sexta-feira, 3 de junho de 2016

BESIC: Um projeto inovador na escola

Balões Estratosféricos na Escola Secundária de Inês de Castro – ESIC - (BESIC) foi um projeto de natureza multidisciplinar que visou promover atividades relacionadas com o domínio aeroespacial, através do lançamento de uma cápsula instrumentada até à Estratosfera, recorrendo a um balão cheio com Hélio.
O BESIC  dividido em quatro fases de implementação - configuração do computador de bordo; transmissão de rádios (gps e de vídeo); construção da cápsula; criação de um website – teve um grande impacto na comunidade educativa pelo entusiamo processual, pela partilha de experiências e ainda pela novidade temática.
O projeto desenvolvido por alunos do 12º ano de escolaridade e em articulação com a FEUP – Porto teve o seu apogeu no dia 20 de maio, pelas 9.30h, na ESIC, concretizado através do lançamento do BESIC partilhado por toda a comunidade educativa. O voo, com duração de duas horas, foi seguido em tempo real através da rádio, procedendo-se posteriormente à recuperação da cápsula a partir dos dados de telemetria.
Esta tecnologia serviu para testar posterior aplicação no âmbito da segurança interna, na realização de diferentes eventos, medindo simultaneamente a latitude, a longitude, a altitude, a pressão e a temperatura. (Cf. be.esic.pt)


Sem comentários:

Enviar um comentário