quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A Arte no Jardim de Infância: um projeto de prevenção no TEIP de Pedome

A Arte no Jardim de Infância: um projeto de prevenção no TEIP de Pedome

Se nos centrarmos nos recentes discursos políticos do campo educacional, tanto no âmbito internacional como no nacional, apercebemo-nos que o princípio da procura da qualidade educativa assume um lugar central e preponderante na resposta a um ensino de ‘excelência’.
A qualidade do ensino está associada a um ensino sólido, que permite a aprendizagem de uma grande diversidade de alunos e que vai ao encontro dos objectivos de aprendizagem e das necessidades dos alunos num determinado contexto.
No programa TEIP, um dos princípios orientadores é a prevenção do insucesso, devendo, por isso, ser sustentado em intervenções precoces centradas na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e na articulação entre ciclos.
Neste sentido, as educadoras do Agrupamento de Escolas de Pedome, em reuniões de avaliação e partilha de experiências, decidiram desenhar um projeto que envolvesse os professores dos 2º e 3º ciclos do departamento de expressões, com o intuito de promover aprendizagens (mais) significativas que estimulem a criatividade, a imaginação e o saber das crianças.
Neste projeto colaboram oito professores de expressões, que dinamizam quinzenalmente ações de aprendizagem no âmbito da arte de representar, de pintar, de cantar e de plantar, em oito salas de Jardins de Infância distribuídos pelas diferentes freguesias que integram o Agrupamento.
Esta articulação e partilha de saberes tem sido enriquecedora para as educadoras e para os professores que, desta forma, motivam e envolvem as crianças em miniprojectos da sua autoria como fonte de sucesso na/para a aprendizagem com repercussões no seu percurso escolar.



Sem comentários:

Enviar um comentário