quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Rankings e “valor acrescentado”

Na edição nº3, de janeiro, da newsletter “Marcar a diferença” do Agrupamento de Escolas (AE) de Santo António, Barreiro, é apresentada uma análise dos rankings relativamente à posição do referido AE no que toca ao desempenho na avaliação externa das aprendizagens. A forma como foi feita a análise pode ser interessante para outros AE uma vez que tem em conta o “valor acrescentado” – “o que a escola acrescentou aos conhecimentos dos estudantes” relativamente a um ponto de partida.
A comparação feita pelo AE de Santo António relativamente a outros AE do seu concelho assenta no posicionamento dos alunos num ponto de partida tendo em conta o seu perfil socioeconómico e cultural, com base em dois indicadores – a situação financeira da família e o nível de escolaridade dos pais - e num ponto de chegada recorrendo às classificações nas provas de avaliação externa do ano letivo passado.
É uma perspetiva interessante que realça que um AE, em que os seus alunos partem de uma posição mais desfavorecida do que os de outros AE, pode conseguir melhores resultados, sendo esse o “valor acrescentado” do AE.
No ano letivo de 2013/14 o AE de Santo António obteve resultados semelhantes – e em algumas provas, melhores - do que outros AE do seu concelho, na avaliação externa. No entanto, os alunos do AE de Santo António possuem menos bens culturais - “a percentagem de alunos carenciados (…) é a mais elevada do concelho (39%) e o grau de escolaridade dos pais é o mais baixo” - o que indicia um maior “valor acrescentado” no que concerne ao trabalho deste AE.
Felicitamos o AE de Santo António pelos resultados obtidos no ano letivo 2013/14 e pelo trabalho empenhado e focado na melhoria dos processos e da qualidade das aprendizagens que têm vindo a realizar nos últimos anos e foi, decerto, decisivo para conseguir esta evolução tão positiva!
Poderá aceder à edição nº 3 da newsletter “Marcar a diferença” em: https://drive.google.com/file/d/0B9PQokqc22GpY2VEc0pEREFDeW8/view?usp=sharing


Sem comentários:

Enviar um comentário