segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIVULGAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DO NUCLIO

Bem vindos ao novo ano escolar. As férias para alguns foram meses muito ocupados. 

Para a equipa do NUCLIO foram meses cheios des atividades, novos projetos e grandes conquistas. Cá vai um resumo de alguns acontecimentos e do que vos reservamos para este ano letivo que agora começa:

1)     ESA/GTTP Teacher Training 2015
As inscrições para mais uma formação ESA/GTTP estão abertas. Todos os anos são escolhidos 2 a 3 professores de cada país membro. A formação vai decorrer no European Space Research and Technology Centre (ESTEC) in Noordwijk, na Holanda, de 23 a 27 de Novembro de 2015. As inscrições estão abertas até dia 21 September 2015.
http://galileoteachers.org/esagttp-teacher-training-2015/

2)     The Big Ideas of Science Challenge

O projeto Go-lab quer ver este ano as grandes ideias da ciência debatidas nas escolas. Para isso lançou um desafio que convida as escolas a envolver os seus estudantes a desenvolver com apoio dos professores o que para eles são as grandes ideias da ciência. Conheça mais detalhes sobre este interessante desafio em:

3)     Concurso Dark Skies Rangers 2015 and 2016

O concurso do ano passado trouxe-nos 3 extraordinários jogos para ajudar-vos a trabalhar com os estudantes o problema da poluição luminosa. Os jogos foram apresentados durante a última assembleia geral da IAU e foram muito apreciados. Veja os vencedores e faça download dos jogos em:
Partilhe esta informação para que cada vez mais pessoas estejam conscientes acerca do problema e das soluções.
Estamos neste momento a cozinhar o próximo concurso. Fique atento !!!

4)     GHOU 2015 / 2016 e 2017

O encontro do Global Hands-on Universe deste ano decorreu em Honolulu (Haway). Foi mais um excelente ponto de encontro para partilha de sucessos e surgimento de novas ideas. A formação GTTP que decorreu em paralelo também trouxe várias atividades novas. Os participantes saíram muito satisfeitos. Alguns momentos podem ser vistos aqui:

GHOU 2016 será na Noruegua como o apoio do Professor Oded Ben-Horin da Universidade  Stord\Haugesund – Em breve partilharemos mais informações. Mas neste momento é urgente a reserva de um lugar para o GHOU2017 que será nos Estados Unidos nas datas em que vai decorrer um eclipse total do Sol. Cá vaio convite oficial: “ Western Kentucky University invites members and friends of Global Hands-On Universe to register for the 2017 GHOU meeting and Galileo Teacher Training Programme (GTTP) workshop. The scientific program will be scheduled to allow participants to be able to view the total solar eclipse of 21 August 2017. Bowling Green is in the path of totality and is a short drive from the location where the duration of totality is greatest. Tentative dates of the conference is from 16 to 19 August 2017 at the Western Kentucky University, Bowling Green, Kentucky . Save the Date: Global Hands-On Universe Conference 2017 and guarantee your place. Deadline for manifestation of interest in order to find lodging is September 30th http://handsonuniverse.org/ghou2017/


5)     Noite Europeia dos Investigadores  - O NUCLIO vai apoiar a Noite Europeia dos Investigadores em 2 localidades. Venha celebrar o evento connosco:

6)     Cosmic Light EDU kit

O CosmicLight EDU kit tem já 128 propostas de workshops em 44 países. Continuamos a receber proposats de materiais para serem incluídos no kit e para promoção de workshops ao longo de ano. Se quiser promover uma formação para professores inscreva-se aqui: http://galileoteachers.org/cosmic-light-edu-workshops/


7)     GLAD – Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento
O NUCLIO assinou um memorando de entendimento com a União Astronomica Internacional para a representação junto da mesma dos países/comunidades de língua portuguesa. O objetivo é apoiar a implementação do plano estratégido da UAI que pretende levar apoiar o crescimento e desenvolvimento dos países usando a astronomia como ferramenta. No âmbito desta iniciativa vários nodos regionais já foram criados e agora o NUCLIO recebe o primeiro que junta países da mesma língua. Veja mais aqui:

