O Agrupamento de Escolas de Pedome realizou, no passado dia 21 de Março, como atividade de encerramento do 2º Período Letivo, o II Fórum de partilha pedagógica, dando continuidade a um projeto iniciado no anterior ano escolar.
Com esta iniciativa, a Direção Executiva e o Grupo de Intervenção e Articulação Curricular Integrada pretenderam criar um espaço propício à partilha , reflexão e articulação, das práticas e das experiências profissionais dos docentes, funcionários e encarregados de educação.
Os participantes inscreveram-se voluntariamente em nove Workshops : Jogos matemáticos, Bel’Arte, Interrogar a Ciência, Projeto na Disciplina de Português, Xadrez, Teatro/Terapia do Riso, + Cozinha + Culinária, Desenvolvimento de Técnicas Lúdico-Educativas em espaço escolar e, Alterações comportamentais. Estes Workshops integraram participantes de todos os níveis e graus de ensino do Agrupamento e encarregados de educação, além de assistentes operacionais. Saliente-se que o Workshop “Alterações comportamentais”, frequentado por diversos docentes foi orientado por dois elementos da União de Associações de Pais de Pedome, estrutura federativa das associações de Pais e Encarregados de Educação dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Pedome.
Todos os Workshops foram dinamizados e orientados por professores e técnicos do Agrupamento de Escolas de Pedome, portanto sem custos de organização para a Instituição educativa, numa partilha voluntária e grande espírito de solidariedade e disponibilidade profissional da sua parte.
Pelas 12H15 iniciou-se a Sessão de Encerramento cuja mesa foi constituída pelo Diretor, Prof. Fernando Lopes, pela Presidente do Conselho Geral, Prof. Olívia Correia, pelo Presidente da U.A.P.Pedome, Dr. Jorge Pereira e pelo Senhor Vereador da Educação, Juventude e Desporto, Dr. Leonel Rocha.
A Direção do Agrupamento está ciente de que iniciativas como esta proporciona aos professores e a todos os outros atores educativos a oportunidade de construírem elos fortes de relação colegial e quebrarem as barreiras do individualismo, trabalhando estreitamente, em conjunto, usufruindo de uma aprendizagem enriquecedora entre pares.
Desta forma, é com toda a propriedade que podemos invocar o slogan do Prof Azevedo quando escreveu que “Desta porta para dentro todos aprendem, incluindo a escola” (Azevedo, 2010:29)
Sem comentários:
Enviar um comentário