Com vista à inclusão do tema do Tráfico de Seres Humanos (TSH) no sistema educativo, a medida 20 do III PNPCTSH apela à participação das escolas (ensino básico e secundário) através da elaboração de projetos sobre as diferentes formas de TSH.
Considerando que constitui uma das formas mais graves de violação dos Direitos Humanos, os projetos deverão contemplar uma abordagem centrada na educação para a cidadania. Por conseguinte, a ação pedagógica e preventiva, junto das crianças e dos jovens, de consciencialização sobre a gravidade do crime de TSH, visa também contribuir para a sua formação enquanto pessoas responsáveis e solidárias, capazes de exercer os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito crítico e democrático.
No site da Direção-Geral da Educação reservado ao tema foi criado um espaço destinado à divulgação e partilha de projetos.
Os projetos a divulgar deverão estar enquadrados nos Termos de Referência dos Projetos sobre Diferentes Formas de Tráfico de Seres Humanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário