Desenvolvimento intelectual, psicossocial e moral das crianças
e jovens
Seguem-se
sete dicas para ajudar o
desenvolvimento intelectual, psicossocial e moral, a partir das teorias de
Piaget, Erikson e Kohlberg.
i)
Desenvolver o raciocínio através de jogos
O
recurso a enigmas e charadas, que implicam a formulação de hipóteses
e a
criação de conjeturas, poderá ajudar a criança a abstrair-se
do real,
a lidar com noções abstratas e a dominar mais facilmente as
operações
formais, de importância vital para a resolução de alguns problemas
de
Matemática e para o estabelecimento de relações entre as
várias
matérias curriculares.
ii)
Preparar debates em contexto familiar
Em
casa, é importante que o educador fale com o seu filho sobre questões
do
âmbito moral, social, filosófico, para levá-lo a partilhar os seus
pontos
de vista e a alargar os limites do seu mundo, interessando-se pelo seu meio e
pelo Outro.
iii)
Os pais deverão ajudar a criança a
aumentar a sua autoestima.
É
fundamental acompanhar a criança no seu percurso escolar, incentivando-a,
reforçando os seus êxitos, acompanhando-a nos seus problemas, para ajudá-la a
construir uma auto-imagem positiva.
iv)
É importante perceber que a procura
da identidade implica independência, confusão e insegurança.
Ao
entrar na adolescência, o jovem entra numa crise, cuja resolução é a procura do
Eu. Esta fase não é fácil, poderá gerar conflitos. O educador deverá estar
ciente das agruras deste caminho de busca, de insatisfação, para melhor lidar
com ele.
O
desenvolvimento moral constitui um processo lento e complexo, cujos avanços
dependem das operações dos estádios anteriores. Contudo, podem indicar-se
alguns conselhos para o seu estímulo:
v)
Criação de comunidades justas.
Os educadores,
em casa, poderão implementar sistemas de gestão partilhada
e
distribuição de responsabilidades, dividindo, por exemplo, as tarefas
domésticas.
vi)
Organização de reuniões para discussão de
dilemas morais.
O
debate e o confronto
de pontos de vista ajudarão a
criança a desenvolver o seu juízo moral.
vii)
Indicação de livros que apelem para um
desenvolvimento moral adequado ao nível dos leitores.
Livros
como o Diário de Anne Frank, ou as fábulas de La Fontaine fomentam o debate
moral e o crescimento interior.
José
Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
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