sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Hoje vou ser Oceanógrafo

Por que é tão importante o mar para nós? Quais os recursos que nos dá? Será que nos dá só peixe? E as algas de onde vêm? Será que são plantas? Podemos utilizá-las na nossa alimentação? Como?

Leve os miúdos a conhecer um pouco mais acerca deste recurso marinho e as suas funções tanto no oceano como na nossa alimentação numa atividade cheia de sabor!

Atividades destinada a famílias com crianças maiores de 3 anos, a ter lugar no Cantinho da Ciência, do Pavilhão do Conhecimento, no dia 24 de setembro. Sessões às 11h30, 15h30 e 17h15.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

XIX Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”

A Associação Eborae Mvsica promove, no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, entre 30 de setembro e 2 de outubro, as XIX Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora", estando abertas as inscrições para os interessados. O programa integra uma conferência por Owen Rees, um workshop sobre Charamelas por João Mateus, e concertos na Sé de Évora.

As Jornadas têm como objetivos divulgar o espólio da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII: Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Diogo Dias Melgaz, Estêvão Lopes Morago, Filipe de Magalhães e outros); dar a conhecer formas de abordagem diferentes deste reportório; aprofundar técnicas vocais de interpretação; criar um espaço de intercâmbio de saberes, vivências e culturas; criar um espaço de abertura à participação da Comunidade.
 
Esta iniciativa composta por concertos, ateliers e conferência tem como destinatários diretores de coros, membros de coros, profissionais e amadores de canto, professores de música e outros interessados. Os contactos e as inscrições poderão ser efetuados, até ao dia 20 de setembro, na Associação Musical de Évora - Eborae Mvsica.

Um abrigo para aves

As aves do jardim andam sempre a saltitar, pousam aqui, espreitam acolá, picam sementes, procuram bagas, fazem ninhos confortáveis. Melhor ainda, as aves do jardim ajudam-nos tanto! Semeiam árvores e arbustos transportando as suas sementes, comem os insetos que estão a mais, controlam algumas pragas…

A proposta do Descobrir - Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência é que, num gesto de retribuição, os participantes na atividade construam abrigos que também são comedouros – entrelaçando vimes, heras e juncos – espaços acolhedores e apetitosos!
 
Atividades para famílias, com crianças dos 6 aos 10 anos, a ter lugar no dia 17 de setembro de 2016, às 14h30, na Fundação Calouste Gulbenkian.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Dados de investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional

A conferência “Dados de investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional”, organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCCN (Computação Científica Nacional) e pela Universidade do Minho tem como objetivo estabelecer as linhas orientadoras da estratégia nacional para os dados de investigação, reunindo responsáveis e decisores políticos, investigadores e coordenadores de projetos, gestores de ciência e gestores de infraestruturas e de serviços de informação.

O programa do encontro pretende contribuir para a compreensão dos diferentes componentes e desafios dos dados de investigação colocados a nível institucional e das práticas disciplinares. Pretende-se ainda promover o conhecimento sobre estratégias e iniciativas de âmbito nacional e internacional e entender de forma integrada estas questões na estratégia Europeia para a Ciência Aberta no domínio das políticas e infraestruturas.

A conferência realizar-se-á na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória até ao dia 17 de setembro de 2016.

Micróbios: amigos ou inimigos?

Qual o tamanho dum micróbio? Podemos cultivá-los? Qual a diferença entre um vírus e uma bactéria? A proposta feita pelo Laboratório do Pavilhão do Conhecimento é que vista a bata de microbiólogo e vá descobrir, de forma divertida, como os micróbios convivem connosco, que utilidades têm e qual a importância da higiene no nosso dia-a-dia.
 
Atividades destinadas a famílias com crianças maiores de 6 anos, no Laboratório do Pavilhão do Conhecimento, no dia 28 de agosto, das 15h30 às 17h15.

Cooperação Transnacional - Acordo entre Portugal e a Sérvia

Na sequência do acordo firmado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Ministério da Educação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico da Sérvia, encontra-se aberto, até 16 de setembro de 2016, o concurso referente ao biénio 2017/2018, para intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos comuns de investigação.

O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: viagem de investigadores portugueses à Sérvia e estadia de investigadores sérvios em Portugal. A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caráter eliminatório. Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.

Os organismos executores deste acordo procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos executores dos dois países.

A candidatura terá que ser submetida online, através do link disponibilizado até às 17:00 do dia 16 de setembro de 2016. 

