do Museu de Tapeçarias de Portalegre Guy Fino encheu-se com a vontade e disponibilidade dos docentes que vieram de muitos locais. O TEIP o Agrupamento nº 1 de Portalegre, dirigido pela educadora Cristina Santos, mostrou o trabalho desenvolvido, acolheu sugestões e propostas de qualidade. Sem dúvida, destacou-se neste dia a participação do Professor Doutor Joaquim de Azevedo que, num discurso fluido e realista, mostrou a ineficácia e desajustamento de algumas das medidas existentes no combate ao insucesso. O desafio lançado aos professores foi o da inovação pela diferença: - É preciso fazer. Mas de forma diferente! Sobretudo, cremos, é preciso encarar cada aluno como ser singular, com necessidades específicas e anseios particulares. Perdoem-nos a metáfora “roubada” ao professor Joaquim de Azevedo, mas lembremo-nos que nem todos os alunos gostam (ou precisam) de batata… Há quem só precise de alface!
Foi já com maior segurança, mais confortados com a experiência de Portalegre, que avançamos para o Seminário realizado em Elvas, no dia 26 de março. Aqui, com a colaboração indispensável e valiosa do TEIP do Agrupamento número 1 de Elvas, dirigido pelo professor Ângelo Garcia, mais uma vez o auditório se encheu de professores que, sendo-o de facto, se preocupam com os desafios que a profissão cada vez mais coloca. De destacar, cremos, sem desprimor para todas as outras relevantes intervenções, a intervenção do Professor Doutor José Verdasca, ele mesmo perito externo (amigo crítico) de TEIPs, e a colaboração da Equipo de Comunidades de Aprendizage de Extremadura, Badajoz, relatando experiências de possíveis.
Foram dois dias de muito trabalho. Talvez, pensamos, dois dias com repercussões determinantes de diferentes saberes no quotidiano das escolas que participaram.
Olhando para o esforço despendido, para o trabalho realizado, para o investimento feito, resta-nos concluir, parafraseando Fernando Pessoa:
Tudo vale a pena
Para que não haja almas pequenas!
CEFOPNA

2015




“(Des)Construir a Escola Inclusiva”

No âmbito da temática “(Des)Construir a Escola Inclusiva”, o Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago, de Setúbal, irá promover o I Encontro de Educação Especial, no dia 27 de abril  de 2015.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a questão da deficiência, promovendo a reflexão e a discussão.

Este Encontro decorrerá no Auditório da Sede do Agrupamento 
(Escola Básica e Secundária Ordem de Sant´Iago - Bela Vista TEIP fase III).

Mais informações: 
265739703
aveosbelavista@gmail.com




segunda-feira, 13 de abril de 2015

Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje


Supervisão, Liderança(s) e Avaliação:
realidades, tendências e desafios na escola de hoje

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
30 de maio | 9h – 18h | Anfiteatro
6 de junho | 9h-13h

Este Encontro coloca no centro da discussão alguns dos principais temas no âmbito da supervisão, liderança e avaliação e que têm marcado a agenda educativa e orientado as políticas públicas dos últimos anos, em Portugal, temas esses que estão consagrados nos discursos legais e têm vindo a ter influência na vida das escolas e nas práticas dos professores. Atento a esta realidade, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE) tem conduzido investigação e promovido cursos pós-graduados sobre supervisão, desenvolvimento profissional e identidade dos professores, organização, gestão e liderança das escolas. É, neste contexto, que surge o Encontro “SLiA - Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje”, com o intuito de promover o debate e a reflexão sobre esta temática, dando voz a todos os que queiram participar nesta jornada de trabalho. Ao longo destes dias teremos a presença de duas das mais reconhecidas especialistas neste campo do conhecimento, Isabel Alarcão e Maria de Fátima Chorão Sanches, e a divulgação de alguns dos trabalhos de investigação realizados no IE, bem como de iniciativas promovidas nas escolas sobre as temáticas do evento

Mais informações:

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Quinzena da Educação em Vila Nova de Famalicão

Quinzena da Educação em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove, entre os dias 6 e 29 de abril de 2015, a “Quinzena da Educação”. A iniciativa pretende ser uma montra do trabalho realizado pelas escolas, que, por iniciativa municipal, se abre à comunidade, numa interação que se pretende profícua e duradoura.

