segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Agrupamento de Escolas de Santo António ganha o 1º lugar nacional APPS FOR GOOD

Agrupamento de Escolas de Santo António ganha o 1º lugar  nacional APPS FOR GOOD
Um Agrupamento que tem enfrentado desafios e ganho muitos projetos, na rota do seu desenvolvimento e das aprendizagens dos seus alunos
Tudo começou com o convite da Apps For Good dirigido a todas as escolas do país, onde convidavam as escolas a participar num projeto que tinha como objetivo criar uma aplicação que desse principalmente resposta a um problema com que nos deparamos no nosso dia-a-dia.
Aceitámos, desde logo, o convite  e ao juntarmos as duas turmas (11ºD e 11ºE, no ano lectivo 2014/2015), com ajuda dos professores que colaboraram neste projecto, tentámos logo perceber qual seria o “melhor” problema da nossa escola, ao qual  podíamos dar resposta ,criando  uma boa APP. Depois de muita conversa, chegámos a uma conclusão:  era preciso dar resposta a um problema que existe no agrupamento  e na vida de muitos cidadãos; era preciso criar  uma aplicação que ajudasse os alunos  com necessidades educativas especiais a comunicar de forma mais fácil com os  que os rodeiam .Este foi, então, o grande desafio.
Desde o início que as expectativas  foram positivas, mesmo não tendo bem a noção do que era criar uma APP. Tivemos sempre muito apoio dos professores que estavam envolvidos no projeto e, até mesmo dos que não estavam, o que nos deu mais ânimo e força para avançar  com o projecto sem nunca querer desistir.
Depois de  chegarmos a acordo sobre a escolha e o caminho a seguir, a criação da nossa APP  fez com que aumentássemos os nossos conhecimentos a nível informático , pois nunca tínhamos feito nada do género.Tentámos dar resposta a um problema mundial,  pois as crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais  são pessoas que sofrem de síndrome de down, autismo, trissomia 21, avc’s ,  entre outas doenças.
Além da ajuda dos professores, tivemos também a ajuda de especialistas do Apps for Good , via skype, onde pudemos colocar várias questões : foram  eles que nos indicaram  a fábrica de aplicativos a partir do qual criámos a nossa app, entre outros.
Tendo em conta o público principal a quem se destina a nossa APP, decidimos designá-la  por EBSSA MAIS ESPECIAL.
No dia 24 de junho, na Escola Secundária de Seomara da Costa Primo, houve o primeiro encontro das escolas do centro e sul do país. O júri pode  conhecer e avaliar as aplicações que lá se encontravam, tal como nós pudemos ver e conhecer as aplicação dos colegas das outras escolas . Foi um dia cheio de emoção e alguns nervos, é claro, pois era naquele dia que íamos ficar a saber o que  os responsáveis  da Apps for Good, da Microsoft, entre outros, achavam da nossa aplicação.
No fianl da tarde desse mesmo dia  chegou a hora de todos sabermos qual era a APP vencedora do primeiro lugar e, é claro ,foi com muito orgulho e animação que recebemos a notícia de termos alcançado o 1º lugar regional.
No dia 11 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, houve mais um encontro das APPS criadas, onde se juntaram todas as escolas vencedoras dos regionais, agora com responsabilidade ainda mais acrescida.
 Procedeu-se à avaliação final por parte do júri a partir das apresentações das diversas APPS, que foram à final. Houve a distribuição de vários prémios, tais como, as melhores empreendedoras e as três melhores apps. Mais  uma vez a nossa APP Ebssa Mais Especial foi a grande vencedora do primeiro prémio.
Agora, na sequência de termos vencido  o projeto Apps For Good, foi -nos dada a oportunidade de melhorarmos ainda mais a nossa app Ebssa Mais Especial, com ajuda da empresa Blip. Foi com muito orgulho que recebemos essa notícia, estando agora dispostas a ir muito mais além, no caminho da sua melhoria e da sua ultilização.
 Esperemos que esta APP tenha imenso sucesso,que seja muito útil no mundo da educação especial , para muitos jovens e adultos a nível nacional e, quem sabe ,mundial.
Finalmente,se quiserem saber mais sobre nós a nossa APP, contactem o Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro.
Alunas dos Cursos Profissionais de Comércio e Restauração do 11ºD e 11ºE- 2014-2015







Sem comentários:

Enviar um comentário