Na edição nº3, de janeiro, da newsletter “Marcar a diferença” do
Agrupamento de Escolas (AE) de Santo António, Barreiro, é apresentada uma
análise dos rankings relativamente à
posição do referido AE no que toca ao desempenho na avaliação externa das
aprendizagens. A forma como foi feita a análise pode ser interessante para outros
AE uma vez que tem em conta o “valor acrescentado” – “o que a escola
acrescentou aos conhecimentos dos estudantes” relativamente a um ponto de partida.
A comparação feita pelo AE de
Santo António relativamente a outros AE do seu concelho assenta no
posicionamento dos alunos num ponto de partida tendo em conta o seu perfil
socioeconómico e cultural, com base em dois indicadores – a situação financeira
da família e o nível de escolaridade dos pais - e num ponto de chegada recorrendo
às classificações nas provas de avaliação externa do ano letivo passado.
É uma perspetiva interessante que
realça que um AE, em que os seus alunos partem de uma posição mais
desfavorecida do que os de outros AE, pode conseguir melhores resultados, sendo
esse o “valor acrescentado” do AE.
No ano letivo de 2013/14 o AE de
Santo António obteve resultados semelhantes – e em algumas provas, melhores - do
que outros AE do seu concelho, na avaliação externa. No entanto, os alunos do
AE de Santo António possuem menos bens culturais - “a percentagem de alunos
carenciados (…) é a mais elevada do concelho (39%) e o grau de escolaridade dos
pais é o mais baixo” - o que indicia um maior “valor acrescentado” no que
concerne ao trabalho deste AE.
Felicitamos o AE de Santo António
pelos resultados obtidos no ano letivo 2013/14 e pelo trabalho empenhado e
focado na melhoria dos processos e da qualidade das aprendizagens que têm vindo
a realizar nos últimos anos e foi, decerto, decisivo para conseguir esta
evolução tão positiva!
Poderá aceder à edição nº 3 da newsletter “Marcar a diferença” em: https://drive.google.com/file/d/0B9PQokqc22GpY2VEc0pEREFDeW8/view?usp=sharing
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