A matéria das coisas

De onde vêm as tintas, as roupas, o papel, os perfumes, as casas, a arte que fazemos? Há, na paisagem à nossa volta, material para infinitas aplicações, que as mentes criativas foram descobrindo e experimentando ao longo de muitos e muitos anos, e muito está ainda por descobrir!

No dia 10 de setembro irá estar no Jardim Gulbenkian um grupo de artistas, que vai partilhar formas criativas e técnicas, algumas delas ancestrais, de trabalhar com coisas que a natureza nos oferece. Um dia para descobrir a matéria das coisas.
 
Atividades a decorrer no dia 10 de setembro, das 10h00 às 18h00, para todas as idades, sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Exposição: As Imagens do Corpo - Projeto com Escolas 2015-2016

Que ideia temos hoje do nosso corpo? Como o representamos e sentimos? Que lugar ocupa no espaço social, natural e virtual? Que lugar lhe damos na rua, nas escolas, em casa, nas relações que estabelecemos com os outros? 

Estas questões lançadas à comunidade escolar formaram o ponto de partida de um Projeto Anual com Escolas, no ano letivo 2015-2016, sob o tema “As Imagens do Corpo”.Trata-se de um projeto que envolve todos os anos dezenas de escolas dos vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, numa relação contínua com o Parque e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. O seu objetivo é promover a cooperação entre escola e museu, fomentar a criação de um espaço educativo transdisciplinar no qual a experiência artística e ambiental tem um lugar efetivo no contexto da educação formal.

Os trabalhos agora expostos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2015-2016 e são o testemunho de uma conversa prolongada que aconteceu nas Escolas, e entre estas e a Fundação de Serralves, através de um programa de atividades no Museu, na Casa e no Parque.

Esta exposição poderá ser visitada até 11 de setembro de 2016, na Sala do Serviço Educativo, no Museu de Serralves.
 

Debate de Cidadãos sobre o Espaço para a Europa

O Debate de Cidadãos sobre o Espaço para a Europa é uma consulta organizada em todos os Estados-membros da Agência Espacial Europeia. Mais de 2000 cidadãos, selecionados de forma a refletirem a diversidade sociodemográfica dos seus países, debaterão as questões do espaço numa reunião de um dia. Para agregar os 22 relatórios de resultados nacionais num só relatório europeu, todos os debates seguirão as mesmas instruções e darão resposta ao mesmo conjunto de perguntas.

Esta consulta é organizada pela Missions Publiques, uma empresa especializada na participação de cidadãos, em conjunto com 20 parceiros, representando a Agência Espacial Europeia (ESA). É vital que a Agência envolva mais atores, especialmente cidadãos, em escolhas que darão resposta a desafios sociais, porão o espaço ao seu serviço e terão impacto nas gerações futuras através da inovação, da exploração e da cooperação espacial internacional.

O debate terá lugar no dia 10 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e à lotação por sala.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Projeto Apps For Good 2016-17

No ano letivo 2016-17, o projeto Apps For Good, promovido pela ONG CDI com o apoio da Direção-Geral da Educação, pretende envolver 100 escolas em Portugal.

Neste projeto, os alunos, em trabalho de equipa, identificam problemas sociais com os quais se deparam no seu dia a dia e desenvolvem soluções, através da criação de aplicações para dispositivos móveis e tablets.

As equipas são apoiadas por professores, de qualquer área disciplinar, que sejam capazes de promover o envolvimento com a comunidade em que a escola se insere, adotando o papel de facilitadores do programa.

Para o desenvolvimento do projeto, será disponibilizada aos participantes uma plataforma online que contém todas as ferramentas necessárias, inclusive uma rede de especialistas que se voluntariam para se ligar por videoconferência, de forma a esclarecer todas as dúvidas que possam surgir. Será ainda garantida formação acreditada aos professores, visitas às escolas e apoio a distância.

Os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que pretendam fazer parte deste projeto no próximo ano letivo devem preencher o formulário, disponível online.

Dia Mundial da Fotografia

O Pavilhão do Conhecimento junta-se às comemorações do Dia Mundial da Fotografia que se celebra anualmente a 19 de agosto e, para o fim-de-semana de 20 a 21 de agosto, criou um conjunto de atividades e dinâmicas especialmente destinadas aos visitantes.

Aproveite para explorar as funcionalidades do olho humano e da visão, e a ciência por detrás da fotografia e para compreender os fenómenos científicos que ocorrem quando se prime o botão das nossas máquinas fotográficas, ou saber o que é a fotografia Pinhole e a Cianotipia.

Estas atividades estão sujeitas a marcação prévia.
 

Pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática

A Direção-Geral da Educação (DGE) convida os docentes interessados na pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (QRCCD) a efetuarem a sua pré-inscrição, até ao dia 05 de setembro de 2016, na ação de formação que antecederá o início desta iniciativa.

Recentemente divulgado pelo Conselho da Europa, pretende-se que o QRCCD se constitua como um documento de apoio aos Estados, no âmbito do planeamento e da execução das políticas educativas, assumindo-se como uma referência para o reforço da Educação para a Cidadania, em todos os níveis de educação e ensino.

A ação de formação terá a duração de 12 horas, distribuídas por dois dias consecutivos, e a sua realização está prevista para o período compreendido entre 12 de setembro e 08 de outubro, em Lisboa. Deverá ser solicitada informação adicional junto da Direção do estabelecimento de educação e ensino, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao formulário eletrónico destinado à pré-inscrição.

As Casas na Coleção Moderna: Oficina de artes plásticas, cidadania e cartografia

Porque me movo? Para onde me movo e onde estão as fronteiras? O que é um mapa? Para que serve? Um mapa mostra o que existe e confio nele para me guiar. Mas será que este se altera à medida que me desloco, ou quando escolho um novo caminho?

A partir da exposição As Casas na Coleção Moderna, esta oficina propõe a exploração dos temas ligados à nossa mobilidade, tendo em conta os pequenos e os grandes percursos, os caminhos diários e rotineiros e os caminhos excecionais que mudam a nossa morada para sempre.

Através dos conceitos de cartografia, planta e orientação explorativa, através da filosofia e do corpo, serão criadas cartografias várias, novos territórios – novos mundos, países, cidades, pequenas aldeias ou terras de ninguém – que refletirão as utopias que gostaríamos de (vi)ver – tendo como estratégia transversal a dinamização de um grande jogo coletivo com regras muito próprias. 

Próxima sessão a ter lugar de 29 agosto a 2 setembro, no Museu Calouste Gulbenkian - Coleção Moderna. 

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Concurso para Projetos Conjuntos de Investigação - Portugal-Noruega

Ao abrigo do Protocolo de Colaboração estabelecido entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Research Council Norway (RCN) encontra-se a decorrer um concurso para projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico entre equipas de investigação portuguesas e norueguesas.

Serão aceites candidaturas nas áreas científicas da Aquacultura, da Investigação Marinha e Ambiental e da Biotecnologia Marinha.

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas ao RCN. 

A submissão online de candidaturas deverá ser efetuada até às 13h00 (CET) do dia 7 de setembro de 2016. 

Dinossauros que Viveram na Nossa Terra


Como conhecemos a história da Vida na Terra ao longo do tempo? Como eram os ambientes e as faunas da Região Oeste de Portugal há 150 milhões de anos? Estas são algumas das perguntas que a exposição “Dinossauros que viveram na nossa Terra” pretende responder.

Esta atividade, destinada ao público em geral, realiza-se no próximo domingo, dia 14 de agosto , das 15h00 às 16h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. 
 

7.ª Edição do Curso de Formação eTwinning

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE), promove a 7.ª edição do Curso eTwinning acreditado, no âmbito do projeto eTwinning, que irá decorrer entre os dias 26 de setembro e 24 de outubro de 2016.

Esta formação, totalmente à distância e de caráter gratuito, terá uma duração de 25 horas (1 - ECTS) e destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer e iniciar projetos eTwinning.

Os interessados em frequentar este curso de formação deverão preencher o formulário de inscrição disponível online.

De ressalvar que não serão aceites inscrições de docentes que já realizaram este curso em edições anteriores.
 

Há música no Coração, um programa onde a ciência se mescla com a música!

O programa contempla oito sessões de conversas com cientistas ao som de instrumentos musicais que simbolizam os diferentes sistemas do corpo humano. 

O Exploratório, em parceria com a Academia de Música de Coimbra, conta com a participação de vários cientistas que vão dinamizar sessões nos corredores da exposição "Em Forma com a Ciência".

As sessões são acompanhadas por músicos que dão corpo a uma banda sonora única, ao som de vários instrumentos musicais.

O programa irá realizar-se no dia 20 agosto, às 17h00, no Exploratório.

Sujeito a reserva prévia. 








quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Prémio México de Ciência e Tecnologia

O “Prémio México de Ciência e Tecnologia” é o galardão máximo outorgado pelo Presidente da República Mexicana a destacados investigadores da América do Sul e Central, das Caraíbas, Espanha e Portugal.

