sexta-feira, 25 de novembro de 2016

(In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção*

Modelo integrado de atuação do Agrupamento de Escolas de Frazão
 
No âmbito do programa de apoio ao desenvolvimento dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP, a Universidade Católica do Porto editou um e-book sob o tema “Promoção do Sucesso Educativo” que reúne um conjunto de artigos, que revelam um horizonte de possibilidades de sucesso.

O Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, deu o seu contributo apresentando o projeto “SER – Segurança, Envolvimento e Responsabilidade” que procura dar resposta à gestão de fenómenos relacionados com a indisciplina através de um modelo de atuação integrado e sustentado neste âmbito.

O presente artigo faz um breve trajeto de sistematização das manifestações aos contextos da indisciplina, passando pela atuação tradicional reativa e punitiva, finalizando com a apresentação do modelo de promoção de comportamentos positivos assente numa abordagem multinível que é, sobretudo, um modelo integrado de atuação de escola.

*Marisa Carvalho, Victor Rosário, Paula Alão, Mário Cerqueira, Marta Martins e Joaquim Magalhães
 

Sem comentários:

Enviar um comentário