Se nos
centrarmos nos recentes discursos políticos do campo educacional, tanto no
âmbito internacional como no nacional, apercebemo-nos que o princípio da
procura da qualidade educativa assume um lugar central e preponderante na
resposta a um ensino de ‘excelência’.
A qualidade do
ensino está associada a um ensino sólido, que permite a aprendizagem de uma
grande diversidade de alunos e que vai ao encontro dos objectivos de aprendizagem
e das necessidades dos alunos num determinado contexto.
No programa
TEIP, um dos princípios orientadores é a prevenção do insucesso, devendo, por
isso, ser sustentado em intervenções precoces centradas na melhoria dos
processos de ensino e aprendizagem e na articulação entre ciclos.
Neste sentido, as
educadoras do Agrupamento de Escolas de Pedome, em reuniões de avaliação e
partilha de experiências, decidiram desenhar um projeto que envolvesse os
professores dos 2º e 3º ciclos do departamento de expressões, com o intuito de promover
aprendizagens (mais) significativas que estimulem a criatividade, a imaginação
e o saber das crianças.
Neste projeto
colaboram oito professores de expressões, que dinamizam quinzenalmente ações de
aprendizagem no âmbito da arte de representar, de pintar, de cantar e de
plantar, em oito salas de Jardins de Infância distribuídos pelas diferentes
freguesias que integram o Agrupamento.
Esta articulação
e partilha de saberes tem sido enriquecedora para as educadoras e para os
professores que, desta forma, motivam e envolvem as crianças em miniprojectos
da sua autoria como fonte de sucesso na/para a aprendizagem com repercussões no
seu percurso escolar.
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