quinta-feira, 4 de junho de 2015

Encontro temático no AE de Frazão: (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA: DA CONCEÇÃO À ATUAÇÃO

ENCONTRO TEMÁTICO (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA: DA CONCEÇÃO À ATUAÇÃO

25 de junho de 2015
09:30h às 13:00h

GRUPOS TEMÁTICOS

Tópicos de discussão Tema

Questões

A. Definição de indisciplina O que se entende por indisciplina?
B. Comportamentos de indisciplina Quais os tipos de comportamentos de indisciplina observados? Qual a frequência dos diferentes tipos de comportamentos de indisciplina? Qual a gravidade e intensidade dos comportamentos de indisciplina observados? Quais os contextos de ocorrência dos diferentes tipos de comportamentos de indisciplina?
C. Formas de atuação Quais as formas de atuação privilegiadas?
C1. Prevenção Quais as medidas e estratégias preventivas adotadas? Existem projetos específicos de prevenção da indisciplina? Quais os contextos de intervenção considerados no âmbito da prevenção? Quais os intervenientes/envolvidos no âmbito das estratégias de prevenção?
C2. Remediação Quais os mecanismos e procedimentos adotados face a comportamentos de indisciplina? Existem instrumentos de monitorização dos comportamentos de indisciplina e das respetivas formas de atuação? Quais as medidas corretivas e sancionatórias adotadas e como são operacionalizadas? Qual a atuação em situações de reincidência?
D. Resultados alcançados Quais os resultados alcançados? Que medidas parecem ter surtido mais efeito?

OBJETIVOS
Analisar fenómenos de indisciplina em contexto escolar; Refletir acerca de formas de atuação no âmbito da gestão da indisciplina em contexto escolar; Partilhar boas práticas de atuação no âmbito da gestão da indisciplina em contexto escolar.

DESTINATÁRIOS Diretores, coordenadores TEIP, responsáveis de ações no âmbito da indisciplina e técnicos dos agrupamentos integrantes da micro-rede.

 PROGRAMA RECEÇÃO (15m)

PLENÁRIO (45m) Sessão de abertura Joaquim Magalhães, Diretor do Agrupamento de Escolas de Frazão Projeto TEIP: Dos caminhos trilhados aos trajetos mapeados Marta Martins, Coordenadora TEIP (In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção Marisa Carvalho, Psicóloga (In)disciplina em análise Mário Cerqueira, Adjunto da Direção; Víctor Rosário, Coordenador da SaCE Página 2 de 2

GRUPOS TEMÁTICOS (1h)

Grupo 1. Diretores de escola
Grupo 2. Coordenadores TEIP
Grupo 3. Responsáveis de ação
Grupo 4. Técnicos

PAUSA PARA CAFÉ (15m)

PLENÁRIO (45m)

Apresentação de conclusões dos grupos temáticos Ilídia Cabral, Consultora da UCP Sessão de encerramento Joaquim Magalhães, Diretor do Agrupamento de Escolas de Frazão

Sem comentários:

Enviar um comentário