8)     IASC – Já estamos a aceitar inscrições para as campanhas deste ano da procura de asteroides. Este ano as datas são as seguintes:

NUCLIO Asteroid Search Campaign – 2 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2016 – 15 escolas
NUCLIO Asteroid Search Campaign – 7 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2016 – 15 escolas
NUCLIO Asteroid Search Campaign – 13 de Fevereiro a 19 de Março de 2016 – 15 escolas
International Asteroid Search Campaign – 21 de Março a 25 de Abril de 2016 – 5 escolas


9)     Protocolo com a Direção Geral de Educação em Portugal
O NUCLIO assinou um acordo de cooperação com a Direção Geral de Educação que pretende fortalecer a colaboração e o suporte mútuo no âmbito de vários projetos. Este acordo garante o endosso da DGE para as atividades promovidas pelo NUCLIO nas várias atividades que promovemos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais.
10) 365 days of Astronomy
Este projeto nascido em 2009 traz todos os dias informações sobre atualidades da astronomia. Cá está uma excelente oportunidade para promover interessantes debates com os seus estudantes. Veja o repositório já existente e apoie a iniciativa.

11) Black Holes in My School – Este ano vamos continuar com este projeto que pretende estudar o impacto no interesse pelas ciências em estudantes envolvidos em iniciativas que promovem a investigação científica na escola. Visite a página do curso, inscreva-se a ajude-nos a vencer este desafio: http://galileoteachers.academy/.  Os interessados podem me contatar diretamente para ter o código de acesso ao curso: rosa.doran@nuclio.pt


12) Cursos – O NUCLIO volta a oferecer este ano uma série de formações certificadas que podem ser levadas às vossas escolas:


Laboratórios on-line para a Astronomia: Go-lab I
Astronomia Hands-on 2 : Descobrir o Sistema Solar (Inspiring Science Education)
Poluição Luminosa – eficiência energética e preservação do ambiente
Apagar as luzes e acender as estrelas


Os interessados deverão contactar-nos por: cursos@nuclio.pt

13) NUCLIO on the road – No ano passado o NUCLIO on the Road passeou por todo o país atendendo dezenas de escolas. Foram muitas as palestras e workshops realizados. Foi uma aventura a repetir. Nem todas as solicitações foram atendidas e tudo faremos para cumprir o que foi prometido. Neste ano letivo o NUCLIO volta a estrada mas devido ao elevado número de solicitações atenderemos em primeiro lugar as escolas piloto dos nossos projetos, que são muitas :-). Em breve encontrarão informação atualizada aqui:


14) Novos Projetos
Space Awareness -  um projeto que pretende trazer o entusiasmo acerca da exploração espacia para atrair jovens para o mundo da ciência e da tecnologia para alem de estimular a cidadania europeia e global. O projeto vai mostrar às crianças e adolescentes as oportunidades oferecidas pela ciência e engenharia espacial e inspirar as crianças da escola primária, quando a sua curiosidade é alta e seus sistemas de valores estão sendo formados. O projeto começou em março de 2015 e em breve teremos mais informações.

Digital Schools of Europe – O projeto pretende reproduzir em vários países o sucesso do projeto “Digital Schools of Disctinction” (projeto que atribuiu um certificado de distinção para o uso das novas tecnologias para várias escolas na república da Irlanda) O projecto tem dois objetivos paralelos:
O intercâmbio de boas práticas entre escolas em 8 países da UE (aluno faixa etária 4-14) no uso de tecnologias digitais para melhorar o ensino e a aprendizagem.
Implementação de um sistema de acreditação para as escolas com base na sua utilização das tecnologias digitais
          Mais informações em breve ...


Bem acho que por hoje é tudo. Muitas coisas ainda ficaram por ser anunciadas mas em breve voltamos com mais novidades. Enquanto isso acompanhe as nossas noticias regulares em:





Sem comentários:

Enviar um comentário