Todo o homem recebe duas
espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros e, muito mais importante, a
que ele dá a si mesmo.
Gibbon
Pequenas
estratégias poderão ajudar o seu filho a ser, progressivamente, mais autónomo e
responsável. Experimente-as. Vai ver que os resultados valerão a pena.
A
AUTONOMIA poderá ser considerada
a capacidade de tomar decisões de um modo, livre e consciente. Isto implica:
Um
conhecimento de si mesmo
Ser
autónomo envolve ter a consciência das próprias capacidades e das limitações,
conhecimento necessário para uma ação sustentada.
Confiança
em si mesmo
Só é
autónomo quem acredita nas suas possibilidades, quem tem uma autoestima
positiva, que lhe permite sentir a possibilidade de atingir os objetivos
propostos.
Capacidade
de previsão
À ação
autónoma está subjacente uma capacidade de representar mentalmente as
consequências da ação que se pretende realizar.
Conselhos
para ajudar o seu filho a desenvolver autonomia
i)Manter
um diálogo constante entre os membros da família, ajudando os mais novos a conhecerem-se melhor, a apresentarem os seus pontos de vista, a explicarem as suas opiniões. A atuação de um colega na escola, um debate na televisão, a leitura de um livro poderão ser a base para a conversa.
ii)Elogiar
os pequenos sucessos do dia-a-dia, centrando a atenção na capacidade demonstrada para realizar determinada tarefa e no empenho dedicado a essa atividade.
Graças
ao teu trabalho, já consegues escrever muito melhor.
iii) Ajudar
a criança ou o jovem a antecipar as consequências de determinada ação. Um modo
divertido de concretizar esta proposta é
parar um filme, uma série de desenhos animados, ou a leitura de um livro num determinado momento e pedir aos mais novos para imaginar o que
se vai seguir.
iv)Proporcionar
atividades que conduzam à autonomia, como a gestão da semanada, a escolha da
própria roupa, a atribuição de algumas tarefas domésticas,
como pôr a mesa, ou o envolvimento nas questões da
casa,
como por exemplo, a necessidade de poupar água.
v)Dar
tempo aos mais novos para conseguirem desempenhar as suas funções. Por exemplo,
acordar um pouco mais cedo de manhã, para permitir à criança ser ela própria a
fazer as suas tarefas, como escovar os dentes, pentear o cabelo, arrumar as
suas coisas antes de sair.
A RESPONSABILIDADE varia, naturalmente,
com a idade mas assenta na capacidade de escolhermos de modo autónomo e consciente as nossas ações e assumirmos as consequências dos nossos atos. Implica assim um grande respeito por nós próprios e pelos outros.
Envolve
um complexo processo de reflexão e decisão.
•Ter
consciência da situação.
•Refletir
sobre ela.
•Prever
possíveis ações.
•Selecionar/pôr
de parte algumas ações, tendo em vista as consequências que acarretam.
•Optar
de modo voluntário.
•Realizar
a ação.
•Assumir
as suas consequências a curto e a longo prazo.
O
desenvolvimento da responsabilidade do seu filho pode ser trabalhado em
diversas áreas da sua vida:
O corpo
O seu
filho deverá começar a ter responsabilidades progressivas no cuidado com o seu
corpo e com a sua imagem, por exemplo, no que diz respeito à higiene pessoal, à
sua alimentação, às horas de sono de que necessita; ao controlo de substâncias
nocivas, como o álcool ou o tabaco, à adequação do que veste ao contexto, etc.
Administração
dos seus bens
Os mais
novos deverão responsabilizar-se, por exemplo, pela gestão do dinheiro que
recebem e, mais tarde, pela administração da semanada ou mesada. O mesmo se pode dizer
em relação aos seus objetos pessoais, como os jogos, roupa, computador, que
devem ser preservados e estimados.´
Estudo
Desde
cedo que a criança e, mais tarde, o jovem devem assumir responsabilidades em
relação à sua vida escolar. Para isso é importante, progressivamente, dar a
perceber aos
mais novos que a grande finalidade da educação é o seu próprio desenvolvimento
e não a satisfação dos pais ou dos avós. Assim, eles devem responsabilizar-se
pelo tempo de estudo que dedicam a determinada matéria, pela organização do seu
material escolar e pela transmissão de informação entre o professor e o
encarregado de educação.
José
Matias Alves
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