Após 26 anos da sua criação, e graças às postulações que foram recebidas de instituições de prestígio, este Prémio consolidou-se como um dos mais importantes no âmbito da Ciência e Tecnologia.

 As candidaturas encontram-se a decorrer até ao dia 15 de outubro de 2016. 
 

Percurso para Famílias: Plantas medicinais e aromáticas do Parque de Serralves - Que coleções nativas e exóticas nos revela?

O Parque de Serralves exibe uma coleção muito variada de plantas aromáticas e medicinais.

Em modo espontâneo ou em formato de jardim é possível enumerarmos mais de 200 espécies que nos dão a conhecer as suas fragâncias aromáticas, os seus comportamentos peculiares e as suas propriedades curativas. Com os sentidos bem despertos os participantes poderão absorver os aromas intensos e distintos, estimular a libertação das fragâncias e conhecer as propriedades curativas e os usos tradicionais e medicinais de algumas destas espécies de plantas virtuosas.
 
A ter lugar no Parque de Serralves, no dia 14 e agosto, das 11h00 às 12h30. 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira - Culturas Partilhadas

O 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira  - Culturas Partilhadas - é organizado pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU da FAUP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC) e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2016, na FAUP, na cidade do Porto. 

Com este evento, pretende-se dar continuidade ao 1.º Congresso Internacional de História da Construção, que teve lugar na Universidade Federal do Espírito Santo, tendo em vista a promoção do desenvolvimento da disciplina da História na Construção Luso-Brasileira.
 
As inscrições decorrem até ao dia 14 de setembro.

Explorastórias: Quero um abraço


O programa foi pensado especialmente para os mais pequenos!

As histórias infantis são o ponto de partida para explorar a ciência escondida nas páginas dos livros! Fazer novas descobertas e realizar experiências a partir das histórias passam a ser os melhores motivos para levantar cedo e sair de casa ao domingo de manhã!

Nesta sessão de Explorastórias conhecemos o Filipe, um cato que gostava de abraços e um dia conheceu a Camila, uma amiga muito especial! Este é o ponto de partida para uma aventura à volta da biologia e da geologia onde os mini-exploradores vão partir à descoberta da ciência escondida na natureza e na amizade.
 
A ter lugar no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, no dia 21 de agosto.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O meu Postal de Férias!

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) lançou, este ano, mais uma edição do concurso: O meu postal de Férias. 

O concurso visa explorar as competências adquiridas em contextos não formais pelos alunos de cursos profissionalizantes durante as férias escolares.

Destinada a alunos de escolas públicas e privadas e de outras entidades formadoras que tenham frequentado, no último ano letivo (2015/2016), um curso profissionalizante (entendido como qualquer modalidade de dupla certificação que confira o 12.º ano de escolaridade, e ainda os cursos do ensino artístico especializado de música, de nível 3), esta iniciativa incentiva os jovens a desenvolverem o seu espírito crítico e a partilharem novas experiências vividas durante o verão, através da escrita e/ou imagem.

Os alunos terão de participar individualmente, até ao dia 30 de setembro, a uma das de duas categorias: A ou B.

Na categoria A, os concorrentes terão de construir um postal (através de uma imagem, desenho, fotografia, infografia ou outro elemento ilustrativo) e de redigir a mensagem a enviar à ANQEP, no seu verso.

Na categoria B, deverão apresentar um postal adquirido, sendo avaliados apenas pela mensagem de texto que enviarem, inscrita no verso desse postal.

Um Mundo de Histórias

O Museu da Marioneta convida pais e filhos a explorar as histórias e os segredos que cada marioneta esconde. 

Um mundo cheio de histórias por desvendar: preparados para as descobrir? 

Visitas em família no dia 13 de agosto, às 14h30, para crianças maiores de 4 anos.
Sujeito a marcação prévia.

Dia Internacional da Juventude - 12 de agosto

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, enquadrado nos eventos de Braga 2016 - Capital Ibero Americana da Juventude. 

Este ano, o palco principal das comemorações será a cidade de Braga, onde são aguardados jovens de todo o país, para celebrar este Dia Internacional, num evento promovido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e a Câmara Municipal de Braga.

Por todo o país irão decorrer, também, várias iniciativas com condições especiais para jovens entre os 12 e os 25 ou 30 anos.