A iniciativa conta com um conjunto diversificado de atividades, com destaque para as seguintes:

• Champimóvel – Uma Viagem através do Corpo Humano – de 6 a 10 de abril, no Parque da Devesa;
• MOTE - Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão – de 13 a 17 de abril, na Casa das Artes;
• Mostra de Oferta Formativa - de 13 a 17 de abril, no Centro Cívico de Vila Nova de Famalicão;
• Seminário “Era dos Ecrãs” no Sucesso Educativo - 17 de abril, no Auditório da Cespu;
• Encontro de Rede Eco Escolas - 22 de abril, na Casa do Território- Parque da Devesa;
• Encontro Concelhio das Associações de Pais – 24 de abril, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco;
• Workshop "Aprendizagem ou Choque Intercultural na Escola?" - 29 de abril, Casa do Território- Parque da Devesa.

Seminário "Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Contextos e Desafios"

Seminário "Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Contextos e Desafios"

O alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano ou aos 18 anos de idade constitui uma etapa relativamente recente no sistema educativo português. A sua implementação tem suscitado um conjunto significativo de comentários e preocupações, muitos dos quais foram assinalados em documentos e reflexões produzidos no âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Este Seminário pretende identificar e refletir sobre as várias dimensões desta problemática e assinalar problemas e desafios, nomeadamente:

• Equidade e sucesso e inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
• Mobilização social para o sucesso educativo;
• Diferenciação de percursos e aprendizagens;
• Orientação escolar e profissional/decisão;
• Organização escolar.

A ter lugar no dia 13 de abril, no auditório do CNE.

6.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente

6.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente

A Universidade Lusíada de Lisboa organiza, nos dias 22 e 23 de abril de 2015, o 6.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, sob o tema "Tecnologia e Criatividade".

Este congresso tem como principal objetivo promover o debate entre investigadores e outros profissionais especialistas nas áreas da psicologia, das engenharias, das informáticas, da saúde e da educação, nomeadamente na definição de conceitos, nas suas implicações pessoais, interpessoais e sociais e na aplicabilidade prática da tecnologia e da criatividade no trabalho com diferentes populações e problemáticas.

Roadshow do Ensino e Formação Profissional 2015

Roadshow do Ensino e Formação Profissional 2015

Com o objetivo de promover o ensino profissional e de divulgar as ofertas de educação e formação profissionalizantes disponíveis para os jovens, após conclusão do 9.º ano de escolaridade, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove o roadshow do Ensino e Formação Profissional, sob o lema "Projeta o teu futuro".

Em cada uma das paragens deste roadshow será desenvolvida uma mostra de ensino profissionalizante, integrando um stand âncora da responsabilidade da ANQEP. Além disso, em cada espaço destinado à mostra de ensino profissionalizante, estão ainda previstas demonstrações ao vivo de projetos realizados no âmbito dos cursos profissionalizantes por alunos/formandos desses mesmos cursos, atividades de animação itinerante e outras de cariz mais performativo, tais como dança, teatro, música, entre outras.

Consulte os locais e datas do Roadshow do Ensino e Formação Profissional na página eletrónica da ANQEP.

Concurso de Fotografia: “O nosso Futuro está sobre a Mesa”

Concurso de Fotografia: “O nosso Futuro está sobre a Mesa”

A alimentação desempenha um papel central na vida familiar e social, moldando a identidade e a cultura de cada povo.

Ao lançar este concurso, o Comissário Europeu responsável pela Cooperação Internacional para o Desenvolvimento declarou: "A alimentação é algo que damos por garantido aqui na UE, mas é importante recordar que a fome afeta ainda diariamente uma em cada nove pessoas. Queremos ver os desafios associados à sustentabilidade alimentar e nutricional pelos olhos das novas gerações. Aguardo com interesse a visão criativa dos jovens e espero que tal também nos permita ter uma imagem que reflita com mais exatidão as preocupações e prioridades das futuras gerações quanto a alimentação, nutrição e desenvolvimento sustentável."

O concurso está aberto aos jovens dos 15 aos 25 anos, podendo os interessados em participar submeter, até 10 de abril de 2015, o número de fotografias consagradas ao tema que quiserem. As cinco fotografias e legendas dos seis continentes que reúnam mais votos do grande público serão submetidas a um júri, que selecionará os seis finalistas. Os finalistas serão convidados a assistir às Jornadas Europeias do Desenvolvimento (Bruxelas, 3-4 de junho de 2015), onde as suas fotografias serão expostas.