ENCONTRO TEMÁTICO (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA: DA CONCEÇÃO À
ATUAÇÃO
25 de junho de 2015
09:30h às 13:00h
GRUPOS TEMÁTICOS
Tópicos de discussão Tema
Questões
A. Definição de indisciplina O que se entende por
indisciplina?
B. Comportamentos de indisciplina Quais os tipos de
comportamentos de indisciplina observados? Qual a frequência dos diferentes
tipos de comportamentos de indisciplina? Qual a gravidade e intensidade dos
comportamentos de indisciplina observados? Quais os contextos de ocorrência dos
diferentes tipos de comportamentos de indisciplina?
C. Formas de atuação Quais as formas de atuação
privilegiadas?
C1. Prevenção Quais as medidas e estratégias preventivas
adotadas? Existem projetos específicos de prevenção da indisciplina? Quais os
contextos de intervenção considerados no âmbito da prevenção? Quais os
intervenientes/envolvidos no âmbito das estratégias de prevenção?
C2. Remediação Quais os mecanismos e procedimentos adotados
face a comportamentos de indisciplina? Existem instrumentos de monitorização
dos comportamentos de indisciplina e das respetivas formas de atuação? Quais as
medidas corretivas e sancionatórias adotadas e como são operacionalizadas? Qual
a atuação em situações de reincidência?
D. Resultados alcançados Quais os resultados alcançados? Que
medidas parecem ter surtido mais efeito?
OBJETIVOS
Analisar fenómenos de indisciplina em contexto escolar;
Refletir acerca de formas de atuação no âmbito da gestão da indisciplina em
contexto escolar; Partilhar boas práticas de atuação no âmbito da gestão da
indisciplina em contexto escolar.
DESTINATÁRIOS Diretores, coordenadores TEIP, responsáveis de
ações no âmbito da indisciplina e técnicos dos agrupamentos integrantes da
micro-rede.
PROGRAMA RECEÇÃO
(15m)
PLENÁRIO (45m) Sessão de abertura Joaquim Magalhães, Diretor
do Agrupamento de Escolas de Frazão Projeto TEIP: Dos caminhos trilhados aos
trajetos mapeados Marta Martins, Coordenadora TEIP (In)disciplina na escola:
Para uma prática integrada e sustentada de intervenção Marisa Carvalho,
Psicóloga (In)disciplina em análise Mário Cerqueira , Adjunto da Direção;
Víctor Rosário, Coordenador da SaCE Página 2 de 2
GRUPOS TEMÁTICOS (1h)
Grupo 1. Diretores de escola
Grupo 2. Coordenadores TEIP
Grupo 3. Responsáveis de ação
Grupo 4. Técnicos
PAUSA PARA CAFÉ (15m)
PLENÁRIO (45m)
Apresentação de conclusões dos grupos temáticos Ilídia
Cabral, Consultora da UCP Sessão de encerramento Joaquim Magalhães, Diretor do
Agrupamento de Escolas de Frazão
Sem comentários:
Enviar um comentário