Que
problemas e desafios se colocam à atuação docente quando a adesão dos alunos à
cultura escolar não é natural, quando as aprendizagens que são propostas não
fazem sentido e quando a autoridade professoral é posta à prova? Neste webinar, discute-se
a «arte da sedução» dos alunos para as aprendizagens com base na mobilização de
dispositivos relacionais que sejam capazes de prevenir, administrar, reparar ou
neutralizar as situações turbulentas da vida escolar quotidiana que ameaçam
deteriorar os laços entre os atores educativos e, consequentemente, a qualidade
do ensino e das aprendizagens. A sedução é aqui encarada como uma «arte», na
medida em que as performances
relacionais dos professores, capazes de conferir sentido ao saber escolar e
legitimidade à relação pedagógica, estão sujeitas a um trabalho criativo e
delicado, com resultados incertos e precários. Porém, e apesar dessa incerteza
e precariedade, a «sedução» constitui uma das vias possíveis quer para a
neutralização de assimetrias relacionais sentidas como injustas ou humilhantes
quer para o envolvimento dos alunos numa carreira escolar com sentido.
Sem comentários:
Enviar um comentário