Na rota das escolas TEIP, no dia 6 de março, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, realizamos mais um encontro com os coordenadores destas escolas.
Este momento constituiu-se numa jornada de reflexão em torno dos projetos apresentados pelas escolas.
1) As intervenções focalizaram-se nas dinâmicas e nos projetos ao nível do 1º ciclo;
2) Verificamos uma preocupação das escolas em intervir precocemente, considerando que é no 1º ciclo que se adquire as bases e os alicerces para uma aprendizagem consistente e sustentada, ao longo da escolaridade;
3) Observamos que os projetos apresentados reportam-se, essencialmente, ao modo de agrupar e desagrupar os alunos, como forma de direcionar as estratégias e as tarefas aos ritmos, às dificuldades e potencialidades de cada um;
4) A tónica na avaliação interna e a preocupação de que estes resultados sejam o espelho das aprendizagens reais dos alunos, numa aproximação à avaliação externa;
5) Foi unânime que as escolas têm de se organizar e mobilizar, a fim de promover e consolidar as aprendizagens, criando dinâmicas próprias, promotoras do êxito educativo;
Em conclusão, criar contextos que facilitem a aprendizagem e facultar tempo para a sua consolidação constitui a premissa, para que os resultados da avaliação sejam mais positivos e as metas definidas alcançáveis.
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