Subordinado ao tema "O caminho para 2030: erradicar a pobreza e alcançar o consumo responsável”, este Dia Internacional visa, entre outros objetivos, promover estilos de vida saudáveis; proporcionar atividades, a jovens de todo o país, que nem sempre estão acessíveis à maioria da população; fomentar o intercâmbio e o encontro de jovens e entidades promotoras de um segmento de intervenção com enorme historial na área da Juventude e incentivar a prática desportiva.

Academia de Verão do GI-MOSM

O Grupo de Investigação em Modelação e Otimização de Sistemas Multifuncionais (GI-MOSM), constituído no âmbito da Área Departamental de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), promove a Academia de Verão, através da realização de um conjunto de três estágios orientados para atividades de iniciação à investigação, destinadas aos jovens do ensino secundário.

A data limite para formalização de candidaturas é o dia 8 de setembro de 2016.  

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Encontros Nacionais de Astronomia e Astrofísica

O XXVI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA) terá lugar na Universidade de Aveiro, nos dias 8 e 9 de setembro de 2016.

Esta edição da conferência é organizada pelo Departamento de Física da Universidade de Aveiro e pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA).

O objetivo deste encontro é apresentar um panorama das atividades de vanguarda, a nível internacional, em investigação e desenvolvimento tecnológico na área de astronomia e astrofísica. O ENAA proporciona também uma ocasião para debater ideias e políticas científicas, para fortalecer as interações entre os membros da comunidade portuguesa de astronomia e astrofísica e para integrar jovens investigadores nessa mesma comunidade, nomeadamente através da apresentação dos seus trabalhos.

Férias de Verão no Parque Botânico do Monteiro-Mor

No início de setembro, os mais novos poderão encontrar no Parque Botânico do Monteiro-Mor / Museu Nacional do Traje diferentes atividades lúdico-pedagógicas, ateliers com passeios, sessões de artes plásticas e caças ao tesouro.

As atividades destinam-se a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e terão lugar de 5 a 9 de setembro. 

As inscrições encontram-se a decorrer e sujeitas às condições estabelecidas. 

Prémio «Boas Práticas | Associativismo Juvenil»

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. promove, à semelhança do ano anterior, a realização do Prémio Boas Práticas I Associativismo Juvenil e lança o convite à participação associativa nesta iniciativa. 

Poderão candidatar-se as associações juvenis e respetivas federações inscritas efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).

Este concurso pretende selecionar, em cada região, uma associação que, pela sua atividade e caraterísticas, mais se tenha destacado em 2015, em diferentes campos como:

• impacto na(s) comunidade(s); 
• dimensão de internacionalização;
• caraterísticas de atuação;
• qualidade e inovação;
• consistência e capacidade de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens.

Será premiada uma associação por região e o período de candidaturas decorre até ao dia 15 de setembro.
 

Formação Acreditada eTwinning - Lamego (2016)

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceira com o Centro de Formação de Professores Lamego-Armamar-Resende-Tarouca, promove a 2.ª edição do curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.  

 
A sessão presencial  decorrerá no dia 17 de setembro de 2016 (sábado) no Auditório da Escola Básica de Lamego, sendo as sessões seguintes realizadas à distância, durante a semana de 19 a 22 de setembro. 


Esta formação, de caráter gratuito, terá a duração de 15 horas (0,6 ECTS) e destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer e iniciar projetos eTwinning.

 
A participação no curso requer inscrição prévia.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Agrupamento de Escolas de Nun'Álvares na final nacional da Apps For Good 2015/2016"


 




No âmbito do convite lançado pelo CID Portugal – Comitê para a Democratização da Informática, o Agrupamento de Escolas de Nun´Álvares aderiu ao projeto Apps for Good através da criação da aplicação 24h! S.O.S.  Esta aplicação permite a procura e o registo de empresas/particulares que realizam arranjos domésticos variados, contactar diretamente a pedir o serviço e classificá-lo posteriormente.
O grupo de trabalho foi constituído por 6 alunos do 3º ciclo, dois professores de informática e um elemento da equipa técnica do agrupamento. A génese da ideia partiu do facto de alguns alunos terem familiares em situação de desemprego com saberes e experiências, em idade ativa e com necessidades urgentes ao nível da sua subsistência. A possibilidade desses familiares poderem fazer uso das suas competências constituiu o mote para o conceito da aplicação, que tem como principal objetivo valorizar o know how da comunidade através de um serviço útil e sustentável.
No dia 27 de junho realizou-se o encontro regional do centro sul e a App 24h! S.O.S. ficou nas 10 melhores aplicações, e por isso é finalista da Competição Nacional do Apps for Good 2015/2016 que vai ter lugar no próximo mês de setembro.